PRO-Saneamento  Software para Projeto de Saneamento

O PRO-Saneamento é um software para Projetos de saneamento que possui ferramentas facilitadoras de cálculo, verificação e dimensionamento de redes de saneamento, abastecimento de águas e drenagens pluviais. Proporciona diversas facilidades para desenho das redes sobre um dwg topográfico com as curvas de níveis. Terá as facilidades para inserir os poços e desenhar os tubos que reconhece automaticamente as inclinações devido as diferenças de cotas interpoladas ao lançar os poços. Durante a modelagem pode-se verificar as condições máximas e mínimas tais como comprimento da tubulação, inclinação, distância entre poços e muito mais.
A licença do software PRO-Saneamento é permanente, não sendo aluguel, o que resulta num custo-benefício bastante elevado.

OUÇA O PODCAST DO PRO-SANEAMENTO

a partir de 12x de R$ 562,00 no cartão de crédito ou 10% de desconto à vista no boleto

Visão geral

O PRO-Saneamento é um software que trabalha como um aplicativo do AutoCAD® e já realiza o reconhecimento das curvas de nível do projeto de topografia através de um arquivo em dwg. Ao inserir os pontos, pode-se selecionar as polilinhas ou pontos com informações Z para interpolação da cota Z do ponto. Pode-se indicar as ruas e trechos de ruas para serem apresentadas nas planilhas de cálculo geradas em excel.

Nos cálculos hidráulicos das redes de saneamento ou drenagem pluvial, é possível considerar a estação elevatória devido a diferença de cotas e fluxo inverso no trecho do tubo. Pode-se gerar os quantitativos de volumes de escavação, aterro, metragens de escoramento e pavimentação, Ordens de serviço e automaticamente gerar os perfis das ruas ou trechos com a linha do terreno, tubulação e poços.

Com o módulo opcional de Exportação BIM/IFC você poderá exportar seus projetos de saneamento, drenagem e abastecimento para softwares BIM, fazendo parte da interoperabilidade e do fluxo de trabalho BIM da obra, através do formato IFC - Industry Foundation Classes. A licença de uso do software PRO-Saneamento é permanente, não sendo através de aluguel, o que resulta num custo-benefício bastante elevado.

Adequado as normas brasileiras de redes de saneamento pela NBR 9649 e redes de abastecimeto pela NBR 12218. Nas redes de drenagem é utilizado o método racional, com a intensidade pluviométrica por tabelas ou fórmulas.

O alto nível de automatização resulta de recursos avançados como: interpolação automática de cotas por curvas de níveis ao lançar os poços e lançamento automático das tubulações reconhecendo a inclinação devido as cotas dos poços, gera legenda descritiva, listas de materiais e biblioteca de detalhes típicos.

O PRO-Saneamento trabalha no ambiente CAD e tem como pré-requisito ter instalado no computador do usuário, um dos softwares CAD tais como AutoCAD®, ZWCAD®PRO, GStarCAD®PRO e BRICSCad®PRO. Como é um software em CAD, ele irá aproveitar todos os desenhos arquitetônicos feito em DXF/DWG para elaborar os correspondentes projetos de instalações de redes de saneamento, drenagem e abastecimento de água.

REDES DE SANEAMENTO


Agilize os desenhos de poços com a interpolação automática por cotas e consequentemente a inclinação dos tubos.

REDES DE DRENAGEM PLUVIAL


Calcule automaticamente as intensidades pluviométricas reconhecendo as áreas de contribuição no desenho.

REDES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA


Dimensione as redes de abastecimento de água ramificadas, em anéis ou mistas obtendo automaticamente em tabelas excel com fórmulas as perdas de cargas, pressões e vazões disponíveis.

LISTA DE MATERIAL


Aumente sua produtividade realizando o levantamento de quantitativos precisos do seu projeto de saneamento, drenagem e abastecimento. O software PRO-Saneamento faz isso por você em poucos cliques.

