ARQUIMEDES  Software para orçamento de obras, planejamento e controle

O ARQUIMEDES é um programa de geração de orçamentos de obra, planejamento de atividades, acompanhamento de serviços e controle financeiro. Utilizado para obter os principais documentos de gestão de uma obra, tais como: mapa de quantidades, orçamentos, caderno de encargos, plano de trabalho, cronograma físico-financeiro, relatórios de curva "ABC" e gráficos de curva "S".
Equipado com ferramentas para medições de acompanhamento, gerando comparativos entre serviços orçados e executados.
Trata-se de um sistema diferenciado com estrutura modular, isto significa que o seu conteúdo é constituído por módulos complementares, desenvolvidos com a finalidade de se adequarem às necessidades dos orçamentistas.
A licença do software ARQUIMEDES é permanente, não sendo aluguel, o que resulta num custo-benefício bastante elevado.

OUÇA O PODCAST DO ARQUIMEDES

a partir de 10x de R$ 93,00 no cartão de crédito ou 10% de desconto à vista no boleto ou PIX

Visão geral

O ARQUIMEDES é composto por diversos recursos para cada etapa do orçamento de obras, planejamento e medição. Possui ferramentas facilitadoras de levantamentos direto do CAD e permite realizar o controle de obra. Com as licenças do Arquimedes e em cada uma delas tiver o módulo de acesso simultâneo do orçamento e base de dados, os orçamentistas em grupo poderão elaborar o mesmo orçamento ao mesmo tempo otimizando o trabalho em equipe. Com o módulo de Gestão e mapa de compras é facilitada a produção do mapa de compras e das tabelas comparativas de preço facilitando a tomadas de decisões.

Uma das principais vantagens do ARQUIMEDES está na facilidade de unificação dos orçamentos de várias obras e a interoperabilidade do Arquimedes com modelos elaborados no REVIT facilitando o orçamento do mesmo. Outra vantagem é o acesso ao gerador de preços para obras novas, de reforma ou de infra com diversas composições de serviços e preços de várias regiões do Brasil que podem ser consultadas online e transportada a estrutura da planilha orçamentária em um simples clique e arraste.

Outro diferencial do programa que podemos ressaltar é o módulo PGRCC que permite ao orçamentista elaborar o orçamento de obras e em paralelo informar os residuos produzidos na construção civil, ou utilizar os índices de resíduos já previstos nos geradores de preços produzindo o Plano de Gestão de Residuos da Construção Civil de acordo com a resolução n.º 307/202 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e codificação IBAMA.

O software ARQUIMEDES possui módulos que automatizam a produção de orçamentos de obras estimativos para residências unifamiliares, onde através de um assistente, o orçamentista informa as metragens à construir, quantidades de dormitórios e banhos, tipos de revestimentos, esquadrias com os custos estimados que posteriormente podem ser editados no software. Além do Pré-dimensionador para residências unifamiliares isoladas, também estão disponíveis os módulos Pré-dimensionador para residências unifamiliares entre paredes de divisa, Pré-dimensionador para edifícios multifamiliares isolados, Pré-dimensionador para edifícios multifamiliares entre paredes de divisa, Pré-dimensionador para residências geminadas isoladas, Pré-dimensionador para residências geminadas entre paredes de divisa.

ORÇAMENTOS, PLANEJAMENTOS E MEDIÇÕES


Agilize a montagem de orçamentos de obra com ferramentas de buscas dos serviços, simplifique as alterações sem ter que abrir um monte de telas.

LEVANTAMENTO DIRETO DO CAD


Tire medidas de um desenho sem a necessidade de uma licença CAD. Medidas com precisão que ficam marcados no desenho.

ORÇAMENTO E MEDIÇÃO DE MODELOS DO REVIT


Projete e orce ao mesmo tempo com a interoperabilidade do ARQUIMEDES com o REVIT.

CONTROLE DE OBRAS


Controle os pedidos de compras, cobranças e recebimentos acompanhando os fluxos de caixa.

