Software para Estruturas Metálicas, Alumínio e Madeira
O CYPE 3D Metálicas é um software para projeto de Estruturas Metálicas, Alumínio e Madeira que engloba as etapas de cálculo estrutural e dimensionamento de elementos estruturais metálicos, estruturas de alumínio e estruturas de madeira.
Possui uma entrada de dados gráfico fácil, onde o usuário pode desenhar a estrutura com um prático comando de cotas. Basta informar as dimensões do projeto ou importar um desenho feito em qualquer software CAD (arquivos dwg ou dxf) e as linhas do desenho serão transformadas em barras, sem a necessidade de redesenhar toda a estrutura.
, o que resulta num custo-benefício bastante elevado.
a partir de 12 x de R$ 432,00 no cartão de crédito ou 10% de desconto à vista no boleto ou PIX
Ver opções de preçosVisão geral
O software CYPE 3D Metálicas contém uma ampla biblioteca de perfis com os principais fabricantes brasileiros cadastrados, além de permitir a edição e o cadastro de novos perfis dentro de séries existentes.
Através do cálculo automático dos coeficientes de flambagem, o software determina automaticamente, em função dos nós da estrutura, os valores mais apropriados, inclusive para estruturas complexas, permitindo ao engenheiro adotar o coeficiente que achar mais adequado.
Após o cálculo de estruturas metálicas, alumínio e madeira, o software CYPE 3D Metálicas gera um relatório com todas as barras que não satisfazem alguma verificação conforme a norma escolhida e indica qual perfil seria o correto para aquela situação.
Com o recurso de redimensionamento o software altera automaticamente todas as barras que não estão "passando", dimensionando assim uma estrutura com o menor peso possível.
O software CYPE 3D Metálicas para cálculo e dimensionamento de Estruturas metálicas, alumínio e madeira utiliza as seguintes Normas Técnicas: ABNT NBR 7190:1997 - Projeto de estruturas de madeira, ABNT NBR 14762:2010 - Estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio, ABNT NBR 8800:2008 - Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas, ABNT NBR 8681:2003 - Ações e segurança nas estruturas - Procedimento, ABNT NBR 6120:1980 - Cargas para o cálculo de estruturas de edificações, ABNT NBR 6123:1988 - Forças devidas ao vento em edificações, AISC ASD 89 - American Institute of Steel Construction, AISI 2007 - American Iron and Steel Institute.
LANÇAMENTO
Automatize o lançamento BIM das suas estruturas metálicas importando arquivos IFC BIM ou desenhos de CAD.
BIBLIOTECA
Acesse as diversas bibliotecas de perfis de fabricantes do Brasil já cadastrados e cadastre novos perfis e novas bibliotecas.
ESTRUTURAS MISTAS
Trabalhe com estruturas metálicas combinando perfis de aço e concreto aproveitando as vantagens de cada material, tanto em termos estruturais como construtivos.
E.L.U.
Verifique os resultados das barras através de relatórios E.L.U. que podem ser impressos e exportados para outros tipos de arquivos como PDF, TXT, HTML, DOCX, RTF.
O melhor para seus
O CYPE 3D Metálicas oferece aos engenheiros calculistas e projetistas um conjunto inteligente de ferramentas, bem como fluxos de trabalho aprimorados possibilitando trabalhar de modo muito mais eficaz e sendo muito fácil de utilizar, resultando em muito mais produtividade e qualidade em seus projetos de estruturas metálicas, alumínio e madeira.
Permite uma notável melhoria na apresentação de seus projetos de estruturas metálicas, alumínio e madeira ao seu cliente, que está cada vez mais exigente em termos de tecnologia e curtos prazos de entrega.
Oferecendo acima de tudo precisão, segurança e confiabilidade de seus projetos estruturais, seguindo as recomendações das normas NBR-8800, NBR-14762 e outras normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Faça seus projetos de estruturas metálicas, alumínio e madeira
Além do cálculo das estruturas metálicas, o software realiza também cálculos em estruturas de madeira, alumínio e elementos mistos em concreto e aço considerando ações de vento pela NBR 6123, verificações da resistência ao fogo pela EUROCODE. Consulte todos os módulos disponíveis no CYPE 3D Metálicas.
