StruBIM Steel Software para detalhamento de estruturas metálicas.

O StruBIM Steel é um software para o detalhamento de estruturas metálicas em modelos BIM. O programa contempla diferentes ferramentas para a modelagem ou importação de um modelo BIM e permite a definição com precisão de todos os elementos necessários para o detalhamento, tais como perfis, chapas, parafusos, cordões de solda e ancoragens. Entre os diferentes resultados disponibilizados pela ferramenta, o utilizador poderá obter os desenhos de detalhamento em formato DWG, DXF ou PDF, ou arquivos de exportação para fabricação em formato DSTV e STEP e em formato IFC EM.11 (Exchange Model 11). Pode ser utilizado de modo isolado ou integrado com softwares como o CYPE CONNECT, também é possível importar as estruturas em aço dos softwares CYPE 3D Metálicas e CYPECAD.
A licença do software StruBIM Steel é permanente, não sendo aluguel, o que resulta num custo-benefício bastante elevado.

OUÇA O PODCAST DO StruBIM Steel

a partir de 12x de R$ 1.408,00 no cartão de crédito ou 10% de desconto à vista no boleto ou PIX

Ver opções de preços

Visão geral

O StruBIM Steel é um programa para o detalhamento das peças que compõem as estruturas metálicas. O programa contempla diferentes ferramentas para a modelagem ou importação de um modelo BIM e permite a definição com precisão de todos os elementos necessários para o detalhamento das peças, tais como perfis, chapas, parafusos, cordões de soldas e ancoragens. Entre os diferentes resultados disponibilizados pela ferramenta, o utilizador poderá obter os desenhos de detalhamento em dwg, dxf e pdf ou os arquivos do modelo em diferentes formatos para fabricação tais como DSTV, STEP e IFC EM.11.

O StruBIM Steel é um software integrado no fluxo de trabalho Open BIM. Este software importa os perfis metálicos de arquivos IFC de projeto BIM, podendo ser dos softwares CYPE 3D Metálicas, CYPECAD ou outros softwares. Além de oferecer a possibilidade de importar os perfis de estruturas previamente definidas, o software inclui ferramentas para o lançamento e modelagem de uma estrutura com muita facilidade em BIM.

Durante a importação, o software detecta os diferentes tipos de perfis definidos no IFC e oferece a opção de importá-los ou não, clicando na célula da coluna "Importar". A coluna "Na Biblioteca" indica se o perfil está definido na biblioteca de perfis. Se o perfil for definido parametricamente no IFC, o software poderá importá-lo mesmo que esse tipo de trecho não esteja na biblioteca. O software tem as mesmas bibliotecas de perfis do software CYPE 3D Metálicas.

O software oferece uma área de trabalho 3D com representação detalhada dos elementos em aço. Sua barra de ferramentas possui uma série de ícones organizados em diversas seções, e suas seções trazem ferramentas e ícones para editar, apagar, criar, dividir, girar, mover elementos, opções de criação e edição das Bibliotecas dos perfis, dos materiais assim como parafusos, chapas, soldas e ancoragens.

No software existe a gestão da visibilidade e captura dos elementos e é realizada mediante rótulos atribuídos aos diferentes elementos. A partir desta opção é possível definir a lista de tags para a obra. O software exporta os arquivos de controle numérico em formato DSTV e STEP de perfis e placas. Estes arquivos são salvos anexados ao arquivo IFC no diretório do projeto e no BIMserver.center, plataforma online e gratuita para interoperabilidade BIM IFC.

Também é gerada uma lista de quantidades de perfis, chapas, parafusos, soldas e ancoragens que compõem as peças ou conjuntos.

Dentro do software StruBIM Steel é possível integrar o software CYPE CONNECT, com a integração destes 2 softwares será possível realizar a verificação de ligações entre perfis laminados, dobrados e tubulares, utilizando chapas, parafusos, cordões de solda e ancoragens de acordo com as normas ABNT NBR 8800:2008, AISC 360-16 (LRFD), BS 5950-1:2000, Código Estructural, EAE 2011, Eurocódigos EN 1993 e IS 800:2007. Os elementos da ligação serão discretizados e calculados por elementos finitos utilizando o motor de cálculo OpenSees, os projetistas poderão realizar análises lineares e não lineares das ligações.

O StruBIM Steel quanto a parte dos desenhos faz a geração de desenhos em vistas, plantas com as cotas, representações em perspectiva 3D e possui recursos para organização dos desenhos. Os desenhos podem ser impressos diretamente na impressora ou exporta os arquivos em formatos PDF, DXF e DWG. É possível também exportar e DSTV, STP com o módulo opcional de Exportação BIM IFC EM.11.

BIBLIOTECA DE PERFIS DE AÇO


Acesse as diversas bibliotecas de perfis de fabricantes do Brasil já cadastrados e cadastre novos perfis e novas bibliotecas.