O melhor para seus Orçamentos de obra, Planejamentos e Medições

O ARQUIMEDES oferece aos engenheiros e arquitetos orçamentistas um conjunto inteligente de ferramentas, bem como fluxos de trabalho aprimorados possibilitando trabalhar de modo muito mais eficaz e sendo muito fácil de utilizar, resultando em muito mais produtividade e qualidade em seus orçamentos de obra.

Permite uma notável melhoria na apresentação de seus orçamentos de obra ao seu cliente, que está cada vez mais exigente em termos de tecnologia e curtos prazos de entrega.

Oferecendo acima de tudo precisão, segurança e confiabilidade de seus orçamentos de obra, planejamento, medição e controle de obra.

Faça seus orçamentos de obra mais rápido e de modo mais preciso com conjuntos de ferramentas especializadas

Além do orçamento de obra, o software realiza também o planejamento com os cronogramas de materiais, mão-de-obra e equipamentos, acompanhamento e controle de obra. Consulte todos os módulos inclusos no ARQUIMEDES.

VÍDEOS E DEMONSTRAÇÕES

ORÇAMENTO, PLANEJAMENTO E MEDIÇÃO

Módulo de elaboração do orçamento de obras que contempla todo núcleo do software, como, geração das planilhas, visualização, introdução dos dados, criação e edição de bases de dados. Interface com arquivos textos ou planilhas que podem ser importadas e exportadas. Contempla também os recursos para elaboração do planejamento e acompanhamento de obra.

LEVANTAMENTO DIRETO DO CAD

Nesta modulação é possível associar aos quantitativos do orçamento de obras um ou mais desenhos CAD afim de serem medidos os comprimentos, áreas, volumes e quantidades. O módulo "Levantamento direto do CAD" requer previamente do módulo de "Orçamento, planejamento e medição".

CONTROLE DE OBRAS

Nesta modulação é possível cadastrar os fornecedores, clientes e contas financeiras para geração do fluxo de caixa da obra. Este módulo é pré-requisito ao módulo "Gestão e mapa de compras". O módulo "Controle de obra" requer previamente do módulo de "Orçamento, planejamento e medição".

ORÇAMENTO E MEDIÇÃO DE MODELO REVIT

O módulo "Orçamento e medição de modelos REVIT" permite vincular ao modelo do REVIT, os códigos de uma base de dados, é necessário o módulo de orçamentos em beneficio de se trabalhar com a interface REVIT. Com os quantitativos gerados no REVIT e associado os códigos de uma base de dados, ao exportar para o Arquimedes já teremos o orçamento da obra com as quantidades do modelo do REVIT.

CONEXÃO DO ARQUIMEDES COM O GERADOR DE PREÇOS DE OBRAS NOVAS

O módulo de Conexão do Arquimedes com o Gerador de Preços Obras Novas permitirá a criação de orçamentos de obras utilizando o Gerador de Preços de Obras Novas, com diversos serviços de construção que podem ser ajustados parametricamente as necessidades da obra, é uma base de dados desenvolvida e atualizada pela CYPE Ingenieros.

PRÉ-DIMENSIONADOR PARA RESIDÊNCIAS UNIFAMILIARES ISOLADAS

Este Pré-dimensionador gera orçamentos estimativos de orçamentos de obra residências unifamiliares isoladas com estrutura de capítulos, serviços e índices quantitativos detalhados que podem ser exportados ao Arquimedes (Software de Orçamentos) ou qualquer outro programa de orçamentos que suporte o formato FIEBDC-3.

REQUISITOS DE SISTEMA

Confira a configuração mínima e recomendável de instalação e utilização:

O ARQUIMEDES é um programa que possui plataforma própria em ambiente Windows, e os requisitos do ARQUIMEDES serão baseadas em um mínimo e o recomendado.

