SAP2000   Software para Análise Estrutural e Dinâmica, Linear e Não-Linear por Elementos Finitos

O SAP2000 é um software para Análise Estrutural e Dinâmica, Linear e Não-Linear por Elementos Finitos com interface gráfica 3D orientado a objetos, preparado para realizar, de forma totalmente integrada, a modelagem, análise e dimensionamento do mais vasto conjunto de situações de engenharia de estruturas.

OUÇA O PODCAST DO SAP2000

Visão geral

O SAP2000 é um programa de elementos finitos, com interface gráfica 3D orientado a objetos, preparado para realizar, de forma totalmente integrada, a modelagem, análise e dimensionamento do mais vasto conjunto de situações de engenharia de estruturas.

Conhecido pela flexibilidade quanto ao tipo de estruturas que permite analisar, pelo poder de cálculo e fiabilidade de resultados, o SAP2000 é a ferramenta de trabalho diária para inúmeros engenheiros. A versatilidade em modelar estruturas, permite a sua utilização no dimensionamento de pontes, edifícios, estádios, barragens, estruturas industriais, estruturas marítimas e qualquer outro tipo de infraestruturas que necessitem ser analisadas e dimensionadas.

Relativamente às ações, é possível gerar automaticamente cargas de sismo, vento e veículos, e posteriormente, realizar o dimensionamento e verificação automática de estruturas de concreto armado e protendido, estruturas em perfis metálicos, de alumínio e chapa dobrada a frio, através das normas Europeias, Americanas, Canadenses, Turcas, Indianas, Chinesas, e outras.

As diversas ferramentas e processos desenvolvidos no SAP2000 permitem a análise passo a passo de grandes deformações da estrutura, análise modal através dos vetores próprios Eigen e Ritz, com base na rigidez de casos não-lineares, análise do comportamento catenário em cabos, análise de não-linearidade física com rótulas, elementos de casca não-linear com múltiplas camadas, análise de flambagem e colapso progressivo, utilização de "links" não lineares para controle de tração, amortecimento, isoladores de base e rigidez multilinear ou plástica entre nós nas etapas construtivas.

As análises não lineares podem ser estáticas e/ou em função do tempo, com opções para análise dinâmica FNA (Fast Nonlinear Analysis), com cargas que variam no tempo (time-history) e por integração direta.

Desde simples modelos estáticos utilizados em análises 2D, a modelos mais complexos e de grandes dimensões que requerem análises avançadas não lineares, o programa SAP2000 é a solução mais eficiente e produtiva para os engenheiros de estruturas em geral.

O nome SAP2000 tem sido sinônimo de métodos analíticos de última geração desde sua introdução, há mais de 45 anos.

INTERFACE DE MODELAGEM


Com interface customizável para realizar modelagem, análise, design e relatórios que permite aos usuários definir layouts de janela e layouts de barra de ferramentas.

GRÁFICOS DIRECT X


Visualize de modo ultrarrápido a modelagem 2D e 3D com fly-throughs e rotações rápidas

TÉCNICAS DE MALHAS SOFISTICADAS E EFICIENTES


Notáveis gerações de malhas definidas de forma independente entre frames (barras), shell (cascas) e objetos sólidos

NORMAS DE PROJETO


Projete com as diversas normas para estruturas em aço, de concreto, aço dobrado a frio e estruturas de alumínio.

O melhor para Análise do seu Projeto Estrutural

O SAP2000 oferece aos engenheiros estruturais e projetistas um conjunto inteligente de ferramentas, bem como fluxos de trabalho aprimorados possibilitando trabalhar de modo muito mais eficaz e sendo muito fácil de utilizar, resultando em muito mais produtividade e qualidade em seus projetos para análise por elementos finítos.

Permite uma notável melhoria na apresentação de seus projetos estruturais ao seu cliente, que está cada vez mais exigente em termos de tecnologia e curtos prazos de entrega.

Oferecendo acima de tudo precisão, segurança e confiabilidade em seus projetos estruturais desde simples modelos estáticos utilizados em análises 2D, a modelos mais complexos e de grandes dimensões que requerem análises avançadas não lineares, o programa SAP2000 é a solução mais eficiente e produtiva para os engenheiros de estruturas em geral.

