CSiPLANT Software para projeto integrado de tubulações e estruturas por elementos finitos
CSiPlant é um software de engenharia para análise e projeto de sistemas de tubulação integrados com estruturas de barras, incluindo verificação com as Normas de Tubulação e Estruturas Metálicas, com fatores de flexibilidade e intensificação que são automaticamente calculados e aplicados. CSiPlant oferece uma tecnologia avançada de análise estrutural para engenheiros estruturais e de tubulação que trabalham nas indústrias de geração de energia, de processo, oleodutos e offshore.
Visão geral
O CSiPlant utiliza elementos finitos e de barras, vários tipos de suporte de tubulação e técnicas de modelagem que já são familiares aos engenheiros de estruturas e de tubulação que trabalham nas indústrias de processo e geração de energia.
O software CSiPlant é uma grande inovação oferecendo uma nova geração de recursos que somente ele possui para análise e projeto integrado de tubulação e estrutura.

Com recursos de desenho, permite elaborar modelos de tubulações e conexões estruturais que podem ser modificados rapidamente usando ferramentas de desenho semelhantes a CAD que se ajustam a objetos, intersecções de grade e eixos globais. Além disso, o CSiPlant oferece rotulagem alfanumérica automática de pontos e elementos de nós, comandos intuitivos de inserção e atribuição e atalhos de teclado, permitindo que os engenheiros utilizem uma variedade de opções de modelagem para construir, modificar e revisar rapidamente seus modelos de análise.
O CSiPlant integra muitas utilidades de desenho para melhorar a experiência de modelagem, incluindo a criação automática de cotovelos/redutores/Tês e a geração de múltiplos suportes/links em qualquer ponto.
As vistas em planta e as elevações são gerados automaticamente em cada linha de grelha, permitindo uma navegação rápida pelo modelo.
Podem ser definidos no CSiPlant muitos diferentes suportes , incluindo âncoras, guias, batentes de linha, batentes verticais, suportes de haste, amortecedores e suportes de mola. Cada um pode ser aplicado como suporte de 1 ou 2 pontos para conectar a outras partes do modelo. Os usuários podem especificar folgas, atrito, amortecimento e rigidez linear ou não linear da mola em cada direção de atuação e criar bibliotecas de suporte de tubulação personalizadas para reutilização e padronização.
Nos tubos podem ser aplicadas as propriedades de isolamento, revestimento, conteúdo do tubo e tipo de revestimento. Podem ser desenhados com vários tipos de cotovelos de 90º ou 45º, redutores e tês. Você pode alterar o raio do cotovelo, remover/atualizar redutores e alterar o tamanho da ramificação em T.
MODELAGEM DA TUBULAÇÃO
Melhore a sua experiência de modelagem, o CSiPlant faz a criação automática de cotovelos/redutores/Tês e a geração de múltiplos suportes/links em qualquer ponto.
SUPORTES DE FIXAÇÃO
Podem ser definidos vários tipos de suportes no CSiPlant como ancoragens, guias, suportes verticais e horizontais, amortecedores e suportes por hastes ou mola.
SEQUENCIAMENTO DE CARGA NÃO LINEAR
Obtenha automaticamente o pior caso de reação e tensão na passagem dos fluidos na tubulação.
ANÁLISE DE FLAMBAGEM E DEFORMAÇÃO
A flambagem e deformação podem facilmente ser analisadas na tela por qualquer situação de carregamento ou combinação ou através de animações.
O melhor no seus Projetos integrados de tubulação e estruturas
O CSiPLANT oferece aos engenheiros estruturais e projetistas um conjunto inteligente de ferramentas, bem como fluxos de trabalho aprimorados possibilitando trabalhar de modo muito mais eficaz e sendo muito fácil de utilizar, resultando em muito mais produtividade e qualidade para análise e projeto de sistemas de tubulação integrados com estruturas de barras.
Permite uma notável melhoria na apresentação de seus projetos de tubulações ao seu cliente, que está cada vez mais exigente em termos de tecnologia e curtos prazos de entrega.
Oferecendo acima de tudo precisão, segurança e confiabilidade de seus projetos de análise de tubulação industrial, considerando verificação com Normas de Tubulação e Estruturas Metálicas, com fatores de flexibilidade e intensidade que são automaticamente calculados e aplicados.
