Open BIM Model Checker Software para a revisão de projetos BIM, incluindo o gerenciamento das ocorrências sobre o modelo.

Open BIM Model Checker é um software para a análise e inspeção de modelos BIM. O objetivo deste software é facilitar a detecção de ocorrências nos modelos, localizar colisões entre as diferentes especialidades, gerar as anotações necessárias e consultar a documentação do projeto.
A licença do software Open BIM Model Checker é permanente, não sendo aluguel, o que resulta num custo-benefício bastante elevado.

OUÇA O PODCAST DO OPEN BIM MODEL CHECKER

Visão geral

Open BIM Model Checker é um software cujo principal objetivo é ajudar a verificar o modelo virtual para evitar futuros erros em obra. O software conta com três características principais: geração de ocorrências, detecção de colisões e consulta de documentação.

O software está integrado no fluxo de trabalho Open BIM, o que permite importar os modelos de um projeto alojado na plataforma BIMserver.center e fazer parte do fluxo de trabalho colaborativo, multidisciplinar e multiutilizador que proporciona a tecnologia Open BIM.

Open BIM Model Checker trabalha sobre um projeto Open BIM alojado na plataforma BIMserver.center, o qual é formado pelos modelos BIM das várias especialidades que participam no projeto.

O software permite a inspeção do projeto de forma simples. Para facilitar e agilizar este processo de inspeção sobre o modelo geométrico, o software permite três opções de visualização, a visualização por pisos, por disciplinas e visualização por categorias de elementos.

Além disso, entre outras características, Open BIM Model Checker permite ocultar ou isolar elementos de forma individual ou em grupo e visualizar o modelo a cores ou em modo monocromático.

A principal característica do Open BIM Model Checker é a criação de ocorrências. As ocorrências permitem-nos comunicar com os restantes colaboradores do projeto sugerindo recomendações na concepção, colisões entre elementos e erros no modelo.

As ocorrências que se geram no Open BIM Model Checker (tanto as definidas pelo utilizador como as que este seleciona através do processo de detecção automática de colisões) visualizam-se na plataforma BIMserver.center (no separador Avisos) e no software relacionado com a especialidade para correção de cada ocorrência.

Open BIM Model Checker também disponibiliza ferramentas de anotações que permitem ao utilizador anotar diretamente sobre o modelo 3D. Podem-se desenhar linhas, setas, elipses ou quadriláteros sobre as superfícies do modelo e, além disso, graças ao sistema de captura, é possível realizar anotações de medições de distâncias, ângulos e áreas.

A partir da aba Detecção de colisões podem-se criar diferentes combinações de arquivos para encontrar possíveis colisões que causam ocorrências que devem resolver-se.

Ao fazer duplo clique sobre o arquivo que deseja consultar, este será aberto com o software que se tenha associado por padrão ao tipo de arquivo (PDF, DWG, …).

INTEGRAÇÃO DOS MODELOS BIM


Visualize facilmente os diferentes modelos BIM integrados

GERAÇÃO DE OCORRÊNCIAS


Registre no modelo as ocorrências encontradas e possíveis soluções

DETECÇÃO DE COLISÕES


Configure quais projetos deseja verificar as colisões automaticamente.

CONSULTA DA DOCUMENTAÇÃO


Aumente sua produtividade acessando a documentação anexada ao projeto BIM pelo próprio software.

O melhor para detectar as colisões entre os Projetos BIM

O Open BIM Model Checker oferece aos engenheiros, arquitetos e projetistas um conjunto inteligente de ferramentas, bem como fluxos de trabalho aprimorados possibilitando trabalhar de modo muito mais eficaz e sendo muito fácil de utilizar, resultando em muito mais produtividade e qualidade em detecção de interferências entre projetos BIM.

Permite uma notável melhoria na apresentação de ocorrências e visualização de colisões entre os seus projetos BIM ao seu cliente e profissionais que estão envolvidos na elaboração dos projetos BIM, que estão cada vez mais exigente em termos de tecnologia e curtos prazos de entrega.

Oferecendo acima de tudo precisão, segurança e confiabilidade na integração e análise dos projetos em BIM, considerando a distinção entre os tipos de projetos facilitando a visualização e análise de ocorrências e permitindo criar anotações no modelo para solucionar as possíveis interferências.

Faça a análise dos seus projetos em BIM mais rápido e de modo mais preciso com conjuntos de ferramentas especializados

O Open BIM Model Checker está integrado ao fluxo de trabalho Open BIM. Permite integrar os diferentes tipos de projetos em BIM para analisar e reportar as ocorrencias ou detectar as colisões entre os diferentes tipos de projetos de modo automático para que possa verificar as possíveis alterações na fase de projeto e não ocorrerem interferências durante a execução da obra.

VÍDEOS E DEMONSTRAÇÕES

APRESENTAÇÃO GERAL

O Open BIM Model Checker é um software para para integração, análise de ocorrências e colisões entre projetos BIM compartilhados na plataforma online de colaboração gratuita pelo BIMServer.Center.

REQUISITOS DE SISTEMA

Confira a configuração mínima e recomendável de instalação e utilização:

O Open BIM Model Checker é um programa que possui plataforma própria em ambiente Windows, e os requisitos do Open BIM Model Checker serão baseadas em um mínimo e o recomendado.

