PRO-Ar Condicionado  Software para projetos de Instalações de Ar Condicionado

O PRO-Ar Condicionado é um software para projetos de instalações de ar condicionados e cálculo de carga térmica. O programa possui sistema integrado CAD e CAE, no qual os objetos gráficos são representados por dutos, tubos e conexões ao invés de linhas e blocos como no CAD puro.
A licença do software PRO-Ar Condicionado é permanente, não sendo aluguel, o que resulta num custo-benefício bastante elevado.

OUÇA O PODCAST DO PRO-AR CONDICIONADO

a partir de 12x de R$ 316,00 no cartão de crédito ou 10% de desconto à vista no boleto ou PIX

Visão geral

O PRO-Ar Condicionado oferece uma abrangente gama de ferramentas e soluções para elaboração do projeto de instalações de ar condicionado. Permite lançar dutos e tubulações em toda a estrutura correlacionando com todos os elementos do projeto de instalações de ar condicionado. Trabalha com projetos unifilares, projetos detalhados e 3D possibilitando a visualização tridimensional da instalação.

Com o módulo opcional de Exportação BIM/IFC você poderá exportar seus projetos de instalações de ar condicionado para softwares BIM, fazendo parte da interoperabilidade e do fluxo de trabalho BIM da obra, através do formato IFC - Industry Foundation Classes. A licença de uso do software PRO-Ar Condicionado é permanente, não sendo através de aluguel, o que resulta num custo-benefício bastante elevado.

O PRO-Ar Condicionado é um software para automatizar o projeto de instalações de ar condicionado. Realiza o cálculo da carga térmica utilizando o método RTS sem a necessidade de redesenhar os ambientes, analisa o projeto todo e não apenas ambiente por ambiente. Gera o diagrama de variação da carga térmica ao longo do dia de todos os ambientes ou ambiente por ambiente.

Através das diversas tabelas de recomendações da NBR16401, calcula as vazões de insuflamento permitindo considerar ou não as taxas de renovação de ar, infiltração e ou ventilação. Efetua o dimensionamento dos dutos através do método da perda de carga constante ou recuperação da pressão estática. Possui ferramentas para o detalhamento da rede de dutos, com tubulação, conexões e acessórios, a inserção de grelhas, difusores e equipamentos de ar condicionado no projeto. Gera listas de materiais com os quantitativos de todos os componentes utilizados.

O PRO-Ar Condicionado trabalha no ambiente CAD e tem como pré-requisito ter instalado no computador do usuário, um dos softwares CAD tais como AutoCAD®, ZWCAD®PRO, GStarCAD®PRO e BRICSCad®PRO. Como é um software em CAD, ele irá aproveitar todos os desenhos arquitetônicos feito em DXF/DWG para elaborar os correspondentes projetos de instalações de ar condicionado e instalações de dutos.

CÁLCULO DA CARGA TÉRMICA


Automatize os cálculos de carga térmica através do reconhecimento da sua planta baixa em CAD.

DIMENSIONAMENTO DE DUTOS


Calcule as instalações de dutos de ar condicionado obtendo as seções trecho a trecho pelo método da perda de carga constante ou da recuperação da pressão estática.

BIBLIOTECA DE EQUIPAMENTOS E CONEXÕES


Projete instalações de ar condicionado com equipamentos da Carrier, Hitachi e Midea ou cadastre os equipamentos que desejar no PRO-Ar Condicionado.

LISTA DE MATERIAL


Aumente sua produtividade realizando o levantamento de quantitativos precisos do seu projeto de instalações de ar condicionado. O software PRO-Ar Condicionado faz isso por você em poucos cliques.

O melhor nos seus Projetos de Instalações de Ar Condicionado

O Pro-Ar Condicionado oferece aos engenheiros e projetistas um conjunto inteligente de ferramentas, bem como fluxos de trabalho aprimorados possibilitando trabalhar de modo muito mais eficaz e sendo muito fácil de utilizar, resultando em muito mais produtividade e qualidade em seus projetos de instalações de ar condicionado.

Permite uma notável melhoria na apresentação de seus projetos de instalações de ar condicionado ao seu cliente, que está cada vez mais exigente em termos de tecnologia e curtos prazos de entrega.

Oferecendo acima de tudo precisão, segurança e confiabilidade de seus projetos de instalações de ar condicionado.

Faça seus projetos de ar condicionado mais rápido e de modo mais preciso com conjuntos de ferramentas especializados

Além do cálculo de carga térmica, o software realiza o dimensionamento das instalações de Ar Condicionados por dutos e trás ferramentas para detalhamento em seções retangulares, circulares, giroval e elípticas para dutos rígidos e circular para dutos flexíveis. Consulte todos os módulos do PRO-Ar Condicionado.