VÍDEOS E DEMONSTRAÇÕES
Este módulo é um Pré-requisito de todos os demais módulos, pois, é através deste módulo que se encontram os recursos para criação da obra, seleção de normas, aplicação das ações de carregamento, configuração de coeficientes e tabelas de armadura, etc. Neste módulo estão as ferramentas de modelagem das estruturas metálicas, estrutura de madeira e alumínio, visualização 3D, verificações e cálculos, geração de relatórios e pranchas de detalhamento da estrutura.
O módulo Placas de base calcula, verifica, dimensiona e detalha placas de base para as colunas, incluindo chumbadores e enrijecedores, para ampla gama de perfis, detalhando em planta, corte, elevação e em perspectiva isométrica.
O módulo Gerador de pórticos é opcional e é utilizado com o objetivo de facilitar a geração de estruturas de galpões e aplicação de cargas de vento através da NBR-6123. Permite criar rapidamente a geometria e carregamentos de galpões: sobrecarga, vento e neve para estruturas em forma de galpões e dimensionar as terças da cobertura e do fechamento lateral.
Módulo de verificação e dimensionamento de estruturas em madeira através da NBR-7190. Este módulo pode ser complementado com o módulo opcional de verificação de resistência ao fogo que é realizada através da EUROCODE.
Módulo de verificação ou dimensionamento de estruturas em alumínio através da EUROCODE 09. Os perfis devem ser cadastrados conforme a necessidade do engenheiro. Podem ser cadastrados diversos tipos e formas de seção de alumínio através do editor de perfis.
O módulo Ligações parafusadas II utiliza a NBR-8800:2008 com perfis duplo "T" laminados ou soldados, abrangendo: ligações engastadas ou articuladas de viga-coluna, com a largura das vigas menor que a largura do pilar em que não coincidam enrijecedores, ligações viga-viga, ligação viga-coluna e permite ligação entre barras inclinadas. Com ele somente é possível dimensionar e detalhar as ligações cujo tipo esteja contido na tipologia de ligações parafusadas "II".
CONFIRA NOSSOS
A MULTIPLUS oferece apresentações gratuitas de seus softwares através de seminários ao vivo on-line (Webinars) possibilitando a interação entre o participante e nossos engenheiros especialistas. Nestes webinars são elaborados ao vivo projetos didáticos completos, mostrando os avançados recursos e facilidade de utilização do software.
REQUISITOS DE SISTEMA
Confira a configuração mínima e recomendável de instalação e utilização:
O CYPE 3D Metálicas é um programa que possui plataforma própria em ambiente Windows, e os requisitos do CYPE 3D Metálicas serão baseadas em um mínimo e o recomendado.
Para melhor desempenho do programa, recomenda-se utilizar as configurações condizentes com o tamanho do projeto.