Requisitos mínimos do ARQUIMEDES Versão 2023
Sistemas Operacionais Microsoft Windows® 11, 10, 8.1, 8, 7, Microsoft Windows® Server 2016, 2012, 2008. O software ARQUIMEDES é uma aplicação desenvolvida em WINDOWS portanto não funcionará em sistemas operacionais como MACINTOSH e LINUX.
Processador Intel® i3, i5, i7 ou i9 ou AMD-X2, A8/A10
Memória RAM 32 bits: 4GB ou 64 bits: 8GB
Placa de Vídeo Placa de vídeo 100% compatível com OpenGL 3.3 ou superior com 2 GB de memória de vídeo, recomenda-se a placa de vídeo NVIDIA (GeForce) com drivers atualizados de acordo com o modelo do processado.
Resolução 1024x768 pixels
Espaço em disco Espaço livre de 17,5 GB, recomenda-se SSD
Ativação da licença Conexão permanente de internet (Licença eletrônica) por protocolo TCP/IP

Requisitos recomendados do ARQUIMEDES Versão 2023
Sistemas Operacionais Microsoft Windows® 11, 10, Microsoft Windows® Server 2016
Processador Intel Core i7, Intel Core i5 ou AMD compatível
Memória RAM 32 bits: 8GB ou 64 bits: 8GB
Placa de Vídeo Placa de vídeo 100% compatível com OpenGL 3.3 ou superior com 2 GB de memória de vídeo ou NVIDIA GeForce GTX 1060 ou superior
Resolução 1600x1050 pixels
Espaço em Disco Espaço livre de 23,6 GB para instalação e mais 2 GB para utilização, recomenda-se SSD
Ativação da licença Conexão permanente de internet (Licença eletrônica) por protocolo TCP/IP

IDIOMAS

Confira os idiomas disponíveis para instalação do ARQUIMEDES:

O ARQUIMEDES pode ser instalado em catalã, português (Portugal), português (Brasil), espanhol, espanhol argentino, espanhol mexicano, francês e inglês.

CONFIRA NOSSOS PRÓXIMOS EVENTOS

Webinar

A MULTIPLUS oferece apresentações gratuitas de seus softwares através de seminários ao vivo on-line (Webinars) possibilitando a interação entre o participante e nossos engenheiros especialistas. Nestes webinars são elaborados ao vivo projetos didáticos completos, mostrando os avançados recursos e facilidade de utilização do software.


Assista uma demonstração ao vivo do software
ARQUIMEDES (GRÁTIS)

SUPORTE E APRENDIZADO

Portal do usuário

A MULTIPLUS disponibiliza aos usuários de seus softwares, um login e senha de acesso ao Portal do Usuário. Nele você encontra um vasto conteúdo de aprendizado e utilização do ARQUIMEDES. Dentre eles destacamos o Livro Virtual, apresentando textos e vídeos que mostram como aprender a utilizar o software em seus projetos estruturais de concreto.

Apresenta também FAQs com as dúvidas mais frequentes, mostrando um roteiro passo a passo auxiliando o usuário a solucionar sua dúvida.

Suporte

Oferecemos a melhor equipe de engenheiros especializados em prestar o serviço de suporte técnico solucionando dúvidas auxiliando na instalação e utilização do software, através do Portal exclusivo.

O usuário poderá enviar a sua dúvida técnica através do Portal. O serviço de suporte técnico será prestado de forma gratuita durante o período de 3 meses após a compra do software. Após este período, o usuário terá a opção de adiquirir o serviço de suporte técnico por um mês ou por um tempo pré-determinado quando necessitar.

O horário de atendimento das dúvidas inseridas no Portal do Usuário é de segunda-feira à sexta-feira das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h exceto feriados.

Cursos

Os cursos do ARQUIMEDES estão disponíveis na plataforma Online PORTAL do USUÁRIO da MULTIPLUS, 24 horas, todos os dias, com acesso por tempo ilimitado, para que o usuário do ARQUIMEDES possa aproveitar ao máximo o vasto conteúdo, na velocidade e disponibilidade de seus horários, podendo rever as aulas quantas vezes desejar e aprimorar suas habilidades com o software.

