Módulo do CYPECAD:

Núcleo básico

Este módulo é um Pré-requisito para todos os demais módulos, pois, é através deste módulo que se encontram os recursos para criação da obra, seleção de normas, aplicação das ações de carregamento, configuração de coeficientes e tabelas de armadura, etc.

Neste módulo estão as ferramentas para modelagem da estrutura, visualização 3D, verificações e cálculos, geração de relatórios e pranchas de detalhamento da estrutura.

OUÇA O PODCAST DO NÚCLEO BÁSICO

Entrada de dados

É através da entrada de dados que teremos as opções para seleção das normas de concreto, ações de vento, sismo, efeitos de segunda ordem (efeito P-Delta). Definição das hipóteses de carregamento, carregamentos pontuais, lineares e superficiais com geração automática das combinações das hipóteses de carregamento e possibilidade de criar novas hipóteses e combinações (compatíveis, incompatíveis, simultâneas). Geração automática do peso próprio de todos os elementos.

Permite configurar as tabelas de armadura e o tipo de aço CA-25, CA-50 e CA-60, coeficientes de engastamento, flambagem, classe de resistência do concreto, classe de agressividade, cobrimento, características do agregado.

Normas e Vento

O CYPECAD já vem com as normas brasileiras atuais como a ABNT NBR 6118:2014 para as estruturas de concreto armado, ABNT NBR 14762:2010 para as estruturas metálicas em perfis dobrados, NBR 8800 em perfis laminados e a NBR 7190 em perfis de madeira. Traz também as normas antigas para possíveis análises de estruturas já existentes. Outra possibilidade é trabalhar com normas de outros países como a norma americana adquiridas separadamente.

No CYPECAD também é disponibilizada a norma brasileira de vento NBR 6123 onde podemos habilitar as opções de efeitos de segunda ordem (efeito P-Delta). As normas de outros países podem ser adquiridas separadamente.

Ferramentas de visualização

No CYPECAD encontraremos diversas ferramentas de visualização da estrutura em 2D dos pilares, dos andares, da estrutura em 3D, controle de visualização das referências, cotas, cortes, cargas e resultados de armadura, diagramas de cortante, momento, tensões e deformação por hipóteses de carregamento ou envoltórias de máximo e mínimo, isovalores e animação da deformação da estrutura. Visualização do detalhamento da armadura em 2D e em 3D.

Carregamentos e combinações

O peso-próprio da estrutura é calculado automaticamente em função do pré-dimensionamento feito pelo usuário. Pode-se lançar as cargas acidentais (tf / m²) que atua em todo o pavimento, além de cargas permanentes devido a revestimentos, impermeabilização e enchimentos.

Permite ao engenheiro indicar as cargas em pontos específicos do projeto como cargas de paredes sobre vigas ou lajes através da carga linear (tf / m), cargas pontuais lançadas através de coordenadas ou clique no ponto desejado, cargas superficiais como carregamentos em regiões da laje. Esse carregamento atua apenas na região solicitada, somando-se as cargas permanentes e acidentais indicadas no início do projeto.

Lançamento da estrutura

O CYPECAD acompanha de diversas ferramentas para criação e cópia de pisos, geração de cortes na estrutura, cotas, desníveis, eixos de referência, importação de máscaras DXF/DWG com ferramentas de captura de pontos extremos, medianos, perpendiculares, interseção, ponto próximo, lançamento por coordenadas globais ou relativas, ferramentas de zoom, configuração de fundo de tela, unidades de trabalho M.K.S, sistema internacional ou unidades inglesas, comandos para desfazer e refazer e configurar as quantidades de ações (de 1 a 20) que poderão ser gravadas, desenhos de linhas, arco, circulo, retângulo, polilinhas, textos, comandos para apagar, mover, copiar, espelhar e girar.

Ferramentas de análise de resultados

Após o cálculo da estrutura, no CYPECAD são apresentadas diversas ferramentas de analise de resultados apresentando diagramas de cortante, momento, deformação, taxa de armadura, tensões, etc. Poderá também visualizar a tela de isovalores e a tela de deformada criando automaticamente a animação de deformação da estrutura.

Memorial de cálculo

Durante a modelagem e após o cálculo temos a geração automática de relatórios resultantes, gerando quantitativos de aço, forma, concreto, relatórios E.L.U e E.L.S. Possibilidade de configurações quanto a tamanho de folhas, configurações de penas, textos, cores de impressão, gerando os relatórios em arquivos PDF, DOCX, HTML, TXT ou RTF ou impressos.

Pranchas de detalhamento

Após o cálculo temos a geração automática das pranchas de detalhamento, desenhos de fôrmas, planta de locação de pilares, cargas na fundação, planta de armação em lajes, detalhamento da ferragem em vigas e pilares com quadros quantitativos de aço e tabelas resumo. Possibilidade de configurações quanto a tamanho de folhas, configurações de penas, textos, cores de impressão, possibilidade de geração dos desenhos em formato DWG, DXF. Possui também a Biblioteca de detalhes típicos que podem ser inseridos junto as pranchas de detalhamento.

Ferramentas de cálculo estrutural

Para cálculos da estrutura, o CYPECAD efetua verificações quanto ao lançamento da estrutura, realiza o cálculo por elementos finitos, em considerações de diafragma rígido, efetua a analise de elementos em barras e placas discretizadas em elementos triangulares.

Ferramentas de edição da armadura

Após o cálculo, com base nas tabelas de armadura pré-configuradas, são geradas as ferragens dos elementos estruturais que podem ser facilmente editadas pelas ferramentas do CYPECAD através das telas de edição.

Núcleo básico

PERGUNTAS FREQUENTES