Requisitos mínimos do | Versão 2025|
---|---|
Sistemas Operacionais | Microsoft Windows® 2008 Server, 2012 Server, 7, 8.1, 10 e 11. Os programas são de 64 bits. Para instalá-los, é necessário um sistema operacional de 64 bits. O software CYPE 3D Metálicas é uma aplicação desenvolvida em WINDOWS portanto não funcionará em sistemas operacionais como MACINTOSH e LINUX. |
Processador | Intel Celeron, Intel® i3, i5, i7 ou i9 ou AMD-X2, AMD A8/A10 ou FX series, AMD Ryzen and Threadripper |
Memória RAM | Um mínimo de 8 gigabytes (GB) é recomendado para o Windows 7, 8.1, 10 ou 11. |
Placa de Vídeo | Placa de vídeo 100% compatível com OpenGL 3.3 ou superior com 2 GB de memória de vídeo, recomenda-se a placa de vídeo NVIDIA (GeForce) ou AMD com drivers atualizados de acordo com o modelo do processado. |
Resolução | Resolução mínima de 1366 x 768 pixels e cores de 16 bits. |
Espaço em Disco | Espaço livre de 23,6 GB, recomenda-se SSD |
Ativação da licença | Conexão permanente de internet (Licença eletrônica) por protocolo TCP/IP |
Requisitos recomendados do | Versão 2025|
---|---|
Sistemas Operacionais | Microsoft Windows® 2012 Server ou Windows® 10 e 11 64 bits. O software CYPE 3D Metálicas é uma aplicação desenvolvida em WINDOWS portanto não funcionará em sistemas operacionais como MACINTOSH e LINUX. |
Processador | Intel Core i7, Intel Core i5 ou AMD compatível |
Memória RAM | Para 64 bits: 16GB |
Placa de Vídeo | Placa de vídeo 100% compatível com OpenGL 3.3 ou superior com 2 GB de memória de vídeo ou NVIDIA GeForce GTX 1060 ou superior |
Resolução | 1600x1050 pixels |
Espaço em Disco | Espaço livre de 23,6 GB para instalação e mais 2 GB para utilização, recomenda-se SSD |
Ativação da licença | Conexão permanente de internet (Licença eletrônica) por protocolo TCP/IP com liberação da porta 30333 no FireWall |
IDIOMAS
Confira os idiomas disponíveis para instalação do CYPE 3D Metálicas:
O CYPE 3D Metálicas pode ser instalado em inglês, espanhol, francês, italiano, português (Portugal), catalão, polonês, russo, bulgaro, português (Brasil), espanhol argentino e mexicano.
SUPORTE E
A MULTIPLUS disponibiliza aos usuários de seus softwares, um login e senha de acesso ao Portal do Usuário. Nele você encontra um vasto conteúdo de aprendizado e utilização do CYPE 3D Metálicas. Dentre eles destacamos o Livro Virtual, apresentando textos e vídeos que mostram como aprender a utilizar o software em seus projetos estruturais de estruturas metálicas, madeira, alumínio e mistas de concreto e aço.
Apresenta também FAQs com as dúvidas mais frequentes, mostrando um roteiro passo a passo auxiliando o usuário a solucionar sua dúvida.
Oferecemos a melhor equipe de engenheiros especializados em prestar o serviço de suporte técnico solucionando dúvidas auxiliando na instalação e utilização do software, através do Portal exclusivo.
O usuário poderá enviar a sua dúvida técnica através do Portal. O serviço de suporte técnico será prestado de forma gratuita durante o período de 3 meses após a compra do software. Após este período, o usuário terá a opção de adquirir o serviço de suporte técnico por um mês ou por um tempo pré-determinado quando necessitar.
O horário de atendimento das dúvidas inseridas no Portal do Usuário é de segunda-feira à sexta-feira das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h exceto feriados.
Os cursos do CYPE 3D Metálicas estão disponíveis na plataforma Online PORTAL do USUÁRIO da MULTIPLUS, 24 horas, todos os dias, com acesso por tempo ilimitado, para que o usuário do CYPE 3D Metálicas possa aproveitar ao máximo o vasto conteúdo, na velocidade e disponibilidade de seus horários, podendo rever as aulas quantas vezes desejar e aprimorar suas habilidades com o software.
Poderá acessar o Livro virtual com 328 páginas e 33 vídeo-aulas (4:51) e mais 91 vídeos complementares (7:00), totalizando 11 horas de vídeo-aulas.
O PORTAL do USUÁRIO da MULTIPLUS só terá o acesso bloqueado se o usuário tiver alguma pendência financeira ou operacional com a MULTIPLUS.
