PRO-Elétrica  Software para projetos elétricos

O PRO-Elétrica é um software para projetos elétricos que detalha e dimensiona as instalações elétricas em baixa tensão, SPDA, instalação de placas fotovoltaicas On-Grid, cabeamento estruturado, loteamento com locação de postes e iluminação e automação residencial. Possibilita exportação dos projetos elétricos em 3D para softwares BIM através do módulo opcional de exportação BIM/IFC ou REVIT®.
A licença do software PRO-Elétrica é permanente, não sendo aluguel, o que resulta num custo-benefício bastante elevado.

OUÇA O PODCAST DO PRO-ELÉTRICA

PROMOÇÃO DE NATAL:

a partir de 12x de R$ 189,00 no cartão de crédito ou 10% de desconto à vista no boleto

Ver mais promoções

Visão geral

O PRO-Elétrica oferece uma abrangente gama de ferramentas e soluções para elaboração do projeto elétrico oferecendo maior produtividade, qualidade na apresentação ao cliente e acima de tudo segurança, confiabilidade seguindo as recomendações da norma NBR-5410 e outras normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Com o módulo opcional de Exportação BIM/IFC você poderá exportar seus projetos elétricos para softwares BIM, fazendo parte da interoperabilidade e do fluxo de trabalho BIM da obra, através do formato IFC - Industry Foundation Classes ou diretamente para REVIT®.

O PRO-Elétrica trabalha no ambiente CAD e tem como pré-requisito ter instalado no computador do usuário, um dos softwares CAD tais como AutoCAD®, ZWCAD®PRO, GStarCAD®PRO e BRICSCad®PRO. Como é um software em CAD, ele irá aproveitar todos os desenhos arquitetônicos feito em DXF/DWG para elaborar os correspondentes projetos elétricos.

LANÇAMENTO AUTOMÁTICO


Automatize o lançamento de tomadas, luminárias e eletrodutos do seu projeto elétrico com o software PRO-Elétrica.

CÁLCULO LUMINOTÉCNICO


Calcule a quantidade de luminárias ou lâmpadas de um ambiente utilizando o método de Lumens conforme NBR-ISO-8995-1 e NBR-5413/92.

DIMENSIONAMENTO E LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DA FIAÇÃO


Dimensione a seção de fios e cabos pela NBR-5410 pelos critérios de queda de tensão, capacidade de corrente e bitola mínima e lançando automaticamente a fiação pelo caminhamento otimizado.

LISTA DE MATERIAL


Aumente sua produtividade realizando o levantamento de quantitativos precisos do seu projeto elétrico. O software PRO-Elétrica faz isso por você em poucos cliques.

O melhor no seus Projetos Elétricos

O Pro-Elétrica oferece aos engenheiros eletricistas e projetistas um conjunto inteligente de ferramentas, bem como fluxos de trabalho aprimorados possibilitando trabalhar de modo muito mais eficaz e sendo muito fácil de utilizar, resultando em muito mais produtividade e qualidade em seus projetos elétricos.

Permite uma notável melhoria na apresentação de seus projetos elétricos ao seu cliente, que está cada vez mais exigente em termos de tecnologia e curtos prazos de entrega.

Oferecendo acima de tudo precisão, segurança e confiabilidade de seus projetos elétricos, seguindo as recomendações da norma NBR-5410 e outras normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Faça seus projetos elétricos mais rápido e de modo mais preciso com conjuntos de ferramentas especializados

Além do detalhamento e dimensionamento das instalações elétricas, o software realiza análises de risco de SPDA pela NBR 5419/2015, instalações fotovoltaicas com inversores e micro-inversores, cabeamento estruturado, loteamento dimensionando a rede secundária em baixa tensão e detalhamento adequado a instalação de automação. Consulte todos os módulos inclusos no PRO-Elétrica.

INCLUA TAMBÉM O MÓDULO OPCIONAL DE EXPORTAÇÃO BIM/IFC ou REVIT®

Exportação de projetos em IFC levando todas as informações para softwares BIM.
Com suporte a opção de exportação em formato IFC4, o usuário pode escolher em exportar para IFC2x3, IFC4 ou para REVIT®.

