Módulo do CYPECAD:

Vigas de concreto

Com o módulo Vigas de concreto armado, se dimensionam vigas de concreto em seção transversal retangular, L, T, de altura constante ou variada, vigas rasas, invertidas, com mesa colaborante de duas ou uma aba, de acordo com a norma selecionada.

O cálculo das vigas é realizado espacialmente, considerando também as lajes e pilares, trabalhando em conjunto como um pórtico espacial. As cargas são automaticamente transferidas a partir das lajes, de outras vigas e pilares. Pode-se adicionalmente lançar cargas concentradas ou lineares diretamente nas vigas.

As envoltórias para todas as combinações são calculadas automaticamente e são utilizadas no dimensionamento das vigas. Elabora desenhos completos de fôrmas e armaduras de vigas.

OUÇA O PODCAST DO VIGAS DE CONCRETO

Lançamento de vigas em concreto

O lançamento da viga é feito de uma maneira bem simples, clica-se no ponto inicial e o ponto final da viga e o software reconhece automaticamente os apoios intermediários. Uma viga continua pode ter tramos com seções diferentes e conta com recursos importantes como editar uma viga depois de lançada, prolongar, apagar ou mesmo deslocar. Possui um importante recurso para ajustar as vigas em função do desenho importado do CAD, inclusive fornecendo deslocamentos provenientes dos revestimentos. As vigas podem ser retas ou curvas.

O lançamento da viga pode ser feita também por captura na mascara DXF/DWG, aumentando muito a produtividade do lançamento estrutural. Esse recurso consiste em inserir a viga conforme o desenho de arquitetura, ou seja, ao clicar sobre a linha da parede a viga será lançada automaticamente seguindo o seu alinhamento.

Condições da viga

Pode-se estabelecer se a viga é contínua ou não, com desnível ou alinhada a superfície da laje, em balanço, atribuir se é inclinada ou plana, aplicar as condições de engastamento em viga-pilar, viga-laje liberando a torção ou não nas bordas. É possível inserir rótulas nas extremidades para a liberação de momentos como também a aplicação de consoles curtos para apoio das vigas.

Um consolo curto geralmente é definido geometricamente como sendo uma viga em balanço na qual a relação entre o comprimento ( a ) e a altura ( h ) é menor que 1. Esta relação limite a/h=1 , no entanto, tem também um significado ligado ao tipo de funcionamento estrutural do balanço.

Consideremos uma viga em balanço ( Figura 1) carregada com uma carga concentrada P. Desprezando o peso próprio da viga, temos os diagramas de momento fletor ( figura 2) e de força cortante ( figura 3 ).

No software CYPECAD a opção de cálculo e detalhamento de consoles curtos estão presentes no módulo de Vigas de Concreto Armado. O CYPECAD possui dois tipos de Console Curto, o retangular e o trapezoidal.

Em ambos os casos podemos lançar e visualizar em 3D o console curto e sua armadura.

E o seu desenho do detalhamento da Armadura para entrega na obra.

Configurações de vigas

No CYPECAD encontramos diversas configurações que podem ser customizadas pelo usuário tais como a disposição da ferragem, bitolas, espaçamentos de estribos nas tabelas de armadura, opções para disposição da armadura quanto as dobras, emendas, traspasse, permite configurar os coeficientes de majoração, coeficiente para consideração da armadura à torção, momentos mínimos, critérios de numeração das vigas, cobrimento, tamanho do agregado e outras configurações.

Carregamentos

O peso próprio é calculado automaticamente pelo software após o lançamento pré-dimensionado das lajes, vigas, pilares e outros elementos pelo usuário. Na estrutura também podem ser adicionadas cargas pontuais, ou lineares ou superficiais.

O cálculo é realizado espacialmente, considerando o peso próprio das lajes, vigas e pilares, trabalhando em conjunto como um pórtico espacial e por isto, as cargas são automaticamente transferidas a partir das lajes, para as vigas, aos pilares e outros elementos estruturais na estrutura.

Análise de resultados em vigas

Após o cálculo pode se analisar os resultados diretamente na tela tais como esforços por hipótese de carregamento ou por combinação, deslocamentos, distorção, relatórios de verificação da viga em E.L.U. (Estado Limite Último).

Edição de resultados em vigas

Após o cálculo, a ferragem da viga é detalhada e pode ser facilmente editada pela tela Editor de vigas, onde podem ser acrescidos furos na face superior à inferior (furo na vertical) e na face lateral da viga (furo na horizontal) e refazer o cálculo nesta nova condição para verificar se a viga continua atendendo as exigências conforme a norma preestabelecida. Pode-se editar as barras longitudinais, estribos, armadura de montagem, pele, costura, emendas, dobras, espaçamentos, etc.

Pode-se também analisar as flechas nos vãos de vigas e as armaduras necessárias e efetivas no trecho.

Relatórios de vigas

Automaticamente são gerados relatórios que podem ser impressos e exportados para outras aplicações em extensão *.PDF, *.DOCX, *.TXT, *.HTML, *.RTF, relatórios de cálculo em E.L.U (Estado Limite Último) e E.L.S (Estado Limite de Serviço), relatórios quantitativos de ferragem com peso do aço, volume de concreto e áreas de fôrma.

Desenhos de vigas

Os desenhos de detalhamento das vigas são geradas automaticamente em folhas e padrões de cores e layers preestabelecidos pelo usuário, nas pranchas já são geradas automaticamente as tabelas de aço e tabelas resumo, os desenhos já são gerados com cotas, textos que podem ser editados, as disposições de vigas em cada folha podem também ser editadas e as tabelas de aço são automaticamente atualizadas. As pranchas podem ser plotadas ou exportadas em formatos DXF ou DWG.

Nas pranchas poderá customizar com o seu próprio carimbo e complementar os desenhos com detalhes típicos que já se encontram no CYPECAD ou adicionar os seus próprios detalhes no software.

Vigas de concreto

PERGUNTAS FREQUENTES