INCLUA TAMBÉM O MÓDULO OPCIONAL DE EXPORTAÇÃO BIM/IFC

Exportação de projetos em IFC levando todas as informações para softwares BIM.
Com suporte a opção de exportação em formato IFC4, o usuário pode escolher em exportar para IFC2x3 ou IFC4

Saiba mais

VÍDEOS E DEMONSTRAÇÕES

APRESENTAÇÃO GERAL

O PRO-Ar Condicionado é um software para automatizar o projeto de instalações de ar condicionado. Realiza o cálculo da carga térmica utilizando o método RTS sem a necessidade de redesenhar os ambientes, analisa o projeto todo e não apenas ambiente por ambiente. Gera o diagrama de variação da carga térmica ao longo do dia de todos os ambientes ou ambiente por ambiente.

RECURSOS

O PRO-Ar Condicionado é um software para automatizar projetos de instalações de ar condicionado. Integrado na plataforma CAD, reconhece arquivos DWG quanto as paredes e portas automaticamente. É muito fácil de aprender pois é um aplicativo do AutoCAD®. (desde 2004 até versão atual). Calcula a carga térmica por ambiente ou de todo o projeto, dimensiona os dutos pela perda de carga constante ou recuperação da pressão estática e contempla diversas ferramentas para detalhamento do projeto.

EXPORTAÇÃO BIM

Este módulo permite que as redes de dutos de ar condicionado, equipamentos, tubos e conexões elaborados em 3D com o PRO-Ar Condicionado sejam exportadas para softwares BIM no formato IFC. As redes devem estar previamente transformadas em 3D para serem exportadas em BIM.

REQUISITOS DE SISTEMA

Confira a configuração mínima e recomendável de instalação e utilização:

O PRO-Ar Condicionado é um programa que possui interface com softwares CAD (AutoCAD®, ZwCAD®, BricsCAD® ou GStarCAD®PRO), portanto, os requisitos do PRO-Ar Condicionado serão baseados no requisitos do software CAD que você irá utilizar.

Requisitos do PRO-Ar Condicionado Versão 19
Sistemas Operacionais Microsoft Windows® 11, 10, 8.1, 8, 7, Vista. O software PRO-Ar Condicionado é uma aplicação desenvolvida em WINDOWS portanto não funcionará em sistemas operacionais como MACINTOSH e LINUX.
Softwares Possuir uma das versões do AutoCAD® Full (2004 ao 2023) ou do ZwCAD®PRO (2019 ao 2021) ou do BricsCAD®PRO - PRO BIM - PRO MECHANICAL (v18 ao v22) ou do GStarCAD®PRO (2018 ao 2022)
Espaço de armazenamento Espaço livre de 1 GB destinado a instalação do sistema
USB USB 2.0 ou superior com 5 Volts operacional a fim de conectar o hardlock da licença

IDIOMA

O software PRO-Ar Condicionado utiliza o idioma Português Brasil.

Ao instalar o PRO-Ar Condicionado em um dos softwares CAD em inglês ou outros idiomas (AutoCAD®, ZwCAD®PRO, BricsCAD®PRO ou GStarCAD®PRO), as ferramentas do PRO-Ar Condicionado permanecem em português Brasil, tanto nas telas, relatórios, desenhos e linhas de comando.

ASSISTA NOSSOS PRÓXIMOS EVENTOS

Webinar

A MULTIPLUS oferece apresentações gratuitas de seus softwares através de seminários ao vivo on-line (Webinars) possibilitando a interação entre o participante e nossos engenheiros especialistas. Nestes webinars são elaborados ao vivo projetos didáticos completos, mostrando os avançados recursos e facilidade de utilização do software.


Assista uma demonstração ao vivo do software
PRO-Ar Condicionado (GRÁTIS)

SUPORTE E APRENDIZADO

Portal do usuário

A MULTIPLUS disponibiliza aos usuários de seus softwares, um login e senha de acesso ao Portal do Usuário. Nele você encontra um vasto conteúdo de aprendizado e utilização do PRO-Ar Condicionado. Dentre eles destacamos o Livro Virtual, apresentando textos e vídeos que mostram como aprender a utilizar o software em seus projetos de instalações de ar condicionado.

Apresenta também FAQs com as dúvidas mais frequentes, mostrando um roteiro passo a passo auxiliando o usuário a solucionar sua dúvida.

Suporte

Oferecemos a melhor equipe de engenheiros especializados em prestar o serviço de suporte técnico solucionando dúvidas auxiliando na instalação e utilização do software, através do Portal exclusivo.