O PORTAL do USUÁRIO da MULTIPLUS só terá o acesso bloqueado se o usuário tiver alguma pendência financeira ou operacional com a MULTIPLUS.

POR QUE USAR O ARQUIMEDES

O Arquimedes é um software que agrega facilidade e versatilidade no processo de orçamentação. Ele se adequa às necessidades dos usuários por meio dos módulos que podem ser adicionados ao sistema, proporcionando as melhores soluções para o dia a dia dos orçamentistas e construtoras. O programa é fácil de usar, confere agilidade aos processos de composições de serviço, orçamentação de obra, financeiros e é uma ótima opção pra quem procura potencializar o seu negócio.

Uma das principais vantagens do ARQUIMEDES está na agilidade na localização, lançamento e visualização de itens, tanto do orçamento de obra quanto das bases de preços e composições. Não possui limitações quanto à quantidade de tópicos, composições, números de insumos e quantidade de textos descritivos.

O ARQUIMEDES possui diversas bases de composições de serviço com mais de 10.000 itens cadastrados. Possui as mais completas bases de preços e composições do mercado brasileiro: SINAPI, CEHOP, DERSA, DESO, FDE, SABESP, SANEPAR, SAP, SEINFRA, SEOP, SIURB, CDHU e etc.

Outra vantagem está no módulo de "Acesso simultâneo do orçamento e base de dados" onde você pode cadastrar uma equipe de orçamentistas e selecionar grupos distintos pra cada função, permite também atribuir as permissões de controle do módulo e definir quem será o administrador principal do orçamento. Este módulo é recomendado aos clientes com mais de 1 licença do Arquimedes em rede local possibilitando a elaboração de um mesmo orçamento simultaneamente por vários orçamentistas ao mesmo tempo.

Com o módulo adicional "Unificação dos orçamentos de várias obras" é possível carregar orçamentos distintos afim de unificar em um único orçamento de um empreendimento por exemplo. Caso as alterações efetuadas nos orçamentos parciais, por exemplo, de um apartamento, automaticamente o orçamento do empreendimento, do prédio, é atualizado.

O módulo adicional "Levantamento direto do CAD" possibilita associar, aos quantitativos do orçamento, um ou mais desenhos elaborados em plataforma CAD.

Ferramentas específicas em cada etapa dos seus ORÇAMENTOS DE OBRA

Conheça os principais recursos e módulos do ARQUIMEDES.

O software ARQUIMEDES possui recursos e módulos exclusivos afim de desenvolver seus orçamentos de obra. O software possui recursos e módulos que facilitam a criação dos seus orçamentos dentre eles podemos destacar:

ORÇAMENTOS, PLANEJAMENTOS E MEDIÇÕES

Este é o módulo básico do software ARQUIMEDES de elaboração do orçamento de obra que contempla todo núcleo do software, como, geração das planilhas, visualização, introdução dos dados, criação e edição de bases de dados. Interface com arquivos textos ou planilhas que podem ser importadas e exportadas. Contempla também os recursos de elaboração do planejamento e acompanhamento de obra.

Um de seus diferenciais tornando o ambiente de trabalho no software ARQUIMEDES de modo mais agradável e visual e nas bases de dados ou orçamentos associar informações gráficas como fotos, imagens de produto,facilitando ao cliente a compreensão e a comprovação de qualidade dos serviços ou insumos que está trabalhando. Estas também podem ser impressas junto ao orçamento.

Outro recurso facilitador é que a partir do orçamento, podemos rapidamente elaborar o planejamento da obra, é possível na mesma obra criar diversos planos. Toda a relação de serviços lançados no orçamento são exportados para a tela de planejamento, permitindo acrescentar novas tarefas que não fazem parte do escopo do orçamento mas existem e podem provocar atrasos na execução da obra.