INTERFACE COM OUTROS SOFTWARES


Agilize o detalhamento importando estruturas IFC calculadas em outros softwares

EXPORTAÇÃO EM ARQUIVOS DSTV


Gere os arquivos de controle numérico DSTV, STEP para máquinas de fabricação.

DESENHOS DE DETALHAMENTO (Opcional)


Aumente sua produtividade gerando os desenhos de detalhamento das peças.

O melhor no seus Projetos de Detalhamento em Estruturas Metálicas

O StruBIM Steel oferece aos engenheiros estruturais e projetistas um conjunto inteligente de ferramentas, bem como fluxos de trabalho aprimorados possibilitando trabalhar de modo muito mais eficaz e sendo muito fácil de utilizar, resultando em muito mais produtividade e qualidade em seus projetos de detalhamento de estruturas em aço.

Permite uma notável melhoria na apresentação de seus projetos de detalhamento em estruturas metálicas ao seu cliente, que está cada vez mais exigente em termos de tecnologia e curtos prazos de entrega.

Oferecendo acima de tudo precisão, segurança e confiabilidade de seus projetos de detalhamento em estruturas metálicas.

Faça seus projetos de Detalhamento em mais rápido e de modo mais preciso com conjuntos de ferramentas especializados

No StruBIM Steel é possível detalhar uma estrutura metálica do zero ou importar as estruturas do CYPECAD e CYPE 3D Metálicas. É um software que está interligado ao CYPE 3D Metálicas e CYPECAD, através do BIMserver.center que permite importar a geometria e esforços, com segurança e precisão, evitando os erros de passar os resultados de um programa para outro.

Com o software StruBIM Steel e o software Cype Connect Steel na mesma licença é possível detalhar as estruturas metálicas, detalhar as ligações e efetuar as verificações da ligação.

VÍDEOS E DEMONSTRAÇÕES

APRESENTAÇÃO GERAL

O StruBIM Steel é um software para detalhamento de estruturas metálicas, é um software que trabalha independente ou integrado com o CYPE CONNECT Steel para realizar as verificações quanto a ligação. No StruBIM Steel pode-se detalhar uma estrutura do zero ou importar as estruturas metálicas dos softwares CYPECAD ou CYPE 3D Metálicas.

APRESENTAÇÃO RÁPIDA

Nesta apresentação rápida apresentamos os principais recursos do StruBIM Steel para detalhamento de estruturas metálicas, software que trabalha independente ou importando estruturas metalicas do CYPECAD ou CYPE 3D Metálicas. Agiliza a criação dos desenhos de detalhamento das peças possibilitando a exportação para máquinas de fabricação em formato STP e DSTV.

REQUISITOS DE SISTEMA

Confira a configuração mínima e recomendável de instalação e utilização:

O StruBIM Steel é um programa que possui plataforma própria em ambiente Windows, e os requisitos do StruBIM Steel serão baseadas em um mínimo e o recomendado.

Requisitos mínimos do StruBIM Steel Versão 2025
Sistemas Operacionais Microsoft Windows® 2008 Server, 2012 Server, 7, 8.1, 10 64 bits. Para instalá-los, é necessário um sistema operacional de 64 bits. O software CYPECAD é uma aplicação desenvolvida em WINDOWS portanto não funcionará em sistemas operacionais como MACINTOSH e LINUX.
Processador Intel Celeron, Intel® i3, i5, i7 ou i9 ou AMD-X2, AMD A8/A10 ou FX series, AMD Ryzen and Threadripper
Memória RAM Um mínimo de 8 gigabytes (GB) é recomendado para o Windows 7, 8.1 ou 10.
Placa de Vídeo Placa de vídeo 100% compatível com OpenGL 3.3 ou superior com 2 GB de memória de vídeo, recomenda-se a placa de vídeo NVIDIA (GeForce) ou AMD com drivers atualizados de acordo com o modelo do processado.
Resolução Resolução mínima de 1366 x 768 pixels e cores de 16 bits.
Espaço em disco Espaço livre de 23,6 GB, recomenda-se SSD
Ativação da licença Conexão permanente de internet (Licença eletrônica) por protocolo TCP/IP

Requisitos recomendados do StruBIM Steel Versão 2024
Sistemas Operacionais Microsoft Windows® 2012 Server ou Windows® 10 64 bits. O software CYPECAD é uma aplicação desenvolvida em WINDOWS portanto não funcionará em sistemas operacionais como MACINTOSH e LINUX.
Processador Intel Core i7, Intel Core i5 ou AMD compatível
Memória RAM Intel Core i7, Intel Core i5 ou AMD compatível
Placa de Vídeo Placa de vídeo 100% compatível com OpenGL 3.3 ou superior com 2 GB de memória de vídeo ou NVIDIA GeForce GTX 1060 ou superior
Resolução 1600x1050 pixels
Espaço em Disco Espaço livre de 23,6 GB para instalação e mais 2 GB para utilização, recomenda-se SSD
Ativação da licença Conexão permanente de internet (Licença eletrônica) por protocolo TCP/IP com liberação da porta 30333 no FireWall

IDIOMAS

Confira os idiomas disponíveis para instalação do StruBIM Steel:

O StruBIM Steel pode ser instalado em Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Português, Catalão e Polonês.