O usuário poderá enviar a sua dúvida técnica através do Portal. O serviço de suporte técnico será prestado de forma gratuita durante o período de 3 meses após a compra do software. Após este período, o usuário terá a opção de adquirir o serviço de suporte técnico por um mês ou por um tempo pré-determinado quando necessitar.

O horário de atendimento das dúvidas inseridas no Portal do Usuário é de segunda-feira à sexta-feira das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h exceto feriados.

Cursos

O curso do PRO-Ar Condicionado está disponível na plataforma Online PORTAL do USUÁRIO da MULTIPLUS, 24 horas, todos os dias, com acesso por tempo ilimitado, para que o usuário do PRO-Ar Condicionado possa aproveitar ao máximo o vasto conteúdo, na velocidade e disponibilidade de seus horários, podendo rever as aulas quantas vezes desejar e aprimorar suas habilidades com o software.

O PORTAL do USUÁRIO da MULTIPLUS só terá o acesso bloqueado se o usuário tiver alguma pendência financeira ou operacional com a MULTIPLUS.

POR QUE USAR O PRO-Ar Condicionado

O PRO-Ar Condicionado é muito fácil de utilizar, por ser um software que requer uma ferramenta CAD, todos os conceitos de uso dessa ferramenta são aplicados também no software PRO-Ar Condicionado.

Integrado ao CAD, reconhece automaticamente as linhas como paredes e a quebra de continuidade da linha como portas facilitando a atribuição de parâmetros como fator de transmissão de calor, parede externa com insolação ou na sombra, porta aberta ou fechada do tipo giratória, vai e vem, etc. Permite posicionar as janelas, definir o tipo de vidro, proteções como persianas, toldos, quanto ao fator de sombreamento. Pode-se também identificar os ambientes quanto ao uso para cálculo da carga térmica.

Todas as características térmicas são facilmente aplicadas e editadas junto aos objetos reconhecidos automaticamente no desenho, contempla um banco de dados com fatores de transmissão de calor das paredes, pisos e tetos, tipos de portas e janelas completamente customizavel pelo usuário. Pela metragem do ambiente é calculado o número de pessoas através de taxas de ocupação devido aos tipos de ambientes. Os resultados de carga térmica podem ser obtidos por ambiente ou de todo o projeto, resultando em um aumento de produtividade já que todos os parâmetros são lidos a partir do modelo.

As seções de dutos podem ser calculadas a partir de um traçado unifilar onde são lançadas as conexões como curvas, desvios, reduções, difusores e junto a eles são aplicadas as vazões de insuflamento obtidos nos cálculos de carga térmica. O método de dimensionamento de dutos é definido pelo próprio usuário que poderá selecionar entre as opções Perda de Carga Constante ou Recuperação da Pressão Estática.

As seções obtidas no dimensionamento de dutos são automaticamente aplicadas nos trechos permitindo a visualização unifilar ou detalhada 2D com a largura do duto. Permite também gerar o 3D com as conexões e seções de dutos retangular, quadrada, circular, giroval ou eliptica. Para detalhamento em 2D ou unifilar em planta ou isométrico traz também tubos e conexões para detalhamento da água gelada, equipamentos de ar condicionado como fan-coil, chiller, package, VRF, cassete, unidades evaporadoras, splits e unidades condensadoras além de permitir ao usuário cadastrar qualquer novo equipamento.

Ao final do projeto o software gera a lista de materiais com todos os componentes utilizados no desenho assim como peças acessórias acopladas aos objetos como mantas de lã junto aos dutos, colas, conjuntos fixadores, etc. Tais listas podem ser geradas no próprio desenho, em arquivos TXT, RTF, HTML e exportadas para Excel para fins de orçamento.

O módulo opcional de exportação BIM/IFC é outro diferencial proporcionando benefícios em custos, tempo e reaprendizagem, todos os projetos de instalações de ar condicionado em 3D elaborados com o software podem simplesmente ser exportados aos novos softwares BIM em formato IFC com todas as informações do objeto proporcionando alta produtividade em projetos BIM.

Ferramentas específicas em cada etapa dos seus PROJETOS DE AR CONDICIONADO

Conheça os principais recursos do PRO-Ar Condicionado.

O software PRO-Ar Condicionado possui recursos exclusivos para desenvolver seus projetos de instalações residenciais, prediais e comerciais dos equipamentos de ar condicionado e equipamentos. O software possui recursos que facilitam a criação dos seus projetos dentre eles podemos destacar:

CÁLCULO DA CARGA TÉRMICA

O PRO-Ar Condicionado é um software para o cálculo da carga térmica utilizando o método Séries Temporais Radiativas (RTS) proposto e recomendado pela American Society of Heating, Refrigerating and Air-conditioning Engineers (ASHRAE) sem a necessidade de redesenhar os ambientes, realiza o cálculo da carga térmica através das características atribuídas nas paredes como parede internas ou externa com insolação ou na sombra, das portas sendo porta aberta ou fechada do tipo giratória, vai e vem, etc, janelas definindo o tipo de vidro, proteções como persianas, toldos, quanto ao fator de sombreamento, piso, teto, na utilização do ambiente, quanto a posição do norte e a latitude da edificação no hemisfério sul.

