Open BIM Quantities Software para geração de quantitativos e orçamentos a partir de modelos BIM em formato IFC.

O software Open BIM Quantities é uma ferramenta concebida para o levantamento de quantitativos e geração do orçamento a partir de modelos BIM definidos através do standard IFC. Esta aplicação está integrada no fluxo de trabalho Open BIM através da plataforma BIMserver.center.
A licença do software Open BIM Quantities é permanente, não sendo aluguel, o que resulta num custo-benefício bastante elevado.

OUÇA O PODCAST DO Open BIM Quantities

Visão geral

O software Open BIM Quantities é capaz de ler as propriedades e quantidades contidas em cada uma das entidades IFC que compõem o modelo digital do edifício.

Através desta informação o utilizador pode estabelecer o critério de levantamento dos quantitativos que considere oportuno, com o objetivo de transformar os dados contidos nos elementos do modelo em unidades de obra reais para o orçamento. Esse critério consiste numa série de regras inteligentes que permitem o filtro de elementos com base nas suas propriedades, assim como indicar quais as quantidades utilizadas no levantamento dos quantitativos das unidades de obra que geram.

Na aba de Orçamento do Open BIM Quantities, as unidades de obra previamente extraídas do modelo BIM podem ser interligadas a recursos de um banco de preços, incluindo o SINAPI. É possível importar qualquer bases de dados completas como recursos individuais procedentes de bancos de preços que tenham sido desenvolvidos segundo o standard FIEBDC-3 (.bc3), como o Gerador de preços da construção da CYPE.

Além disso, o utilizador pode editar o resultado final do orçamento, acrescentar informação adicional e gerar a documentação necessária para a justificação.

O programa permite exportar a levantamento dos quantitativos e o orçamento gerados para o formato FIEBDC-3 (.bc3). Deste modo, pode ser tratada por programas de orçamentos como Arquimedes.

O Open BIM Quantities também permite extrair a documentação de levantamento dos quantitativos e o orçamento (sem necessidade de utilizar um programa de medições e orçamentos) através de diversas listagens que podem ser exportadas para os formatos HTML, DOCX, PDF, RTF e TXT (Medições, Justificação de preços, Orçamento, levantamento dos quantitativos e orçamento, Resumo do orçamento).

ELEMENTOS POR CLASSES IFC


Reconheça automático elementos por classes IFC

IDENTIFICAÇÃO DO IFC NO MODELO


Facilite a identificação do elemento no modelo BIM/IFC

REGRAS PARA QUANTITATIVOS AUTOMÁTICOS POR IFC


Crie as regras de levantamentos quantititativos em BIM/IFC

GERAÇÃO AUTOMATICA DE ORÇAMENTO DE MODELOS BIM


Aumente sua produtividade crie orçamentos automáticos de modelos BIM/IFC

O melhor no seus Orçamentos de Modelos BIM IFC

O Open BIM Quantities oferece aos engenheiros arquitetos e orçamentistas um conjunto inteligente de ferramentas, bem como fluxos de trabalho aprimorados possibilitando trabalhar de modo muito mais eficaz e sendo muito fácil de utilizar, resultando em muito mais produtividade e qualidade em seus orçamentos de obra de modelos com elementos BIM IFC.

Permite uma notável melhoria na apresentação de seus orçamentos de modelos BIM IFC.

Oferecendo acima de tudo precisão, segurança e confiabilidade de seus orçamentos de modelos BIM IFC possibilitando a personalização de regras para levantamentos automáticos do modelo IFC para geração automática do orçamento.

Faça seus orçamentos de obra de modelos BIM IFC mais rápido e de modo mais preciso com conjuntos de ferramentas especializados

O Open BIM Quantities permite a criação de regras para levantamentos quantitativos automáticos correlacionado à serviços de tabelas de composições como da SINAPI aos elementos IFC, definindo se deverá considerar a unidade, perímetro, a área ou volume do elemento. É um software que está interligado ao BIMServer.Center que permite importar a arquitetura, estruturas, instalações em IFC compartilhados na plataforma online com segurança e precisão.

VÍDEOS E DEMONSTRAÇÕES

APRESENTAÇÃO GERAL

O Open BIM Quantities é um software para criação de orçamentos de obras realizando o levantamento quantitativo automático de elementos IFC através da aplicação de regras customizadas pelo próprio usuários que podem ser armazenadas para a utilização em outros modelos IFC.

REQUISITOS DE SISTEMA

Confira a configuração mínima e recomendável de instalação e utilização:

O Open BIM Quantities é um programa que possui plataforma própria em ambiente Windows, e os requisitos do Open BIM Quantities serão baseadas em um mínimo e o recomendado.