O melhor no seus Projetos de Saneamento, Drenagem e Abastecimento de Água

O Pro-Saneamento oferece aos engenheiros hidraulicos e projetistas um conjunto inteligente de ferramentas, bem como fluxos de trabalho aprimorados possibilitando trabalhar de modo muito mais eficaz e sendo muito fácil de utilizar, resultando em muito mais produtividade e qualidade em seus projetos de redes de saneamento, drenagem e abastecimento de água.

Permite uma notável melhoria na apresentação de seus projetos de redes ao seu cliente, que está cada vez mais exigente em termos de tecnologia e curtos prazos de entrega.

Oferecendo acima de tudo precisão, segurança e confiabilidade de seus projetos de saneamento e abastecimento, seguindo as recomendações da norma NBR-9649, NBR-12218 e outras normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Faça seus projetos de saneamento, drenagem e abastecimento de água mais rápido e de modo mais preciso com conjuntos de ferramentas especializados

Além do detalhamento e dimensionamento das redes de saneamento, drenagem pluvial e abastecimento de água, o software quantifica o volume de escavação e aterro, metragens de escoramento e pavimentação, gera o perfil do terreno com os dados de cota dos tubos e poços e relatórios em Excel com os cálculos e ordens de serviços por trecho ou ruas. Consulte todos os módulos do PRO-Saneamento.

INCLUA TAMBÉM O MÓDULO OPCIONAL DE EXPORTAÇÃO BIM/IFC

Exportação de projetos em IFC levando todas as informações para softwares BIM.
Com suporte a opção de exportação em formato IFC4, o usuário pode escolher em exportar para IFC2x3 ou IFC4

Saiba mais

VÍDEOS E DEMONSTRAÇÕES

APRESENTAÇÃO GERAL

O PRO-Saneamento é um software de cálculo, verificação e dimensionamento de redes de saneamento, abastecimento de águas e drenagens pluviais. Trabalha como um aplicativo do AutoCAD® e já realiza o reconhecimento das curvas de nível do projeto de topografia através de um arquivo em dwg. Ao inserir os pontos, pode-se selecionar as polilinhas ou pontos com informações Z para interpolação da cota Z do ponto. Pode-se indicar as ruas e trechos de ruas para serem apresentadas nas planilhas de cálculo geradas em excel.

RECURSOS

O PRO-Saneamento é um software aplicação em CAD, com várias ferramentas para modelagem das redes de saneamento, drenagem pluvial e abastecimento de água. Realiza os cálculos, verificações e dimensionamento de redes de saneamento, abastecimento de águas e drenagens pluviais apresentando os resultados em planilhas excel preenchidas automaticamente pela leitura do desenho da rede em CAD.

EXPORTAÇÃO BIM

Este módulo permite que as redes de saneamento, drenagem e abastecimento de água elaboradas com o PRO-Saneamento sejam exportadas para softwares BIM no formato IFC.

REQUISITOS DE SISTEMA

Confira a configuração mínima e recomendável de instalação e utilização:

O PRO-Saneamento é um programa que possui interface com softwares CAD (AutoCAD®, ZwCAD®, BricsCAD® ou GStarCAD®PRO), portanto, os requisitos do PRO-Saneamento serão baseados nos requisitos do software CAD que você irá utilizar.

Requisitos do PRO-Saneamento Versão 19
Sistemas Operacionais Microsoft Windows® 10, Microsoft Windows® 8.1, Microsoft Windows® 8, Microsoft Windows® 7, Microsoft Windows® Vista. O software PRO-Saneamento é uma aplicação desenvolvida em WINDOWS portanto não funcionará em sistemas operacionais como MACINTOSH e LINUX.
Softwares Possuir uma das versões do AutoCAD® Full (2004 ao 2022) ou do ZwCAD® (2019 ao 2021) ou do BricsCAD® (v18 ao v22) ou do GStarCAD®PRO (2018 ao 2022)
Espaço de armazenamento Espaço livre de 1 GB destinado a instalação do sistema
USB USB 2.0 ou superior com 5 Volts operacional a fim de conectar o hardlock da licença

CONFIRA OS PRÓXIMOS EVENTOS

Webinar

A MULTIPLUS oferece apresentações gratuitas de seus softwares através de seminários ao vivo on-line (Webinars) possibilitando a interação entre o participante e nossos engenheiros especialistas. Nestes webinars são elaborados ao vivo projetos didáticos completos, mostrando os avançados recursos e facilidade de utilização do software.