Saiba mais

VÍDEOS E DEMONSTRAÇÕES

DETALHAMENTO

Com o PRO-Elétrica elabora-se o desenho do projeto elétrico, possui ampla biblioteca de símbolos elétricos além de permitir o cadastro de novos. Possui recursos de automatizar a distribuição, centralização de luminárias, locação de tomadas ao longo de um perímetro, lançamento automático de eletrodutos, elabora listas de materiais e 3D da instalação do seu projeto automaticamente.

DIMENSIONAMENTO

O cálculo da instalação elétrica é conforme ABNT NBR 5410 (Instalações elétricas de baixa tensão), dimensionando a fiação, disjuntores, a seção de eletrocalhas e eletrodutos. Dimensiona o quadro geral e o cabo alimentador, a corrente de curto-circuito e estima a carga do equipamento de ar-condicionado. Efetua o cálculo luminotécnico pelas NBR-ISO-8995-1 e NBR-5413/92.

SPDA

Com o PRO-Elétrica se elabora projetos de SPDA (Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas) com relatório de Análises de Risco de acordo com a NBR 5419:2015. Dimensiona pelos métodos da Gaiola de Faraday, eletromagnéticas (esfera rolante) ou haste de Franklin e possui vários detalhes típicos de instalação do SPDA.

FOTOVOLTAICO

Apresenta os recursos de elaboração do projeto elétrico fotovoltaico, cálculo do número de placas, dimensionamento dos inversores ou micro inversores, dimensionamento da fiação necessária na ligação no quadro elétrico da edificação caracterizando o sistema On-Grid (SFCR - Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede). Gera o diagrama fotovoltaico e quantitativos da instalação.

CABEAMENTO

Elabora projetos elétricos de cabeamento estruturado, efetua o dimensionamento do rack gerando seu layout, possui recursos de lançamento das tomadas RJ 45, gabinetes, racks, patch painels, switchs nomeando automaticamente os pontos e lançamento dos cabos UTPs ou fibra ótica. Gera o mapa de cabos com as identificações e seus comprimentos, e o quantitativo da instalação.

LOTEAMENTO

Apresenta os recursos de elaboração e dimensionamento da rede elétrica secundária em baixa tensão de um loteamento. Possui recursos de lançamento automático dos postes permitindo informar a carga de alimentação dos lotes e iluminação, dimensionando a seção dos cabos. Os resultados são gerados em planilhas excel com as fórmulas de cálculo e automaticamente são obtidos os quantitativos.

REQUISITOS DE SISTEMA

Confira a configuração mínima e recomendável de instalação e utilização:

O PRO-Elétrica é um programa que possui interface com softwares CAD (AutoCAD®, ZwCAD®PRO, BricsCAD®PRO ou GStarCAD®PRO), portanto, os requisitos do PRO-Elétrica serão baseados no requisitos do software CAD que você irá utilizar.

Requisitos do PRO-Elétrica Versão 19
Sistemas Operacionais Microsoft Windows® 10, Microsoft Windows® 8.1, Microsoft Windows® 8, Microsoft Windows® 7, Microsoft Windows® Vista. O software PRO-Elétrica é uma aplicação desenvolvida em WINDOWS portanto não funcionará em sistemas operacionais como MACINTOSH e LINUX.
Softwares Possuir uma das versões do AutoCAD® Full (2004 ao 2022) ou do ZwCAD®PRO (2019 ao 2021) ou do BricsCAD®PRO - PRO BIM - PRO MECHANICAL (v18 ao v22) ou do GStarCAD®PRO (2018 ao 2022)
Espaço de armazenamento Espaço livre de 1 GB destinado a instalação do sistema
USB USB 2.0 ou superior com 5 Volts operacional a fim de conectar o hardlock da licença

CONFIRA OS PRÓXIMOS EVENTOS

Webinar

A MULTIPLUS oferece apresentações gratuitas de seus softwares através de seminários ao vivo on-line (Webinars) possibilitando a interação entre o participante e nossos engenheiros especialistas. Nestes webinars são elaborados ao vivo projetos didáticos completos, mostrando os avançados recursos e facilidade de utilização do software.