Já vem com um amplo cadastro na base de dados trazendo as características térmicas de diversos tipos de revestimentos, vidros, tijolos quanto ao respectivo fator U de transmissão de calor que pode ser editado ou cadastrados novos materiais. Pela metragem do ambiente é calculado o número de pessoas através de taxas de ocupação devido aos tipos de ambientes.

A carga térmica pode ser calculada considerando as vazões com taxa de renovação de ar, infiltração e ventilação, apresenta os resultados em Kcal/h, TR ou Btu/h, após o cálculo são geradas a memória de cálculo em TXT e planilhas em excel e no próprio desenho, desenhando no projeto o diagrama com a variação de carga térmica ao longo do dia.

Utiliza em seus cálculos as diversas tabelas de recomendações da ABNT NBR: 16401-1, ABNT NBR: 16401-2 e ABNT NBR: 16401-3.

DIMENSIONAMENTO DE DUTOS

O software PRO-Ar Condicionado possui um catálogo prévio de materiais para dutos e conexões com caracteristicas de rugosidade para cálculo das perdas de cargas lineares e conexões com comprimentos equivalentes para o cálculo das perdas de cargas pontuais. Os dutos são dimensionados a partir das vazões obtidas pelo cálculo da carga térmica ou indicadas pelo usuário. Pode-se dimensionar de modo manual, acumulando as vazões trecho a trecho ou através do traçado unifilar de dutos. No cálculo poderá selecionar o método de cálculo por atrito constante ou recuperação da pressão estática. O PRO-Ar Condicionado irá calcular a dimensão da seção retangular gerando a tabela no desenho com o diâmetro equivalente para seções circulares.

O software reconhece o traçado unifilar dos dubos, conexões e as vazões atribuídos junto aos difusores, calcula acumulando a vazão automaticamente ao longo da rede para dimensionamento dos dutos.

Os resultados são apresentados em tabelas no desenho, TXT ou EXCEL. No dimensionamento as seções calculadas podem ser automaticamente aplicados na instalação em planta 2D que podem ser transformadas em 3D.

BIBLIOTECA DE EQUIPAMENTOS E CONEXÕES

Além dos dutos o PRO-Ar Condicionado também possui uma biblioteca de equipamentos de ar condicionado como as condensadoras, split, cassetes já cadastrados da Carrier, Hitachi, Midea, etc e grelhas e difusores da Tropical, ADLK, TROX, etc , tubos e conexões hidráulicas como registros, válvulas, flanges, curvas, Tês, cotovelos ou joelhos de 90º e 45º, Niples, Uniões, caps, luvas, buchas, adaptadores, uniões, conectores macho e fêmea para detalhar as instalações de água gelada com diversos tipos de materiais como cobre e bronze e que podem ser editados e cadastrados pelo utilizador da maneira que desejar.

LISTA DE MATERIAL

Ao final do projeto de instalação dos equipamentos de ar condicionado, dutos, tubos e conexões o software gera a lista de materiais no projeto a partir da metragem das chapas ou pelo seu peso, lista todos os componentes utilizados no desenho assim como peças e acessórios acoplados aos objetos como mantas de lã junto aos dutos, colas, conjuntos fixadores, etc. Tais listas podem ser geradas no próprio desenho, em arquivos TXT (Bloco de Notas), RTF(Word), HTML e exportadas em CSV(Excel) para fins de orçamento.

DETALHES TÍPICOS DE INSTALAÇÕES

No software PRO-Ar Condicionado vamos também encontrar a biblioteca com diversos blocos para complementar o detalhamento, com desenhos típicos para instalação dos colarinhos, splits e multi Splits, fan coils, Chillers além de permitir o cadastro de seus próprios detalhes dentro do software.

IMPORTAÇÃO DE ARQUIVOS DWG, DWF e DXF

As instalação Ar Condicionados podem ser iniciadas utilizando desenhos arquitetônicos já prontos nos formatos DWG ou DWF ou DXF, e com a ferramenta planta baixa poderá desenvolver a arquitetura com ferramentas facilitadoras para desenho de paredes, portas e janelas no caso de não receber o desenho pronto. Traz támbem ferramentas facilitadoras de cotagem em planta, em vista e em isométrico em seus projetos de instalações Ar Condicionados.