Assista uma demonstração ao vivo do software
PRO-Saneamento (GRÁTIS)

SUPORTE E APRENDIZADO

Portal do usuário

A MULTIPLUS disponibiliza aos usuários de seus softwares, um login e senha de acesso ao Portal do Usuário. Nele você encontra um vasto conteúdo de aprendizado e utilização do PRO-Saneamento. Dentre eles destacamos o Livro Virtual, apresentando textos e vídeos que mostram como aprender a utilizar o softwareem seus projetos de redes de saneamento, drenagem e abastecimento de água.

Apresenta também FAQs com as dúvidas mais frequentes, mostrando um roteiro passo auxiliando o usuário a solucionar sua dúvida.

Suporte

Oferecemos a melhor equipe de engenheiros especializados em prestar o serviço de suporte técnico solucionando dúvidas auxiliando na instalação e utilização do software, através do Portal exclusivo.

O usuário poderá enviar a sua dúvida técnica através do Portal. O serviço de suporte técnico será prestado de forma gratuita durante o período de 3 meses após a compra do software. Após este período, o usuário terá a opção de adiquirir o serviço de suporte técnico por um mês ou por um tempo pré-determinado quando necessitar.

O horário de atendimento das dúvidas inseridas no Portal do Usuário é de segunda-feira à sexta-feira das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h exceto feriados.

Cursos

O curso do PRO-Saneamento está disponível na plataforma Online PORTAL do USUÁRIO da MULTIPLUS, 24 horas, todos os dias, com acesso por tempo ilimitado, para que o usuário do PRO-Saneamento possa aproveitar ao máximo o vasto conteúdo, na velocidade e disponibilidade de seus horários, podendo rever as aulas quantas vezes desejar e aprimorar suas habilidades com o software.

O PORTAL do USUÁRIO da MULTIPLUS só terá o acesso bloqueado se o usuário tiver alguma pendência financeira ou operacional com a MULTIPLUS.

POR QUE USAR O PRO-SANEAMENTO

O PRO-Saneamento é muito fácil de utilizar, por ser um software que requer uma ferramenta CAD, todos os conceitos de uso dessa ferramenta são aplicados também no software PRO-Saneamento.

Os diversos assistentes proporcionam agilidade e rapidez na inserção dos poços com interpolação de cotas, lançando os tubos reconhecendo a inclinação automática com diversos materiais já cadastrados além de permitir a customização pelo próprio usuário acrescentado novos materiais cadastrando seus tubos, poços, caixas, terminais entre outros.

Outra vantagem que encontramos são as ferramentas para reconhecer polilinhas como curvas de níveis que serão utilizados na inserção de poços e geração automática do perfil do terreno.

O módulo opcional de exportação BIM/IFC é outro diferencial proporcionando benefícios em custos, tempo e reaprendizagem, todos os projetos de redes de saneamento, drenagem pluvial e abastecimento de água elaborados com o software podem simplesmente ser exportados aos novos softwares BIM em formato IFC com todas as informações do objeto proporcionando alta produtividade em projetos BIM.

Ferramentas específicas em cada etapa dos seus PROJETOS DE REDES DE SANEAMENTO, DRENAGEM PLUVIAL E ABASTECIMENTO DE ÁGUA.

Conheça os principais recursos do PRO-Saneamento.

O PRO-Saneamento possui recursos exclusivos para desenvolver seus projetos de redes de saneamento, drenagem pluvial e abastecimento de água. O software possui recursos que facilitam a criação dos seus projetos dentre eles podemos destacar:

REDES DE SANEAMENTO

As redes de saneamento podem ser pré-dimensionadas, após desenhar os poços e interligá-los por tubos. Nos poços podem ser aplicadas as contribuições pontuais ou no momento do cálculo aplicar contribuições lineares.