Assista uma demonstração ao vivo do software
PRO-Elétrica (GRÁTIS)

SUPORTE E APRENDIZADO

Portal do usuário

A MULTIPLUS disponibiliza aos usuários de seus softwares, um login e senha de acesso ao PORTAL do USUÁRIO. Nele você encontra um vasto conteúdo de aprendizado e utilização do PRO-Elétrica. Dentre eles destacamos o Livro Virtual apresentando textos e vídeos que mostram como aprender a utilizar o software em seus projetos elétricos.

Apresenta também FAQs com as dúvidas mais frequentes, mostrando um roteiro passo a passo auxiliando o usuário a solucionar sua dúvida.

Suporte

Oferecemos a melhor equipe de engenheiros especializados em prestar o serviço de suporte técnico solucionando dúvidas auxiliando na instalação e utilização do software, através do Portal exclusivo.

O usuário poderá enviar a sua dúvida técnica pelo PORTAL do USUÁRIO da MULTIPLUS através do canal Suporte Personalizado. O serviço de suporte técnico será prestado de forma gratuita durante o período de 3 meses após a compra do software. Após este período, o usuário terá a opção de adquirir o serviço de suporte técnico por um mês e renovar caso esteja utilizando umas das 4 últimas versões.

O horário de atendimento das dúvidas inseridas no Portal do Usuário é de segunda-feira à sexta-feira das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h exceto feriados.

Cursos

Os cursos do PRO-Elétrica estão disponíveis na plataforma Online PORTAL do USUÁRIO da MULTIPLUS, 24 horas, todos os dias, com acesso por tempo ilimitado, para que o usuário do PRO-Elétrica possa aproveitar ao máximo o vasto conteúdo, na velocidade e disponibilidade de seus horários, podendo rever as aulas quantas vezes desejar e aprimorar suas habilidades com o software.

O PORTAL do USUÁRIO da MULTIPLUS só terá o acesso bloqueado se o usuário tiver alguma pendência financeira ou operacional com a MULTIPLUS.

POR QUE USAR O PRO-ELÉTRICA

O PRO-Elétrica é muito fácil de utilizar, por ser um software que requer uma ferramenta CAD, todos os conceitos de uso dessa ferramenta são aplicados também no software PRO-Elétrica.

Os diversos assistentes proporcionam agilidade e rapidez na elaboração do projeto elétrico, lançando tomadas, luminárias, eletrodutos, fiações com diversos simbolos já cadastrados além de permitir a customização pelo próprio usuário podendo aplicar a sua identidade visual nos projetos elétricos feitos no software.

Outra vantagem que encontramos são as ferramentas de reconhecer blocos como símbolos e linhas como eletrodutos aproveitando um projeto existente em DWG e tornando se objetos do PRO-Elétrica facilitando os cálculos, detalhamentos e aumentando a precisão nas suas listas quantitativas do seu projeto elétrico.

O módulo opcional de exportação BIM/IFC é outro diferencial proporcionando benefícios em custos, tempo e reaprendizagem, todos os projetos elétricos elaborados com o software podem simplesmente ser exportados em 3D aos novos softwares BIM em formato IFC com todas as informações do objeto proporcionando alta produtividade em projetos BIM.

Ferramentas específicas em cada etapa dos seus PROJETOS ELÉTRICOS

Conheça os principais recursos do PRO-Elétrica.

O PRO-Elétrica possui recursos exclusivos para desenvolver seus projetos elétricos de instalações residenciais e prediais de baixa tensão. O software possui recursos que facilitam a criação dos seus projetos dentre eles podemos destacar:

LANÇAMENTO AUTOMÁTICO

No software PRO-Eletrica encontram-se diversas ferramentas a fim de automatizar projetos elétricos como o lançamento de tomadas, o perímetro do ambiente é reconhecido e a distribuição é realizada confome espaçamento ou quantidades definida pelo usuário, traz ainda as recomendações de espaçamento ou quantidades mínimas de distribuição de tomadas conforme NBR 5410.