Requisitos mínimos do Open BIM Quantities Versão 2023
Sistemas Operacionais Microsoft Windows® 11, 10, 8.1, 8, 7, Windows® Server 2016, 2012, 2008. O software Open BIM Quantities é uma aplicação desenvolvida em WINDOWS portanto não funcionará em sistemas operacionais como MACINTOSH e LINUX.
Processador Intel® i3, i5, i7 ou i9 ou AMD-X2, A8/A10
Memória RAM Para 32 bits: 4GB e para 64 bits: 8GB
Placa de Vídeo Placa de vídeo 100% compatível com OpenGL 3.3 ou superior com 2 GB de memória de vídeo, recomenda-se a placa de vídeo NVIDIA (GeForce) com drivers atualizados de acordo com o modelo do processado.
Resolução 1366x768 pixels e cor 16 bits
Espaço em disco Espaço livre de 17,5 GB, recomenda-se SSD
Ativação da licença Conexão permanente de internet (Licença eletrônica) por protocolo TCP/IP

Requisitos recomendados do Open BIM Quantities Versão 2023
Sistemas Operacionais Microsoft Windows® 11, 10, Windows® Server 2016
Processador Intel Core i7, Intel Core i5 ou AMD compatível
Memória RAM Para 32 bits: 8GB e para 64 bits: 16GB
Placa de Vídeo Placa de vídeo 100% compatível com OpenGL 3.3 ou superior com 2 GB de memória de vídeo ou NVIDIA GeForce GTX 1060 ou superior
Resolução 1600x1050 pixels
Espaço em Disco Espaço livre de 23,6 GB para instalação e mais 2 GB para utilização, recomenda-se SSD
Ativação da licença Conexão permanente de internet (Licença eletrônica) por protocolo TCP/IP

IDIOMAS

Confira os idiomas disponíveis para instalação do Open BIM Quantities:

O Open BIM Quantities pode ser instalado em Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Português, Catalão e Polonês.

SUPORTE E APRENDIZADO

Portal do usuário

A MULTIPLUS disponibiliza aos usuários de seus softwares, um login e senha de acesso ao Portal do Usuário. Nele você encontra um vasto conteúdo de aprendizado e utilização do Open BIM Quantities.

Apresenta também FAQs com as dúvidas mais frequentes, mostrando um roteiro passo a passo auxiliando o usuário a solucionar sua dúvida.

Suporte

Oferecemos a melhor equipe de engenheiros especializados em prestar o serviço de suporte técnico solucionando dúvidas auxiliando na instalação e utilização do software, através do Portal exclusivo.

O usuário poderá enviar a sua dúvida técnica através do Portal. O serviço de suporte técnico será prestado de forma gratuita durante o período de 3 meses após a compra do software. Após este período, o usuário terá a opção de adquirir o serviço de suporte técnico por um mês ou por um tempo pré-determinado quando necessitar.

O horário de atendimento das dúvidas inseridas no Portal do Usuário é de segunda-feira à sexta-feira das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h exceto feriados.

O PORTAL do USUÁRIO da MULTIPLUS só terá o acesso bloqueado se o usuário tiver alguma pendência financeira ou operacional com a MULTIPLUS.

POR QUE USAR O OPEN BIM QUANTITIES

O Open BIM Quantities é muito fácil de utilizar, por ser um software que está integrado ao fluxo de trabalho Open BIM permite importar os modelos BIM IFC reconhecendo as informações quantitativas de perímetros, áreas e volumes existentes nos elementos BIM IFC que são facilmente associados aos quantitativos de serviços compostos em um orçamento de obra.

Os diversos elementos IFC são carregados com as informações possibilitando ao usuário visualizar tais elementos na janela 3D instantâneamente.

Outra vantagem que encontramos são as ferramentas de importação de arquivos .BC3 possibilitando a utilização de diversas tabelas de composição de serviços de obra e orçamentos de diversos softwares como o ARQUIMEDES.

Ferramentas específicas em cada etapa dos seus ORÇAMENTOS DE MODELOS BIM IFC

Conheça os principais recursos do Open BIM Quantities.

O Open BIM Quantities possui recursos exclusivos para desenvolver seus orçamentos de modelos BIM IFC. O software possui recursos que facilitam a criação das regras de levantamentos quantitativos automáticos dos diversos elementos por classes de IFC dentre eles podemos destacar:

ELEMENTOS POR CLASSES IFC

No software Open BIM Quantities encontram-se diversas ferramentas a fim de automatizar os levantamentos quantitativos de elementos IFC com a importação de modelos BIM compartilhados no BIMServer.Center.

Nesta importação todas a informações de elementos IFC são reconhecidos e organizados numa estrutura de árvore facilitando a identificação e visualização no 3D.

IDENTIFICAÇÃO DO IFC NO MODELO

O Open BIM Quantities facilita a identificação dos elementos BIM IFC através de um ambiente de trabalho contendo a estrutura em árvore dos diversos elementos IFC importados juntamente com a modelagem visualizada ao lado em 3D.

Ao selecionar o elemento IFC na estrutura de árvore, os elementos são destacados no 3D. O elemento selecionado na janela 3D é destacado na estrutura árvore de elementos IFC.

REGRAS PARA QUANTITATIVOS AUTOMÁTICOS POR IFC

No software Open BIM Quantities podemos criar as regras de levantamentos quantititativos de cada elemento em classes IFC.

Para cada elemento IFC podem ser criadas as regras para a extração do quantitativo para cada tipo de serviço, isto é, pode-ser associado ao serviço a leitura do perímetro, área, volume ou quantidade e este mesmo elemento ser associado a outros serviços.

GERAÇÃO AUTOMATICA DE ORÇAMENTO DE MODELOS BIM

O programa aplica as regras de levantamento quantitativo automaticamente ao modelo BIM importado gerando os orçamentos da obra.

Permite gerar diversos relatórios do orçamento que podem ser impressos ou exportados em arquivos TXT, RTF, PDF, DOCX e HTML.