POR QUE USAR O
Uma das principais vantagens do CYPE 3D Metálicas está na facilidade do lançamento da estrutura, com diversas ferramentas como o lançamento automático a partir da leitura de arquivos DWG/DXF já reconhece as linhas como barras e seus cruzamentos como nós aumentando a produtividade na modelagem da estrutura. Reduz consideravelmente as redundâncias de cálculo como o peso próprio da estrutura metálica, madeira ou alumínio que é calculado automaticamente pelo CYPE 3D Metálicas e relatórios de comprovações E.L.U. Estado Limite Último.
O CYPE 3D Metálicas possui diversos módulos complementares e independentes com o objetivo de desenvolver diferentes situações de projetos estruturas metálicas de edificações com módulos de Metálicas, Fundação, Concreto, Madeira, Alumínio e Módulos especiais.
Outra vantagem que encontramos são os diversos recursos exclusivos como o módulo de Verificação de resistência ao fogo dimensionando o revestimento de proteção dos elementos em aço que fazem parte da obra pela norma EUROCODE - amplamente utilizada em todo o mundo ou dos perfis de madeira.
Admite diferentes tipos de estruturas, tais como: coberturas metálicas apoiadas sobre colunas de concreto, estruturas de madeira, alumínio, elementos em placa.
Detecta e avisa os possíveis erros gerados por um lançamento irregular dos elementos estruturais, indicando quais os elementos que não foram corretamente identificados com material, perfil, característica de grau de liberdade no nó.
Ferramentas específicas em cada etapa dos seus
Conheça os principais recursos e módulos do CYPE 3D Metálicas.
O CYPE 3D Metálicas possui recursos e módulos exclusivos afim de desenvolver seus projetos de estruturas metálicas, madeira e alumínio. O software possui recursos e módulos que facilitam a criação dos seus projetos dentre eles podemos destacar:
LANÇAMENTO
DA ESTRUTURANo software CYPE 3D Metálicas encontram-se diversas ferramentas a fim de automatizar a modelagem de projetos de Estruturas Metálicas, Madeira e Alumínio como o lançamento de barras através de arquivos de CAD, o desenho com as lines são reconhecidos como barras e a locação é realizada confome posição x,y,z. No cruzamento das lines automaticamente é gerado o nó engastado que pode ser editado para articulado.
As layers das linhas são reconhecidas no software CYPE 3D Metálicas facilitando a visualização da estrutura completa ou parcial através dos controles visuais por layers.
ESTRUTURAS MISTAS DE
No software CYPE 3D Metálicas possui diversos módulos de modelagem de estruturas metálicas mistas em concreto e aço combinando perfis de aço e concreto aproveitando as vantagens de cada material, tanto em termos estruturais como construtivos.
Com o módulo de Pilares mistos é possível efetuar sua verificação, onde o programa CYPE 3D Metálicas com as normas "EN 1994-1-1" e "ANSI/AISC 360-10".
Também é possível com o Módulo Pilares de concreto e Módulo Vigas de concreto realizar o dimensionamento pela ABNT NBR 6118:2023 e geração de desenhos de detalhamento da armadura.
BIBLIOTECA DE
O CYPE 3D Metálicas vêm acompanhado de diversas bibliotecas de perfis de fabricantes do Brasil já cadastrados além de permitir ao usuário o cadastro de novos perfis e novas bibliotecas.
Com perfis W laminados da Açominas, Arcelor Mittal, Usilight, Barras da Gerdau, cantoneiras de abas iguais em chapa dobrada e muitos outros. Além dos perfis que já vem cadastrado no software, poderá cadastrar sua própria biblioteca de perfis com seções em I, H, U, L, T, barra de seção maciça circular, quadrada, I com altura da alma variada, tubo quadrado, retangular ou circular, seções dobradas em Z, Omega, calha e várias outras formas.
Além das bibliotecas de perfis em aço, são também encontradas bibliotecas de perfis em madeira com as seções circulares, quadradas ou retangulares em madeira já cadastradas.
Nas estruturas de alumínio podem ser encontrados já cadastradas seções extrudadas em duplo T, C, I, L, tubos de seção quadrada ou retangular, circulares além de permitir a criação de novas seções especiais.