LEVANTAMENTO DIRETO DO CAD

Nesta modulação é possível associar aos quantitativos do orçamento um ou mais desenhos CAD afim de serem medidos os comprimentos, áreas, volumes e quantidades. O módulo "Levantamento direto do CAD" requer previamente do módulo de "Orçamento, planejamento e medição".

No módulo "Levantamento direto do CAD" é possível carregar desenhos previamente elaborado em CAD nas extensões DXF, DWG, DWF, ou imagens nas extensões JPG, JPEG, BMP, WMF, EMF e PCX. Em arquivos de CAD é possível gerenciar os layers quanto a estarem visíveis ou não, ajustar a escala do desenho, separar região em camadas por andar, sobrepor os arquivos e controlar quais ficaram ativos. Por ser um desenho vetorial, automaticamente teremos a precisão de medidas. Em arquivos de imagem como JPEG e outras extensões, o módulo "Levantamento direto do CAD" permite ajustar a imagem para uma dimensão conhecida permitindo então efetuar levantamentos aproximados.

No levantamento são encontradas as ferramentas de quantidades, comprimentos retilíneos, poligonais ou curvos, áreas retangulares, poligonais ou circulares, de superfícies verticais no caso de paredes informando sua altura, e volumes. Pode-se ainda considerar dimensões negativas para descontar área do vão de uma porta da área da parede por exemplo.

No módulo Levantamento direto do CAD, os desenhos ficam vinculados ao orçamento, na quantidade de um ou mais serviços, reduzindo erros no levantamento e facilitando o rastreamento de onde surgiram tais quantidades. Com o clique duplo sobre a medida, automaticamente se visualiza o desenho destacando na tela a cota selecionada na tabela. Este módulo também pode ser usado no acompanhamento/medições da obra demarcando sobre a arquitetura o que já se encontra executado por exemplo.

ORÇAMENTO E MEDIÇÃO DE MODELOS DO REVIT

O módulo "Orçamento e medição de modelos REVIT" é essencial para quem precisa projetar e já orçar ao mesmo tempo. Com este módulo, a interoperabilidade entre Arquimedes e Revit é bem dinâmica, ao projetar no Revit cadastra-se junto as famílias os códigos de bases de dados que desejar, os elementos são quantificados e exportados ao ARQUIMEDES trazendo os custos.

No software ARQUIMEDES podemos também visualizar os elementos que foram associados para aquele serviço, caso o elemento no REVIT tenha sofrido um aumento ou redução da quantidade o mesmo pode ser atualizado no ARQUIMEDES. Pode-se também no ARQUIMEDES trocar a composição de serviço pré-definida na família do REVIT e analisar o custo benefício em adotar tal nova solução construtiva.

É instalado um Plugin dentro do REVIT para se ter esta interoperabilidade com o ARQUIMEDES.

Outra forma de trabalho é quando temos dois profissionais, um responsável pela Arquitetura no REVIT e outro profissional que vai utilizar o ARQUIMEDES. Com este Plugin é possível exportar a estrutura de elementos do REVIT com seus quantitativos em um arquivo compatível podendo ser carregado dentro de um orçamento no ARQUIMEDES, onde o profissional de orçamentos fará a correlação de elementos REVIT para as respectivas composições de serviço no ARQUIMEDES. Caso ocorra alguma alteração na arquitetura, se exporta novamente o arquivo para se atualizar no ARQUIMEDES.

CONTROLE DE OBRAS

Nesta modulação é possível cadastrar os fornecedores, clientes e contas financeiras para geração do fluxo de caixa da obra. Este módulo é pré-requisito ao módulo "Gestão e mapa de compras". O módulo "Controle de obra" requer previamente do módulo de "Orçamento, planejamento e medição".