Faça seus projetos estruturais mais rápido e de modo mais preciso com conjuntos de ferramentas especializados

Com interface intuitiva permite que sejam criados modelos estruturais de forma rápida e intuitiva, sem atrasos em função de longo tempo de aprendizagem. Agora você pode aproveitar o poder do SAP2000 para todas as suas tarefas de análise e projeto, incluindo os pequenos problemas do dia a dia. Estruturas complexas podem ser geradas e discretizadas com poderosos modelos embutidos no programa.

CONHEÇA OS RECURSOS OPCIONAIS DE TRABALHO POR PLANOS DO SAP2000

Para atender as diversas situações para análise de estruturas de pequeno a grande porte.
Conheça os recursos que constituem os diferentes níveis do SAP2000 para verificar qual o melhor plano para atender a demanda de análise de seus projetos.

Saiba mais

VÍDEOS E DEMONSTRAÇÕES

APRESENTAÇÃO GERAL

O SAP2000 é um programa de elementos finitos, com interface gráfica 3D orientado a objetos, preparado para realizar, de forma totalmente integrada, a modelagem, análise e dimensionamento do mais vasto conjunto de situações de engenharia de estruturas.

ELEMENTOS SOLIDOS

O SAP2000 possui diversos tipos de elementos para análise. Neste vídeo destacamos o elemento sólido. Útil para modelar objetos tridimensionais em que as condições de carga, limite, propriedades de seção ou reações variam de acordo com a espessura.

ELEMENTOS CASCAS

Os objetos de área podem ser definidos no modelo com comportamento de membrana, de placa e shell. Através de camadas, pode-se definir shells que contêm diferentes materiais e, por isso, um comportamento misto e não linear.

REQUISITOS DE SISTEMA

Confira a configuração mínima e recomendável de instalação e utilização:

O SAP2000 é um programa que possui plataforma própria em ambiente Windows, e os requisitos do SAP2000 serão baseadas em um mínimo.

Requisitos do SAP2000 Versão 23
Sistemas Operacionais Microsoft Windows® 8.1 ou Microsoft® Windows 10 com processador 64 bits
Processador Mínimo: Intel Pentium 4 or AMD Athlon 64 Recomendado: 9th geração Intel Core i5/i7/i9, AMD Ryzen 5/7/9 com arquitetura Zen 2, ou melhor CPU de desktop. Requer CPU de 64-bits
Placa de vídeo Mínimo: Compatível com resolução de 1024 por 768 e cores de 16 bits para o modo gráfico padrão (GDI +). Recomendado: placa de vídeo incorporada com GPU NVIDIA ou equivalente e RAM gráfica dedicada (512 Mb ou maior) para modo gráfico DirectX. A placa deve ser compatível com DirectX 11. O modo gráfico DirectX utiliza totalmente a aceleração de hardware fornecida por uma GPU e RAM gráfica dedicada. Para obter uma melhor qualidade gráfica em termos de suavização de serrilhado e espessura de linha, os recursos de desenho raster do dispositivo devem oferecer suporte à polarização de profundidade.
Memória Mínimo: 8 GB de RAM. Quanto maior a memória RAM menor será o tempo de processamento e obtenção de resultados.
Espaço em disco 6 GB para instalar o software. Será necessário espaço adicional para executar e armazenar arquivos de modelo e resultados de análise, dependendo do tamanho dos modelos. Recomendado: 500 GB ou mais PCIe Solid State Drive (SSD). Unidades externas e de rede não são recomendadas.
Conectividade A ativação, renovação e desativação de licenças, supostamente, para licenças WEB, requer o acesso à internet. A comunicação com o provedor de licenças requer a utilização das portas 80 e 443.

ASSISTA NOSSOS PRÓXIMOS EVENTOS

Webinar

A MULTIPLUS oferece apresentações gratuitas de seus softwares através de seminários ao vivo on-line (Webinars) possibilitando a interação entre o participante e nossos engenheiros especialistas. Nestes webinars são elaborados ao vivo projetos didáticos completos, mostrando os avançados recursos e facilidade de utilização do software.


Assista uma demonstração ao vivo do software
SAP2000 (GRÁTIS)

SUPORTE E APRENDIZADO

Suporte

Oferecemos a melhor equipe de engenheiros especializados em prestar o serviço de suporte técnico solucionando dúvidas auxiliando na instalação e utilização do software.

O horário de atendimento das dúvidas encaminhadas ao suporte técnico é de segunda-feira à sexta-feira das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h exceto feriados.