ESTRUTURAS DE
Além das Estruturas Metálicas, no CYPE 3D Metálicas com o módulo de Pilares de concreto é possível a introdução das barras de seção retangular ou circular de concreto e para que estas sejam calculadas e dimensionadas de acordo com a ABNT NBR 6118:2023 é necessário que estas barras sejam especificadas como pilar possibilitado por este módulo opcional Pilares de concreto. Todo o processo de introdução e definição de dados (nós, barras, cargas, coeficientes de flambagem, flambagem lateral, limites de flecha) obedece ao procedimento normal de utilização do programa.
Com o módulo de Vigas de concreto é possível a introdução das barras de seção retangular, ou "T" ou "L" em concreto e para que estas sejam calculadas e dimensionadas de acordo com a ABNT NBR 6118:2023 é necessário que estas barras sejam especificadas como vigas possibilitado por este módulo opcional Vigas de concreto. Todo o processo de introdução e definição de dados (nós, barras, cargas, coeficientes de flambagem, flambagem lateral, limites de flecha) obedece ao procedimento normal de utilização do programa.
Com o módulo Pilares mistos é possível efetuar a verificação de pilares mistos de concreto e aço, onde o CYPE 3D Metálicas verifica os pilares mistos de concreto e aço com as normas "EN 1994-1-1" e "ANSI/AISC 360-10". Através do editor de pilares avançado é possível a edição das armaduras, a consulta dos diagramas de esforços e analise das verificações segundo os E.L.U e E.L.S, tal como acontece no CYPECAD. Os elementos desenhados são constituídos pelas plantas estruturais e desenhos de detalhamento de pilares mistos.
DIVERSOS TIPOS
No software CYPE 3D Metálicas após o cálculo das cargas nos nós de apoio das estruturas metálicas, vamos encontrar 4 módulos para solução da fundação que podem ser em placas de base, sapatas isoladas ou associadas, blocos sobre estacas, vigas de equilíbrio e travamento.
Outro módulo que dá flexibilidade nas soluções em fundação é o Cálculo avançado de fundações superficiais que permite dimensionar fundações com sapatas ou blocos sobre estacas com encontros especiais (cruzamentos entre vigas de travamento e de equilíbrio), estabelecer limites poligonais para sapatas e introduzir cargas lineares, pontuais e superficiais sobre sapatas, blocos sobre estacas, vigas de travamento e vigas de equilíbrio.
No CYPE 3D Metálicas são gerado os relatórios com as verificações e quantitativos que podem ser impressos ou exportados em arquivos PDF, DOCX, HTML, TXT ou RTF ou impressos e os detalhamentos são gerados de modo automático em pranchas de detalhamento, desenhos de fôrmas, planta de locação da fundação com cargas, armação, detalhamento da ferragem nas vigas de travamento e equilíbrio com quadros quantitativos de aço e tabelas resumo. Possibilidade de configurações quanto a tamanho de folhas, configurações de penas, textos, cores de impressão, possibilidade de geração dos desenhos em formato DWG, DXF. Possui também a Biblioteca de detalhes típicos que podem ser inseridos junto as pranchas de detalhamento.