Através do lançamento das cobranças recebidas dos fornecedores e das cobranças emitidas aos clientes é possível um controle financeiro que se resume nos seguintes pontos: desvios de preços e quantidades dos fornecimentos entre o orçado e o executado, fluxo de caixa através da geração de vencimentos; estado de contas com fornecedores e clientes, incluindo os valores pagos e pendentes, através da geração de vencimentos.

O controle de compras inclui o nível financeiro e permite o lançamento de pedidos, com os quais se consegue controlar preços e quantidades dos fornecimentos nas cobranças, relativamente aos dados dos pedidos, e informação relativamente aos elementos fornecidos pelos fornecedores (totais pedidos, faturados, etc.).

Permite a geração automática de cotação ou pedidos a partir dos recursos do orçamento de obra e respectivas quantidades.

Com o controle financeiro por centros de custo, através da baixa de fornecimentos a serviços ou capítulos é possível conhecer, a cada momento: custos reais de execução e desvios relativamente ao orçamento de estudo ou de venda; lucro real até à data e lucro previsto no final da obra, para cada serviço, capítulo e total do orçamento.

Com a opção multiobra, quando se têm abertas várias obras pode-se editar simultaneamente todos os documentos de entrada (cotações, pedidos e cobranças), independentemente da obra selecionada como atual. Quando se editam os fornecimentos pode-se adicionar fornecimentos de outras obras ou reatribuir a obra de origem do fornecimento.

É possível obter o relatório da análise de obra, estado de contas, comparativo de preços, desvios entre projeto e execução, histórico de fornecimentos, estado de cobranças, vencimentos, consumos, estado de execução, lucro real e previsto.

PGRCC PLANO DE GESTÃO DE RESIDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Com este módulo e o módulo de interface com o gerador de preços ao Arquimedes, são gerados automaticamente relatórios com o estudo de gestão de resíduos da construção e demolição ao se elaborar os orçamentos de obra de acordo com a resolução n° 307/202 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Além de relacionar os resíduos automaticamente, também é possível acrescentar manualmente outros produtos não previstos.

Ele requer o módulo de Conexão ao Gerador de preços. As composições de serviços dos geradores de preço de Obras Novas e Reformas apresentam os índices unitários de resíduos gerados pelo serviço e que ao serem utilizados na elaboração do orçamento no Arquimedes, automaticamente serão calculadas as quantidades de resíduos gerados na construção. Para estas estimativas serem carregadas no Arquimedes é necessário o módulo "Conexão com o Gerador de Preços" de Obras Novas, de Reformas e ou de Infraestrutura.

Após a exportação dos serviços do Gerador de Preços de Obras Novas ou Reformas, no Arquimedes teremos a adição da coluna GR , ao clicar neste campo, teremos na região inferior da tela a relação dos resíduos classificados conforme a Resolução n° 307/202 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Apesar de já ser gerada a relação de resíduos nos serviços conforme CONAMA, ao importar do gerador de preços, o usuário tem total liberdade de acrescentar outros resíduos que lhe for conveniente através da seleção dos resíduos classificados conforme a Resolução n° 307/202 e codificados conforme padrão IBAMA.

As informações quantitativas são apresentadas em relatórios que podem ser impressos e exportados em TXT, PDF, HTML, RTF, DOCX, XLSX e produzir o documento prescrito pela Resolução n° 307/2002 do CONAMA com a classificação dos resíduos e respectivas quantidades com medidas de coleta no canteiro da obra para que sejam destinados aos centros de reciclagem ou aterros apropriados para cada tipo de resíduo.

GERADORES DE PREÇOS

O Gerador de preços é uma base de dados paramétrica e interativa, absolutamente inovadora, dinâmica, que escolhendo os materiais, equipamentos e processos construtivos apresentados, permite obter especificações técnicas de trabalhos, planilhas de custo e instruções de utilização e manutenção.

O seu sistema paramétrico foi desenhado para contemplar a grande maioria das opções tipológicas, geográficas e econômicas que influenciam o custo final da obra, ao mesmo tempo que integra produtos de fabricantes com todas as suas características.

