Módulo do CYPECAD:

Escadas

Permite ao usuário lançar escadas integradas a estrutura sem a necessidade de criar novos pavimentos para os patamares. O seu peso próprio é calculado e transmitido automaticamente para a estrutura.

OUÇA O PODCAST DO ESCADAS

Modelagem e lançamento da escada

Gera a geometria da escada parametricamente, permitindo vários tipos de escadas ou através da forma livre poderá modelar a sua própria escada.

Pode-se definir um grupo de escadas quando existem repetições para pavimentos tipos ou escadas sobrepostas, mesmo com variação do pé-direito o CYPECAD gera todas as escadas automaticamente.

Admite vários tipos de apoios para os patamares das escadas usando tirantes, alvenaria de blocos, paredes em concreto ou escadas com patamares em balanço.

Deve ser informada a largura do degrau, a altura do espelho, largura de pisada e se a laje forma o último degrau ou se será de enchimento. As cargas são geradas e transmitidas aos apoios automaticamente à estrutura.

O lançamento da escada é feito definindo-se o ponto de apoio da escada ou selecionando-se um ponto do desenho DWG da arquitetura. Pode-se girar a escada, mover ou até mesmo inverter o seu sentido utilizando modernas ferramentas de edição do próprio módulo de Escadas.

Análise de resultados da escada

A análise estrutural da escada é feita utilizando o método dos elementos finitos. Pode-se consultar e visualizar graficamente os deslocamentos, esforços e armaduras através de curvas de isovalores.

Relatórios e desenhos da escada

Levanta os quantitativos de concreto, fôrma e aço utilizados para as escadas e elabora uma memória de cálculo com os dados de entrada, esforços e armaduras calculadas.

Gera automaticamente os desenhos de fôrma e armadura para todas as escadas da obra.