Aprendizado

Para capacitação do usuário a iniciar o uso do software são oferecidos cursos que são previamente agendados com nossos engenheiros especialistas no SAP2000.

POR QUE USAR O SAP2000

O SAP2000 é muito fácil de utilizar, por ser um software flexivel quanto ao tipo de estruturas que permite analisar, pelo poder de cálculo e fiabilidade de resultados, o SAP2000 é a ferramenta de trabalho diária para inúmeros engenheiros. A versatilidade em modelar estruturas, permite a sua utilização no dimensionamento de pontes, edifícios, estádios, barragens, estruturas industriais, estruturas marítimas e qualquer outro tipo de infraestruturas que necessitem de ser analisadas e dimensionadas.

Relativamente às ações, é possível gerar automaticamente cargas de sismo, vento e veículos, e posteriormente, realizar o dimensionamento e verificação automática de estruturas de concreto armado, perfis metálicos, de alumínio e enformados a frio, através das normas Europeias, Americanas, Canadianas, Turcas, Indianas, Chinesas, e outras.

O SAP2000 tem provado ser o programa estrutural, para uso geral, mais integrado, produtivo e prático do mercado.

As diversas ferramentas de análise e processos desenvolvidos no SAP2000 permitem a consideração de grandes deslocamentos em cada etapa da estrutura, a análise modal através dos vetores próprios Eigen e Ritz, baseada ​​em casos de carga não lineares, a análise do comportamento catenária em cabos, a não linearidade dos materiais (rótulas fiber) e dos objetos de área não lineares (layered shell), a análise de encurvadura ou colapso progressivo, a utilização de "links" não lineares para modelação do atrito, amortecimento, isoladores de base e rigidez multilinear ou plástica entre nós, e finalmente, as fases construtivas. As análises não lineares podem ser estáticas e/ou em função do tempo, com opções para análise dinâmica FNA (Fast Nonlinear Analysis), temporais (time-history) e por integração direta.

Desde simples modelos estáticos utilizados em análises 2D, a modelos mais complexos e de grandes dimensões que requerem análises avançadas não lineares, o programa SAP2000 é a solução mais eficiente e produtiva para os engenheiros de estruturas em geral.

Ferramentas específicas em cada etapa para análise de seus de projetos por ELEMENTOS FINÍTOS

Conheça os principais recursos do SAP2000.

O SAP2000 possui recursos exclusivos para modelagem de seus projetos e realizar a análise por elementos finitos.

MODELAGEM DA ESTRUTURA

O SAP2000 oferece uma interface única para modelar, analisar, dimensionar e gerar relatórios de cálculo. A interface do SAP2000 permite aos utilizadores personalizar e definir os layouts das janelas e barras de ferramentas.

A customizável interface do SAP2000 permite definir a apresentação e disposição das janelas e barras de ferramentas. As janelas e vistas do modelo podem ser manipuladas através das “dockable windows”, proporcionando aos utilizadores uma grande flexibilidade de janelas.

O SAP2000 tem uma vasta seleção de Templates para iniciar rapidamente um novo modelo. O SAP2000 inclui modelos paramétricos para os seguintes tipos de estruturas: vigas simples, treliças 2D e 3D, pórticos 2D e 3D, silos e reservatórios, escadas, estruturas de barragens e tubos.

COMPONENTES ESTRUTURAIS

Na formação da malha de cálculo, o SAP2000 cria automaticamente nós (Joints) nas interseções entre objetos estruturais e nós interiores. Os elementos de barra (Frame) têm incorporada uma formulação que inclui os efeitos de flexão desviada, torção, deformação axial e por esforço transverso. Os objetos de cabo (Cables) geram elementos de comportamento altamente não-linear utilizados para modelar o comportamento de catenária de cabos esbeltos.

Os objetos de protenção (Tendons) são um tipo especial de elemento que pode ser embutidos em outros objetos (barras, áreas, sólidos) para modelar o efeito de protensão. Os objetos de área (Shells) podem ser definidos no modelo com comportamento de membrana, de placa e shell. Os sólidos (Solids) são elementos finitos de oito nós que são utilizados para modelar sólidos tridimensionais, baseados numa formulação isoparamétrica.

O SAP2000 dispõe de variados elementos de ligação (Links) para uma representação mais precisa do comportamento da estrutura. Os utilizadores têm a possibilidade de criar e aplicar rótulas (Hinges) para realizar análises "pushover" no SAP2000. As molas (Springs) consistem em elementos de ligação usados para conectar estaticamente nós da estrutura ao solo, podem ser de natureza linear ou não linear.