O software ARQUIMEDES incorpora ajustes paramétricos que permitem ter em conta a zona geográfica na qual se vai executar o projeto e os preços de mercado correspondentes.

No rendimento da mão de obra e equipamento contabiliza, para as obras novas, superfície total construída, número de pisos, superfície do piso tipo, acessibilidade, topografia, tipologia e geometria da planta.

Nos preços dos materiais e dos equipamentos contabiliza, para as obras novas, as superfície total construída e as condições de mercado.

O sistema de classificação segue o esquema capítulo, subcapítulo e insumos. Inclui os capítulos correspondentes a segurança e saúde, controlo de qualidade, gestão de resíduos, bem como materiais e soluções construtivas atuais. O software inclui um número reduzido de artigos em cada seção, facilitando a consulta.

As composições de serviço estão desenvolvidos com um número elevado de parâmetros e que estão organizados de modo a propor as alternativas de combinações que sejam razoáveis.

As informações do preço composto compreendem uma descrição completa do trabalho e operações incluídas bem como rendimentos de materiais, equipamento e mão de obra necessários. Está ainda incluído neste separador o custo de manutenção decenal e normas.

Trata-se de uma ferramenta aplicável a diferentes fases do processo de construção, logo dirigida a diversos profissionais. Tanto o projetista na execução do projeto, como o construtor ao obter as melhores opções para a tomada de decisão sobre os produtos.

PRÉ-DIMENSIONADORES PARA EDIFICAÇÕES

Os Pré-dimensionadores são softwares que trabalham de maneira integrada com o ARQUIMEDES ou de maneira isolada que geram automaticamente medições e estimativas orçamentais de edifícios, de casas e residências germinadas, com características específicas definidas pelo utilizador.

Existem seis pré-dimensionadores à disposição:

  • Pré-dimensionador para residências unifamiliares isoladas
  • Pré-dimensionador para residências unifamiliares entre paredes de divisa
  • Prédimensionador para edifícios multifamiliares isolados
  • Pré-dimensionador para edifícios multifamiliares entre paredes de divisa
  • Pré-dimensionador para residências germinadas isoladas
  • Prédimensionador para residências germinadas entre paredes de divisa

Cada um dos pré-dimensionadores solicita ao utilizador um número reduzido de dados, com base nestes dados gera automaticamente uma excelente aproximação das quantidades, obtém do Gerador de preços os serviços, rendimentos e preços e apresenta como resultado uma estimativa orçamental ajustada ao mercado, incluindo o custo de manutenção decenal por inetrmédio de um módulo evndido separadamente.

As questões colocadas ao utilizador apresentam-se de modo sequencial, pelo que a utilização destes programas não representa nenhuma dificuldade.

Os pré-dimensionadores oferecem a grande vantagem de efetuarem a estimativa orçamental de um edifício independentemente da existência dos projetos de arquitetura e engenharia, baseando-se simplesmente num reduzido número de dados.

As suas potentes rotinas de pré-dimensionamento de estruturas, instalações, equipamentos, etc., geram medições com um excelente grau de aproximação àquela que será a solução final, após a realização dos projetos, dando origem aos orçamentos estimativos que podem ser ajustados à realidade no ARQUIMEDES. O utilizador pode fornecer ao cliente, in situ e de modo imediato, a informação que este deseja conhecer: “Quanto me vai custar a construção destas residências?”.

Permite conhecer de forma imediata as repercussões econômicas de outras soluções construtivas. A identificação dos capítulos e respectivos serviços feita pelos pré-dimensionadores, é um elemento fundamental para a elaboração posterior, caso haja necessidade, do orçamento de obras a realizar com base nas medições do projeto final de arquitetura e engenharia, evitando erros e omissões de serviços ou parte destes.

Também na comparação com outros orçamentos de obras, o orçamento estimativo dos pré-dimensionadores, é muito importante para a aferição de resultados devido ao seu rigor na identificação dos capítulos e serviços necessários.