Faça seus projetos de análise de tubulação mais rápido e de modo mais preciso com conjuntos de ferramentas especializados
Além da análise da tubulação o CSiPlant proporciona tecnologia de análise integrada e avançada aos engenheiros de “piping” e de estruturas que trabalham nos setores de processos industriais, energia, condutas e offshore.
VÍDEOS E DEMONSTRAÇÕES
O CSiPLANT é um software para para projeto integrado de tubulações e estruturas por elementos finitos. É um software de engenharia para análise e projeto de sistemas de tubulação integrados com estruturas de barras, incluindo verificação com as Normas de Tubulação e Estruturas Metálicas, com fatores de flexibilidade e intensificação que são automaticamente calculados e aplicados. CSiPlant oferece uma tecnologia avançada de análise estrutural para engenheiros estruturais e de tubulação que trabalham nas indústrias de geração de energia, de processo, oleodutos e offshore.
O software CSiPlant é uma grande inovação oferecendo uma nova geração de recursos que somente ele possui para análise e projeto integrado de tubulação e estrutura. Inovador no conceito de trabalho facilitando a comunicação entre os engenheiros de tubulação (CSiPlant) e engenheiros estruturais (SAP2000).
Saiba mais sobre o software CSiPlant de projeto e análise de tensão de tubo, software integrado para engenharia de análise de tensão de tubo integrado as estruturas nas indústrias de energia e processo.
REQUISITOS DE SISTEMA
Confira a configuração mínima e recomendável de instalação e utilização:
O CSiPlant é um programa que possui plataforma própria em ambiente Windows, e os requisitos do CSiPlant serão baseadas em um mínimo.
Requisitos do CSiPlant V8 | |
---|---|
Sistemas Operacionais | Microsoft® Windows 10 ou Microsoft® Windows 11 com processador 64 bits |
Processador | Mínimo: Intel Pentium 4 or AMD Athlon 64 Recomendado: 9th geração Intel Core i5/i7/i9, AMD Ryzen 5/7/9 com arquitetura Zen 2, ou melhor CPU de desktop. Requer CPU de 64-bits |
Placa de vídeo | Mínimo: Compatível com resolução de 1024 por 768 e cores de 16 bits para o modo gráfico padrão (GDI +). Recomendado: placa de vídeo incorporada com GPU NVIDIA ou equivalente e RAM gráfica dedicada (512 Mb ou maior) para modo gráfico DirectX. A placa deve ser compatível com DirectX 11. O modo gráfico DirectX utiliza totalmente a aceleração de hardware fornecida por uma GPU e RAM gráfica dedicada. Para obter uma melhor qualidade gráfica em termos de suavização de serrilhado e espessura de linha, os recursos de desenho raster do dispositivo devem oferecer suporte à polarização de profundidade. |
Memória | Mínimo: 8 GB de RAM. Quanto maior a memória RAM menor será o tempo de processamento e obtenção de resultados. |
Espaço em disco | 6 GB para instalar o software. Será necessário espaço adicional para executar e armazenar arquivos de modelo e resultados de análise, dependendo do tamanho dos modelos. Recomendado: 500 GB ou mais PCIe Solid State Drive (SSD). Unidades externas e de rede não são recomendadas. |
Conectividade | A ativação, renovação e desativação de licenças, supostamente, para licenças WEB, requer o acesso à internet. A comunicação com o provedor de licenças requer a utilização das portas 80 e 443. |
ASSISTA NOSSOS PRÓXIMOS EVENTOS
Webinar
A MULTIPLUS oferece apresentações gratuitas de seus softwares através de seminários ao vivo on-line (Webinars) possibilitando a interação entre o participante e nossos engenheiros especialistas. Nestes webinars são elaborados ao vivo projetos didáticos completos, mostrando os avançados recursos e facilidade de utilização do software.
SUPORTE E APRENDIZADO
SuporteOferecemos a melhor equipe de engenheiros especializados em prestar o serviço de suporte técnico solucionando dúvidas auxiliando na instalação e utilização do software.