Na distribuição das luminárias, neste software de projetos elétricos já estão cadastrados diversos tipos de luminarias que podem ser automaticamente inseridas de modo centralizado ou distribuído. A área do ambiente é reconhecida pelo software onde o lançamento das luminárias podem ser realizados pelo cálculo luminotécnico obtendo a quantidade e automaticamente distribuíndo ou centralizando as luminárias. Pode-se também pré definir as quantidades de pontos de iluminação desejados no projeto elétrico e estes também são automaticamente distribuídos ou centralizados no desenho.

Com diversos assistentes de projeto, um que podemos destacar é o inserir tubulação, com esta ferramenta os eletrodutos, ou eletrocalhas, ou perfilados podem automaticamente ser inseridos no projeto elétrico. A inserção automática dos eletrodutos podem ser por direção horizontal ou vertical, ligando somente luminárias ou interligando todos os pontos elétricos inseridos no interior do ambiente.

CÁLCULO LUMINOTECNICO

O PRO-Elétrica possui um catálogo prévio de luminárias e lâmpadas de diversos fabricantes e que pode ser ampliado pelo próprio usuário bastando ter as informações técnicas da iluminação.

O software reconhece a área calculando a quantidade de luminárias ou lampadas pelo método de lumens com as recomendações de lux da NBR-ISO-8995-1 e NBR-5413/92, estas quantidades são automaticamente centralizadas ou distribuídas no projeto elétrico.

Durante o cálculo luminotécnico podem ser produzidas as memórias de cálculo onde são apresentadas as dimensões do ambiente, a referência quanto ao lux e norma utilizada, o modelo da lâmpada ou luminária, gerando por ambiente em arquivos TXT que facilmente podem ser abertos em editores de texto como WORD complementando o projeto elétrico.

DIMENSIONAMENTO E LANÇAMENTO AUTOMATICO DA FIAÇÃO

Ao elaborar o projeto elétrico com o PRO-Elétrica, virtualmente montamos a instalação elétrica pois seus símbolos apresentam caracteristicas de carga, circuito, fiação requerida e vários outros parâmetros que são levados em consideração no dimensionamento das seções de cabos e fios pela NBR 5410.

O software analisa no projeto elétrico o caminhamento otimizado de passagem dos fios e cabos de cada circuito calculando a corrente, o fator de correção da corrente devido ao agrupamento de circuitos, a capacidade de corrente nos diversos tipos de fios e cabos 750V, 1KV, isolados em PVC ou EPR, ou XLPE.

Dimensiona a seção utilizando critérios por bitola mínima para circuitos de iluminação, força, motor, chuveiro, ar condicionado, pela queda de tensão no circuito, em circuitos de motor pode-se dimensionar pela corrente de partida.

No PRO-Elétrica podemos também dimensionar os dispositivos de proteção e consequentemente dimensionar a seção da fiação pela capacidade de corrente do dispositivo descritos detalhadamente na memória de cálculo automatico.

A fiação é desenhada nos eletrodutos conforme parâmetros usados no dimensionamento, os resultados de seções obtidos no cálculo são inseridos de modo automático nos eletrodutos e podem ser alternadas em linhas de chamada ou utilizando legendas da fiação.

LISTA DE MATERIAL

O projeto elétrico elaborado com o software possibilita automaticamente levantar os quantitativos da instalação. O software PRO-Elétrica levanta as metragens de eletrodutos, eletrocalhas, conduletes, fiações e cabos, quantitativo dos pontos elétricos como luminárias, interruptores, tomadas levando em conta os acessórios da instalação como as caixas 4x4, 2x4, sextavadas além de permitir o usuário cadastrar os acessórios que desejar como espelhos, fita isolante, braçadeiras de fixação dos conduletes, parafusos, buchas e arruelas e muitos outros materiais.

Permite associar códigos aos objetos referênciados a uma tabela excel contendo preços e ir além dos quantitativos como também obter o orçamento da instalação elétrica em arquivos de extensão HTML, RTF, TXT e CSV para Excel facilitando a interface com o software ARQUIMEDES, e gerando no próprio desenho a lista quantitativa ou o orçamento junto ao projeto elétrico.