BRASILEIRAS IMPLEMENTADAS
No software CYPE 3D Metálicas são encontradas as diversas normas brasileiras implementadas, da mais atual à antiga, ou seja, no software podemos projetar estruturas metálicas, madeira e aluminio novas ou avaliar estruturas antigas utilizando as normas da época. Trabalha também com normas internacionais para o cálculo de certos elementos estruturais. Nas licenças do CYPE 3D Metálicas Brasil estarão disponíveis as normas:
- Estruturas de aço laminado ou soldado: NBR 8800:2008 - NBR 8800:1986
- Estruturas de aço dobrado: NBR 14762:2010 - NBR 14762:2001 - AISI (Brasil)
- Estruturas mistas de concreto e aço: EUROCÓDIGO 4
- Estruturas de concreto: NBR 6118:2023 - NBR 6118:2014 - NBR 6118:2007 - NBR 6118:2003 - NB-1
- Estruturas de madeira: NBR 7190
- Estruturas de alumínio: Eurocódigo 9
- Ações devido ao vento: NBR 6123
- Ações devido ao sismo: NBR 6118:2023 - NBR 6118:2014 - NBR 15421:2006
- Combinações de ações na estrutura de concreto: NBR 6118:2003 - NB-1 - NBR-8681/84
- Combinações de ações na estrutura de aço laminado e soldado: NBR 8008:2008 - NBR 8008:1986
- Combinações de ações na estrutura de aço dobrado: NBR 14762:2001 - AISI(Brasil)
- Combinações de ações na estrutura de madeira: NBR 7190
- Verificação de resistência ao fogo: Eurocódigo 3
NORMAS
IMPLEMENTADASNo CYPE 3D Metálicas é possível realizar os cálculos e análises das estruturas metálicas, madeira e alumínio utilizando as normas internacionais que são comercializadas como módulos à parte. As normas internacionais disponíveis no CYPE 3D Metálicas são:
Estruturas de aço laminado ou soldado: DIN 18800:2008-11 (Alemanha), Eurocódigo 3 (Bulgaria), CAN/CSA S16-01 (Canadá), NCh427 (Chile), EAE - CTE DB SE-A e EA-95 (MV103) (Espanha), Eurocódigo 3 (EU Internacional), Eurocódigo 3 (França), IS 800: 2007 (Índia), NTC 14/01/2008 e Eurocódigo 3 (Italia), NTCRC Estruct.Metal.(México D.F.), REAE e Eurocódigo 3 (Portugal), SANS 10162-1:2011 (África do Sul), AISC ASD 89 - AISC LRFD 86 - ANSI/AISC 360-10 (LRFD) e ANSI/AISC 360-05 (LRFD) (Estados Unidos).
Estruturas de aço dobrado: DIN 18800:2008-11 (Alemanha), Eurocódigo 3 (Bulgaria), CAN/CSA S136-07 (Canadá), NCh427 (Chile), EAE - CTE DB SE-A e EA-95 (MV110) (Espanha), Eurocódigo 3 (EU Internacional), Eurocódigo 3 (França), NTC 14/01/2008 e Eurocódigo 3 (Italia), AISI/NASPEC-2007 (LRFD) (México), Eurocódigo 3 (Portugal) e MV110 (Portugal), SANS 10162-2:2011 (África do Sul), AISI/NASPEC-2007 (LRFD) (USA) e AISI/NASPEC-1977 (Estados Unidos).
Estruturas de Concreto: CIRSOC 201-2005 e CIRSOC 201-1982 (Argentina), Eurocódigo 2 (Bélgica), NB 1225001 e CBH 87 (Bolivia), Eurocódigo 2 (Bulgaria), NCh430.Of2008 e ACI 318-99 (Chile), NSR-10 (Colombia), EHE-08 EHE-98 EH-91 e AN/UNE-EN 1992-1-1 (2015) Eurocódigo 2 (Espanha), Eurocódigo 2 (EU Internacional), BAEL-91 (R-99) e Eurocódigo 2 (França), IS 456: 2000 (Índia), NTC 14/01/2008 (Itália), EUROCODE 2 MS EN 1992-1-1:2010 (Malasia), NTC: 2017 NTCRC:2004 NTCRC (México D.F.), NTE E.060: 2009 (Perú), REBAP e Eurocódigo 2 (Portugal), Eurocódigo 2 (Romênia), SP 63.13330.2012 (Rússia), EUROCODE 2 SS EN 1992-1-1:2008 (Singapura), SABS 0100 (África do Sul), ACI 318-14 ACI 318M-11 ACI 318M-08 ACI 318M-99 (Estados Unidos).