O horário de atendimento das dúvidas encaminhadas ao suporte técnico é de segunda-feira à sexta-feira das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h exceto feriados.
Aprendizado
Para capacitação do usuário a iniciar o uso do software são oferecidos cursos que são previamente agendados com nossos engenheiros especialistas no CSiPlant.
POR QUE USAR O CSiPlant
O CSiPLANT é muito fácil de utilizar, por ser um software com muitos utilitários de desenho incorporados para aprimorar a experiência de modelagem, incluindo a criação automática de cotovelos/redutores/Tes e a geração de vários suportes/links em qualquer ponto.
As diversas bibliotecas, incluindo centenas de materiais/curvas ASME B31.3, materiais/seções de perfis do SAP2000, tubulação ASME B36.10(w/m), flanges Texas e válvulas Velan para serem inseridas no projeto de análise da tubulação.
Outra vantagem que encontramos são as ferramentas de geração automatica das vistas de plantas e elevações, são geradas automaticamente em cada linha de grade para permitir a navegação rápida do modelo.
O CSiPlant permite a integração entre modelos de tubulações e programas de análise estrutural. Importe um modelo detalhado de análise estrutural do SAP2000 para o CSiPlant e conecte-o automaticamente ao modelo de tubulação para uma análise não linear integrada e respectivo dimensionamento. Importe geometria a partir de um arquivo CII.
Ferramentas específicas em cada etapa dos seus de projetos de análise integrado de TUBULAÇÕES INDUSTRIAIS E ESTRUTURAS
Conheça os principais recursos do CSiPLANT.
O CSiPLANT possui recursos exclusivos para desenvolver análise e projeto integrado de sistemas de tubulações e estruturas de barras, que inclui verificações de conformidade por normas de tubulações com fatores de intensificação de tensão e flexibilidade que são calculados e aplicados automaticamente.
MODELAGEM DA TUBULAÇÃO
O CSiPlant integra muitas utilidades de desenho para melhorar a experiência de modelagem, incluindo a criação automática de cotovelos/redutores/Tês e a geração de múltiplos suportes/links em qualquer ponto. As vistas em planta e as elevações são geradas automaticamente em cada linha de grelha, permitindo uma navegação rápida pelo modelo.
Possui ampla biblioteca, incluindo centenas de materiais/curvas ASME B31.3, materiais/seções de perfis do SAP2000, tubos ASME B36.10 (W/m), flanges Texas e válvulas Velan. Os hardwares de aceleradores gráficos DirectX permitem a navegação de modelos com rotações rápidas e múltiplos modos de visualização, incluindo linhas simples, linhas duplas e vistas extrudadas.
SUPORTES DE FIXAÇÃO
Podem ser definidos vários tipos de suportes diferentes no CSiPlant, incluindo ancoragens, guias, batentes, suportes verticais, amortecedores e suspensão por varão ou mola. Cada um pode ser aplicado como um suporte de 1 ou 2 pontos para se conectar a outras partes do modelo. Os usuários podem especificar folgas, atrito, amortecimento e rigidez linear ou não-linear de molas em cada direção, e criar bibliotecas customizadas de suportes para reutilização e padronização.
SEQUENCIAMENTO DE CARGA NÃO LINEAR
O CSiPlant oferece possibilidades ilimitadas de modelagem de sequências não-lineares de carregamentos, permitindo considerar a ordem de aplicação das cargas. Uma vez que o atrito atua de forma diferente durante o arranque, fecho, ou outras condições de carga, é muitas vezes necessário ter em conta a sequência de carregamento, incluindo a sequência de carga e descarga térmica, para determinar reações e tensões nos piores casos.
ANÁLISE DE FLAMBAGEM E DEFORMAÇÃO
Os usuários podem consultar a geometria deformada de acordo com qualquer carga ou combinação de cargas, bem como animações dos modos de vibração.
A visualização dos esforços e tensões em barras e elementos de tubulação pode ser baseada num caso de carga, combinação de cargas ou em um caso modal. Os usuários podem consultar os esforços e tensões resultantes em qualquer componente em qualquer direção. Pode-se controlar o modo de visualização, optando por mostrar a estrutura deformada, sem deformar, em vista extrudada, com ou sem valores.