AÇÕES CARREGAMENTOS NO SAP2000

O SAP2000 irá gerar automaticamente cargas de vento e sismicas com base em várias Normas Internacionais ou definida pelo usuário.

Possui o gerador de cargas móveis que irá produzir o movimento do veículo de acordo com os "paths" definidos, para determinação das envoltórias máximas de esforços.

Com a função “wave-loading” gera automaticamente na estrutura um carregamento resultante de ondas, fluxo de corrente, flutuabilidade e vento.

Pode-se também definir cargas específicas (User Loads) para se modelar em diversas hipóteses de ações tais como força, momento, deslocamento, temperatura e pressão intersticial.

ANÁLISE E DIMENSIONAMENTO

Os solvers da CSI têm sido utilizados e testados por projetistas ao longo de mais de 35 anos. O "SAPFire Analysis Engine" suporta múltiplos solvers de 64-bits para uma análise otimizada e efetua ambas análises Eigen e Ritz.

O SAP2000 realiza análises lineares estáticas e análises independentes para uma sequência de carregamentos (multi-step). É possível ter diferentes casos de carga aplicados sequencialmente numa estrutura, como por exemplo, cargas móveis, ações da sobrecarga e ondas. As análises dinâmicas do SAP2000 incluem o cálculo de modos de vibração através do Ritz ou Eigen vectors, análise de espectos de resposta e "time-history", tanto para comportamento linear como não linear.

Efetua análise do espectro de resposta, análise temporal não linear, análise P-Delta tendo em conta os efeitos dos esforços de compressão e tração na variação de rigidez transversal dos membros da estrutura. Realiza também a Análise de flambagem, rotula plástica e análises por estágios da construção.

Dimensiona estruturas em aço, concreto armado e protendido, estruturas em alumínio e estruturas em perfis de aço em chapa dobrada.

RELATÓRIOS, VISUALIZAÇÕES E ANIMAÇÃO DOS RESULTADOS

No software SAP2000 é possível apresentar a estrutura deformada devido a qualquer combinação de ações, como também obter animações dos modos de vibração. Visualizar os diagramas de momentos fletores, esforço transverso, esforço axial e deslocamentos, em qualquer ponto de um objeto de barra e para qualquer caso de carga ou combinação.

É possível obter diagramas de trabalho virtual para determinar os elementos estruturais que devem ser reforçados, de forma a melhorar a resposta da estrutura a deslocamentos laterais. Possibilita compor e apresentar tabelas com todos os parâmetros de entrada, resultados de análise e de dimensionamento. O utilizador pode organizar as tabelas arrastando-as para onde desejar. É possivel fazer operações como: ordenar, cortar, copiar e colar para outros programas, e também imprimir ou guardar para Access, Excel, Word, HTML ou TXT.

O SAP2000 permite gerar arquivos de vídeos (.avi) para apresentar visualmente um conjunto de resultados de análises que variam de modo particular por período de tempo, como as análises time-history.

OUTRAS FERRAMENTAS

O otimizador estrutural (Load Optimizer) tem como objetivo determinar a ação ótima para se atingir a resposta estrutural desejada. As ações podem ser aplicadas de forma linear, não linear ou através de faseamento construtivo. Os limites e objetivos podem ser deslocamentos, forças, momentos, entre outros.

O section designer é uma ferramenta incorporada no SAP2000. Permite aos utilizadores a criação de secções genéricas com qualquer geometria e material, incluindo disposição de armaduras. Todas as propriedades das secções, diagramas de interação biaxial e diagramas de momento-curvatura são automaticamente calculados.

O section designer é uma ferramenta incorporada no SAP2000. Permite aos utilizadores a criação de secções genéricas com qualquer geometria e material, incluindo disposição de armaduras. Todas as propriedades das secções, diagramas de interação biaxial e diagramas de momento-curvatura são automaticamente calculados.

IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO

O SAP2000 suporta interoperabilidade com vários programas: Autodesk Revit Structure, AutoCAD (DXF/DWG), Tekla Structure, CIS/2, IFC e SDNF. Também é possível a exportação do modelo para uma base de dados Microsoft Access. O SAP2000 permite ainda a importação de arquivos do FrameWorks Plus, STAAD e STRUDL, caso o utilizador estiver a utilizar outros programas de cálculo.