SUPORTE E APRENDIZADO

Portal do usuário

A MULTIPLUS disponibiliza aos usuários de seus softwares, um login e senha de acesso ao Portal do Usuário. Nele você encontra um vasto conteúdo de aprendizado e utilização do StruBIM Steel.

Apresenta também FAQs com as dúvidas mais frequentes, mostrando um roteiro passo a passo auxiliando o usuário a solucionar sua dúvida.

Suporte

Oferecemos a melhor equipe de engenheiros especializados em prestar o serviço de suporte técnico solucionando dúvidas auxiliando na instalação e utilização do software, através do Portal exclusivo.

O usuário poderá enviar a sua dúvida técnica através do Portal. O serviço de suporte técnico será prestado de forma gratuita durante o período de 3 meses após a compra do software. Após este período, o usuário terá a opção de adquirir o serviço de suporte técnico por um mês ou por um tempo pré-determinado quando necessitar.

O horário de atendimento das dúvidas inseridas no Portal do Usuário é de segunda-feira à sexta-feira das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h exceto feriados.

O PORTAL do USUÁRIO da MULTIPLUS só terá o acesso bloqueado se o usuário tiver alguma pendência financeira ou operacional com a MULTIPLUS.

POR QUE USAR O StruBIM STEEL

O StruBIM Steel é muito fácil de utilizar, por ser um software que está integrado ao fluxo de trabalho Open BIM permite importar as informações de tipos de perfis e carregamentos existentes nos nós das estruturas metálicas elaboradas com o CYPECAD ou CYPE 3D Metálicas.

Os diversos nós são carregados com as informações possibilitando ao usuário criar ligações soldadas e ou parafusadas entre os perfis metálicos ou de madeira quando tiver adquirido na mesma licença o software Cype Connect Steel.

Outra vantagem que encontramos são as ferramentas de visualização 3D proporcionando facilidades para modelar e detalhar a estrutura e as ligações entre barras de aço.

Ferramentas específicas em cada etapa dos seus de projetos de detalhamentos ESTRUTURAIS EM AÇO

Conheça os principais recursos do StruBIM Steel.

O StruBIM Steel possui recursos exclusivos para desenvolver seus projetos de detalhamentos estruturais de aço. O software possui recursos que facilitam o detalhamento das estruturas metálicas onde dentre eles podemos destacar:

BIBLIOTECA DE PERFIS DE AÇO

No software StruBIM Steel encontram-se diversas bibliotecas de perfis nacionais cadastrados a fim de automatizar as importações dos perfis metálicos gerados nos softwares CYPECAD e CYPE 3D Metálicas.

Nesta importação todas a informações como os tipos de perfis, materiais e esforços obtidos no calculo da estrutura são levados para o software StruBIM Steel para realizar o detalhamento e caso também tenha o Cype Connect Steel na mesma licença será possível também a análisa da ligação modelada neste software.

DETALHAMENTO DOS PERFIS DE AÇO

O StruBIM Steel facilita o detalhamento das estruturas e das ligações nas estruturas metálicas. Possui ferramentas para desenhar uma grade com eixos de referencia em X, Y e Z que facilitam a inserção de perfis, chapas, parafusos, ancoragens e soldas.

As diversas ferramentas de edição facilitam as resoluções no detalhamento estrutural, editando, apagando, movendo um grupo de itens, girando e copiando.

Os elementos podem ser rotacionados de modo unitário ou em grupo.

EXPORTAÇÃO DE ARQUIVOS DSTV PARA MÁQUINAS DE FABRICAÇÃO

No software StruBIM Steel podemos modelar e detalhar as estruturas em perfis metálicos e exportar os arquivos de controle numérico em formato DSTV dos perfis e placas.

Estes arquivos são salvos e anexados ao arquivo IFC no diretório do projeto e no projeto conectado ao BIMserver.center.

Estes arquivos são salvos e anexados ao arquivo IFC no diretório do projeto e no projeto conectado ao BIMserver.center.

DESENHOS E RELATÓRIOS

No StruBIM Steel são geradas listas com as medidas dos perfis, chapas, parafusos, soldas e ancoragens que compõem as peças. Estes relatórios podem ser impressos ou exportados em arquivos TXT, RTF, PDF, DOCX e HTML.

Permite gerar diversas vistas 2d e 3d que são usadas na composição das pranchas de desenho que também podem ser impressas ou exportadas em arquivos DXF/DWG.