A flambagem pode ser um problema de dimensionamento numa série de aplicações de diversos sistemas de tubulações, incluindo a análise de tubulação encamisada, a deformação devida ao gradiente térmico, tubos de plástico e GRP, pipe racks com ancoragens intermédias, condutores elevatórios altos, entre outros. Utilizando as opções de análise de flambagem linear (Eigen buckling) e flambagem não-linear de grandes deslocamentos, o CSiPlant torna bastante prática a verificação da flambagem durante a fase de dimensionamento.
CARREGAMENTO AUTOMÁTICO
No software CSiPLANT se gera automaticamente e aplica ações sísmicas e de vento com base em normas e regulamentos internacionais.
O CSiPlant é robusto na atribuição de cargas. As cargas lineares uniformes distribuídas podem ser atribuídas em qualquer direção. As cargas térmicas, de extensão e pressão podem ser atribuídas a barras ou elementos de tubulação. Podem-se aplicar cargas pontuais e deslocamentos impostos a qualquer nó.
ANÁLISE P-DELTA
A análise P-Delta, também conhecida como não linearidade geométrica de segunda ordem, envolve as relações de equilíbrio e compatibilidade de um sistema estrutural carregado em torno de sua configuração defletida. Também leva em conta as mudanças do mundo real na rigidez do elemento devido a cargas axiais. A análise P-Delta tem sido um requisito de projeto na maioria dos códigos de projeto estrutural por muitos anos.
Análise Dinâmica
Os recursos de análise dinâmica incluem o cálculo de modos de vibração usando Ritz ou vetores próprios, análise de espectro de resposta e análise de histórico de tempo para comportamento linear e não linear.
Vetor Ritz
A análise modal do vetor Ritz pode fornecer uma base melhor do que os autovetores quando usada para análises de espectro de resposta ou de histórico de tempo modal. Os vetores Ritz produzem melhores resultados, pois são gerados levando-se em conta a distribuição espacial do carregamento dinâmico, enquanto os modos naturais negligenciam isso.
Espectro de Resposta
A análise do espectro de resposta determina a resposta estatisticamente provável de uma estrutura ao carregamento sísmico. Esse tipo linear de análise usa registros de aceleração do solo de espectro de resposta com base na carga sísmica e nas condições do local, em vez de registros de movimento do solo com histórico de tempo. Este método é extremamente eficiente e leva em consideração o comportamento dinâmico da estrutura.
Time-History
A análise de histórico de tempo captura a resposta passo a passo das estruturas ao movimento sísmico do solo e outros tipos de carregamento, como explosão, maquinário, vento, ondas, etc. A análise pode usar métodos de superposição modal ou integração direta, e ambos podem ser linear ou não linear. O método modal não linear, também chamado de FNA para Análise Rápida Não Linear, é extremamente eficiente e preciso para uma ampla classe de problemas. O método de integração direta é ainda mais geral e pode lidar com grandes deformações e outros comportamentos altamente não lineares. As análises de histórico de tempo não linear podem ser encadeadas com outros casos não lineares (incluindo construção em etapas) abordando uma ampla gama de aplicações.
Sequenciamento de carga não linear
O CSiPlant oferece o sequenciamento de carga não linear ilimitado, também conhecido como carregamento dependente do caminho, que considera a ordem do carregamento. Uma vez que o atrito atua em direções diferentes durante a partida versus o desligamento e outros estados de carga, o carregamento sequenciado, incluindo o carregamento e descarregamento térmico sequencial, é frequentemente necessário para determinar as reações e tensões no pior caso.
Interoperabilidade com o SAP2000
A importação do modelo do SAP2000 para o CSiPlant é abrangente e inclui atribuições de carga, seções de estrutura e eixos locais, lançamentos, grades, suportes, definições de massa para casos de análise sísmica estática e dinâmica, e outras atribuições e definições. As reações nos locais de suporte de tubos da análise acoplada no CSiPlant podem ser exportadas de volta para o SAP2000 seletivamente com opções para filtrar por seção de tubo e caso de carga. As reações do SAP2000 podem ser exportadas automaticamente para o SAFE para o projeto de fundações de concreto para integrar a análise e o projeto da fundação com a análise da estrutura e da tubulação.