PROJETO DE PADRÃO DE ENTRADA

No Brasil existem inúmeras concessionárias de energia elétrica e cada uma tem suas normas internas, que são baseadas no PRODIST da ANEEL (Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional).

Por esses motivos existem diferentes modelos de padrões de entrada como por exemplo, em ferro, ferro com tampa de acrílico, em poste de ferro, poste de concreto etc.

No PRO-Elétrica, os detalhamentos já se encontram prontos e configurados no seu projeto elétrico bastando ao projetista selecionar quais detalhes deseja acrescentar ao projeto e por estarem em DWG, estes podem ser editados e ajustados de acordo com a situação do projeto elétrico.

  • AMPLA
  • AMAZONAS ENERGIA
  • AES Tietê
  • BANDEIRANTE
  • CEA
  • CEB
  • CEEE AESUL RGE
  • CELESC
  • CELG
  • CELPA
  • CELTINS
  • CEMAR
  • CEMAT
  • CEMIG
  • CERR
  • CENF CELB SAELPA ENERGIPE
  • CERON
  • CFLO
  • COELBA CELPE COSERN
  • COELCE
  • COPEL
  • CPFL
  • EDP
  • EEB
  • EEVP
  • ELEKTRO
  • ELETROBRAS
  • ELFSM
  • ENEL Eletropaulo
  • ENEL - Rio
  • ENERGISA
  • ENERSUL
  • EQUATORIAL
  • ESCELSA
  • LIGHT

Importação de arquivos DWG, DWF e DXF

Utilizando desenhos arquitetônicos já prontos nos formatos DWG ou DWF ou DXF, com a ferramenta planta baixa poderá desenvolver a arquitetura com ferramentas facilitadoras de desenho de paredes, portas e janelas no caso de não receber o desenho pronto. Traz támbem ferramentas facilitadoras de cotagem e levantamento de áreas do seus projetos elétricos.

Ampla biblioteca de simbologias elétricas

Traz símbolos de tomadas, luminárias, campainhas, telefones, motores, quadros, etc. com opções de inserção centralizada, distribuída ou no ponto em que clicar. Possui ampla biblioteca de simbologias conforme a NBR-5444, ou IEC-60617 e outras, além de permitir adicionar sua própria simbologia nos seu projeto elétrico.

Memória de cálculo

Dimensiona a quantidade necessária, gerando relatórios com a memória de cálculo e distribui tal quantidade de pontos no desenho

Cálculo da demanda

Nos seus projetos elétricos, após desenhar a instalação elétrica, todos os pontos elétricos são reconhecidos no comando Distribuir Circuitos onde facilmente pode-se atribuir os circuitos selecionando na tela ou no desenho. Pode-se visualizar as cargas totais em cada circuito criado. Nas propriedades dos circuitos pode-se também atribuir a distribuição de cargas nas fases de modo automático, configurar os dispositivos de proteção, acrescentar observações e ainda calcular a Demanda

Cálculo da corrente de curto-circuito

Cálculo da corrente de curto-circuito presumida em um ponto, partindo da corrente de curto-circuito presumida inicial. Na tela do comando, informa-se o comprimento do circuito, a seção da fiação, a corrente de curto-circuito presumida inicial (Icc) em kA e o tipo do circuito. O resultado é obtido automaticamente ao inserir ou alterar os dados em seus projetos elétricos.

Dimensionamento do quadro geral

Possui ferramentas para cálculo do quadro geral a partir das plantas dos pavimentos já calculados. O programa já soma as cargas dos andares e verifica os comprimentos de alimentação do geral aos parciais. Informando o comprimento do cabo alimentador, ele já dimensiona as bitolas dos cabos de alimentação e dos eletrodutos ao quadro geral de todo seu projeto elétrico. Opcionalmente pode-se gerar o desenho do diagrama geral e do quadro.

Geração automática do projeto 3D

Gerar o 3D da instalação, reconhecendo automaticamente as alturas dos símbolos, assim como suas peças acessórias para geração do 3D da instalação elétrica de seus projetos elétricos.