O sentido de fluxo é adotado por gravidade e os diâmetros são pré-dimensionados. Pode simular a estação elevatória alterando a propriedade do tubo no poço para simular inclinação a favor da gravidade.

Após o pré-dimensionamento pode-se gerar a planilha da malha com a vazão inicial e final e a tensão trativa. A mesma é gerada em Excel apresentando as fórmulas utilizadas. As redes de saneamento podem ser ramificadas ou malhadas.

REDES DE DRENAGEM PLUVIAL

Após o traçado da rede pluvial, com a locação de poços, ou sarjetas e bocas de lobos, e interligados pelo tubos pode se pelo método racional pré-dimensionar os diâmetros e gerar a planilha de cálculo hidráulico.

Nos poços podem ser indicadas as áreas de contribuição e coeficiente de escoamento que serão consideradas no cálculo da vazão pela intensidade pluviométrica. A intensidade pode ser informada ou calculada pela fórmula.

Os resultados são apresentados em planilhas excel juntamente com as fórmulas utilizadas nos cálculos. As contribuições também podem ser aplicadas pontualmente calculando as vazões de sarjetas triangulares e bocas de lobo.

REDES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Após o traçado da rede, com o lançamento de nós ou conexões interligados por tubos formando redes ramificadas ou malhadas, pode-se efetuar o cálculo hidráulico utilizando o EPANET 2.2, motor de cálculo utilizado no software.

Podem ser aplicadas contribuições pontuais ou lineares, indicar as pressões mínimas e máximas na rede e fator K. Nas características das tubulações pode-se consultar ou editar o coeficiente "C" e nas conexões ou nós, considerar perdas simulando uma válvula redutora de pressão ou ganhos de pressão simulando um booster.

É possível dimensionar ou verificar as redes de abastecimento, apresentando os resultados de cálculo na tela ou em arquivos texto ou planilhas excel com fórmulas.

LISTA DE MATERIAL

O projeto da rede de saneamento, drenagem pluvial e abastecimento de água elaborado com o software possibilita automaticamente levantar os quantitativos da instalação. O software PRO-Saneamento levanta as metragens de tubos, quantitativo dos poços e conexões hidráulicas como CAPS, curvas, registros de manobra permitindo o cadastro de acessórios como os anéis de vedação, abraçadeiras ou suportes para serem levadas em conta no momento da geração da lista de material.

DETALHES TÍPICOS DE INSTALAÇÕES

No software PRO-Saneamento vamos também encontrar a biblioteca com diversos blocos com detalhes típicos para instalações de sarjetas, instalação de tubos e poços permitindo através dos recursos avançados o cadastro de novos blocos.

IMPORTAÇÃO DE ARQUIVOS DWG, DWF e DXF

As redes de saneamento, drenagem pluvial e abastecimento de água podem ser iniciadas utilizando desenhos topográficos já prontos nos formatos DWG ou DWF ou DXF, e com a ferramenta assistente de projeto, poderá reconhecer as polilinhas como curvas de níveis e quando apresentada as cotas em Z planta baixa poderá associar a curva de nível que facilitará a inserção dos poços interpolando a cota.

Ampla biblioteca de tubos e conexões

Dentre os diversos materiais como PVC, FoFo, PE 80 NTS194, PVC JEI PBA, GEOTIGRE, concreto são encontrados os diversos tubos em diversos diâmetros. Possui também uma biblioteca com conexões tipo caps, curvas, válvulas e registros que podem ser inseridas na rede para efeitos quantitativos na lista de materiais.

Dimensionamento das redes pluviais

Com o PRO-Saneamento é possível dimensionar as quantidade de bocas de lobo, a vazão da sarjeta, identificar as áreas de contribuição para calcular a vazão pela intensidade pluviométrica por tabela de várias regiões do Brasil ou calcular pela equação de Intensidade, duração e Freqüência da precipitação.

Geração automática do projeto 3D

Depois de elaborar o projeto da rede de saneamento, drenagem pluvial ou abastecimento de água em planta baixa, pode-se gerar o 3D dos tubos e poços automaticamente, reconhecendo a altura, a cota, inclinação e diâmetro dos tubos desenhados em 2D.