Estruturas de madeira: CIRSOC 601 (Argentina), Eurocódigo 5 (Bélgica), CTE DB SE-M (Espanha), Eurocode 5 (EU Internacional), Eurocódigo 5 (França), ANSI/AWC NDS - 2015 (ASD) (Estados Unidos).
Estruturas de alumínio: Eurocódigo 9 (EU Internacional).
Ações devidas ao vento: DIN 1055-4:2005-03 (Alemanha), R.N.V.99 D.T.R. C 2-4.7 (Argélia), CIRSOC 102-2005 e CIRSOC 102-1984 (Argentina), Eurocódigo 1 (Bélgica), NB 1225003-1 (Bolívia), Ordenanza nº 3, 21 de julio de 2004. Sección VI: Cargas de viento (Bulgária), NBC 05 (Canadá), NCh432-2010 e NCh432.Of71 (Chile), RSAEEP (Macao) (China), CYS EN 1991-1-4:2005 (Eurocódigo 1 - Chipre), NSR-10 (Colômbia), RC80 (Costa Rica), NC 285:2003 (Cuba), NEC - 11 (Equador), CTE DB SE-AE - AN/UNE-EN 1991-1-4 (2018) (Eurocode 1-4 - Espanha) e NTE (Espanha), Eurocodigo 1 (EU Internacional), NV 65:2009 e Eurocódigo 1 (França), NSE2 (Guatemala), CHOC-04 (Honduras), IS: 875 (Part 3) - 2015 e IS:875: (Part 3) - 1987 (Reaffirmed 1997) (Índia), Norma genérica (curvas altura/presión) (Internacional); NTC 14/01/2008 (Itália), Cahier des Prescriptions Communes Aplicables au Calcul des Surcharges dues au Vent (Marrocos), CFE - 2008 (México), NTC: 2017 e NTC (México D.F.), RNC-07 (Nicarágua); REP-2014 e REP-04 (Panamá), NBR (Paraguai), Norma Técnica E.020 (Perú), RSA e Eurocodigo 1 (Portugal), BS 6399-2:1997 e Eurocode 1 (Reino Unido), Boletín nº 9/80 (República Dominicana), СНиП 2.01.07-85* (Rússia), Eurocódigo 1 (Singapura), SANS 10160-3:2011 (África do Sul), UNIT 50-84 (Uruguai), ASCE/SEI 7-10 e ASCE/SEI 7-05 (Estados Unidos), COVENIN 2003-89 (Venezuela).
Ações devidas ao sismo: DIN 4149:2005-04 (Alemanha), RPA 99 / v 2003 (Argélia), CIRSOC 103-2013 - CIRSOC 103-2008 - CIRSOC 103-2005 e CIRSOC 103-1991 (Argentina), Eurocódigo 8 (Bélgica), GBDS-2018 e NBDS-2006 (Bolívia), Decreto Nº2, 23.07.2007 (Bulgária), NBC 05 (Canadá), NCh433.Of1996 Mod.2009 (Dºnº61. de 2011) e NCh-433.Of96 (Chile), CYS EN 1998-1:2004 (Eurocódigo 8 - Chipre), NSR-10 (Decreto 945 de 5 de junio de 2017) - NSR-10 - Microzonificación de Bogotá (NSR-10) - Microzonificación de Cali - 2014 (NSR-10) - Microzonificación de Cali - 2005 (NSR-10) - Microzonificación de Pereira (NSR-10) e NSR-98 (Colômbia), CSCR 2010 e CSCR-2002 (Costa Rica), NC 46:2017 e NC 46:1999 (Cuba), NEC-SE-DS 2014 - NEC-11 e CPE INEN 5:2001 (Equador), NTDS. Norma Técnica para Diseño por Sismo (El Salvador), NCSE-02 - NCSE-94 e AN/UNE-EN 1998-1 (2011) (Eurocódigo 8) (Espanha), Eurocodigo 8 (EU Internacional), PS 92 (version révisée 2010) - PS 92 - Eurocode 8 (França), NSE-18 e NSE-10 (Guatemala), CHOC-08 e CHOC-04 (Honduras), IS 1893 (Part 1): 2016 - IS 13920:2016 - IS 1893 (Part 1): 2002 (Section 7.5) e IS 13920:1993 (Índia), Coeficientes por planta (estático) e Análisis modal espectral (dinámico) (Internacional); NTC 14/01/2008 (Itália), EUROCODE 8 MS EN 1998-1 (2015) (Malásia), RPS 2011 e RPS 2000(Marrocos), CFE 2015 - CFE 2008 - CFE93 - NTC-97 (Guadalajara, México) e CRP 2003 (Puebla, México) (México), NTC: 2017 - NTC - 2004 e NTC – 95 (México D.F.), RNC-07 (Nicarágua); REP-2014 e REP-04 (Panamá), Norma Técnica E.030 2014 (decreto nº003-2016) e Norma Técnica E.030 (2003) (Perú), Eurocódigo 8 (Portugal) e RSA - Modal espectral (Portugal), 2011 PRBC (Porto Rico), R-001 2011 e M-001 1979 (República Dominicana), P100-1/2013 e P100-1/2006 (Romênia), СНиП II-7-81* (Rússia), EUROCODE 8 SS EN 1998-1 (2013) (Singapura), SANS 10160-4:2011 (África do Sul), ASCE 7-10 - 2009 IBC - ASCE 7-05 e 1997 UBC (Estados Unidos), COVENIN 1756-1:2001 (Venezuela).
Ações devidas a neve: DIN 1055-4 (Alemanha), Eurocódigo 1 (Bélgica), Ordenanza Nº3, 21 de julio de 2004. Sección V: Cargas de nieve (Bulgária), NBC 05 (Canadá), CTE DB SE AE e NTE (Espanha), Eurocódigo 1 (EU Internacional), Eurocódigo 1 (França) e NV 65:2009 (França), IS:875: (Part4) – 1987 (Reaffirmed 1997) (Índia), Norma Genérica (Internacional); NTC 14/01/2008 (Itália), Eurocódigo 1 (Portugal) e RSA (Portugal), ASCE 7-05 (Estados Unidos).
Combinações de ações nas estruturas: DIN 1055-100 (Alemanha), BAEL-91 (R-99) (acciones no sísmicas) e RPA 99 (acciones sísmicas) (Argélia), CIRSOC 201-2005 - CIRSOC 105 (acciones no sísmicas) e CIRSOC 103 (acciones sísmicas) (Argentina), Eurocódigo 0 (Bélgica), Eurocódigo 0 (Bulgária), CAN/CSA S16-01 e CAN/CSA S136-07 (Canadá), ACI 318-99 (Chile) e ASD (Chile), CTE DB SE e EHE-98 - EH-91 - EA-95 (MV103) e EA-95 (MV110) (Espanha), Eurocódigo 0 (EU Internacional), BAEL-91 (R-99) - Eurocódigo 0 (França), IS 875 (Part 5): 1987 (Índia), Eurocode 0 (Itália), BAEL-91 (R-99) (acciones no sísmicas) e RPS 2000 (acciones sísmicas) (Marrocos), AISI/NASPEC-2007 (LRFD) (México), NTCRC Estruct.Metal. e Reglamento DF (México D.F.), NTE E.060:2009 e NTE E.060: 1989 (Perú), Eurocodigo 0 e RSA (Portugal), Eurocode 0 (Romênia), ASCE/SEI 7-10 - ASCE/SEI 7-05 - ASD - AISC LRFD 86 (Estados Unidos), ACI 318M-11 - ACI 318M-08 - ACI 318M-99 e ASD (Estados Unidos Internacional).
Verificação da resistência ao fogo: CTE DB SI 6 (Espanha), Eurocódigo 2 (concreto) - Eurocodigo 3 (aço) e Eurocode 5 (madeira) (EU Internacional), ACI 216-1-07 (Estados Unidos Internacional).