Requisitos mínimos do Open BIM Model Checker Versão 2023
Sistemas Operacionais Microsoft Windows® 11, 10, 8.1, 8, 7, Windows® Server 2016, 2012, 2008. O software Open BIM Model Checker é uma aplicação desenvolvida em WINDOWS portanto não funcionará em sistemas operacionais como MACINTOSH e LINUX.
Processador Intel® i3, i5, i7 ou i9 ou AMD-X2, A8/A10
Memória RAM Para 32 bits: 4GB e para 64 bits: 8GB
Placa de Vídeo Placa de vídeo 100% compatível com OpenGL 3.3 ou superior com 2 GB de memória de vídeo, recomenda-se a placa de vídeo NVIDIA (GeForce) com drivers atualizados de acordo com o modelo do processado.
Resolução 1366x768 pixels e cor 16 bits
Espaço em disco Espaço livre de 17,5 GB, recomenda-se SSD
Ativação da licença Conexão permanente de internet (Licença eletrônica) por protocolo TCP/IP

Requisitos recomendados do Open BIM Model Checker Versão 2023
Sistemas Operacionais Microsoft Windows® 11, 10, Windows® Server 2016
Processador Intel Core i7, Intel Core i5 ou AMD compatível
Memória RAM Para 32 bits: 8GB e para 64 bits: 16GB
Placa de Vídeo Placa de vídeo 100% compatível com OpenGL 3.3 ou superior com 2 GB de memória de vídeo ou NVIDIA GeForce GTX 1060 ou superior
Resolução 1600x1050 pixels
Espaço em Disco Espaço livre de 23,6 GB para instalação e mais 2 GB para utilização, recomenda-se SSD
Ativação da licença Conexão permanente de internet (Licença eletrônica) por protocolo TCP/IP

IDIOMAS

Confira os idiomas disponíveis para instalação do Open BIM Model Checker :

O Open BIM Model Checker pode ser instalado em Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Português, Catalão e Polonês.

SUPORTE E APRENDIZADO

Portal do usuário

A MULTIPLUS disponibiliza aos usuários de seus softwares, um login e senha de acesso ao Portal do Usuário. Nele você encontra um vasto conteúdo de aprendizado e utilização do Open BIM Model Checker.

Apresenta também FAQs com as dúvidas mais frequentes, mostrando um roteiro passo a passo auxiliando o usuário a solucionar sua dúvida.

Suporte

Oferecemos a melhor equipe de engenheiros especializados em prestar o serviço de suporte técnico solucionando dúvidas auxiliando na instalação e utilização do software, através do Portal exclusivo.

O usuário poderá enviar a sua dúvida técnica através do Portal. O serviço de suporte técnico será prestado de forma gratuita durante o período de 3 meses após a compra do software. Após este período, o usuário terá a opção de adquirir o serviço de suporte técnico por um mês ou por um tempo pré-determinado quando necessitar.

O horário de atendimento das dúvidas inseridas no Portal do Usuário é de segunda-feira à sexta-feira das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h exceto feriados.

O PORTAL do USUÁRIO da MULTIPLUS só terá o acesso bloqueado se o usuário tiver alguma pendência financeira ou operacional com a MULTIPLUS.

POR QUE USAR O OPEN BIM MODEL CHECKER

O Open BIM Model Checker é muito fácil de utilizar, por ser um software que está integrado ao fluxo de trabalho Open BIM permite importar os diferentes tipos de projetos em BIM compartilhados na plataforma BIMServer.Center.

Os diversos projetos BIM são carregados com as informações possibilitando ao usuário consultar os dados dos elementos IFC contidos nos diferentes tipos de projetos.

Outra vantagem que encontramos são as ferramentas de ocorrências e detecção de colisões entre os projetos (Clash Detection) realizado de modo automático e listados na tela para que possa analisar e reportar as possíveis soluções durante a fase de projeto.

Ferramentas específicas em cada etapa para visualização dos seus de projetos BIM com reportes de OCORRÊNCIAS E DETECÇÃO DE COLISÕES

Conheça os principais recursos do Open BIM Model Checker.

O Open BIM Model Checker possui recursos exclusivos para visualizar seus projetos BIM de diferentes áreas de modo integrado. O software possui recursos que facilitam a importação dos modelos BIM dentre eles podemos destacar:

INTEGRAÇÃO DOS MODELOS BIM

No software Open BIM Model Checker encontram-se diversas ferramentas a fim de automatizar as detecções de colisão com a importação de projetos BIM gerados nos softwares CYPECAD, CYPE METÁLICAS 3D e diversos outros softwares que trabalham em IFC.

Nesta importação todas a informações como os tipos de perfis, materiais, pilares, vigas, lajes, tubos e diversos outros elementos de projetos elaborados em BIM são reconhecidos e integrados em um único software.

GERAÇÃO DE OCORRÊNCIAS

O Open BIM Model Checker facilita a visualização dos diferentes elementos BIM dos vários tipos de projeto importados no software. No modelo BIM integrado é possível inserir anotações e reportar as ocorrências encontradas no projeto.

As ocorrências são automaticamente compartilhadas na plataforma BIMServer.Center ao responsável do projeto para que possa realizar as adaptações para solução.

Uma vez que o responsável do projeto efetue as correções, poderá no Open BIM Model Checker alterar o status da ocorrência de pendente para resolvido.

DETECÇÃO DE COLISÕES

No software Open BIM Model Checker podemos importar os diferentes projetos em BIM como de arquitetura, estrutura, instalações sanitárias e de abastecimento para a visualização integrada.

Após a importação dos diferentes tipos de projetos BIM, pode-se configurar a análise entre os projetos, por exemplo, estrutural com o hidráulico. No Open BIM Model Checker é possível acionar a função Colisões e automaticamente são listadas as colisões encontradas para que possa criar as ocorrências com as possíveis soluções no projeto.

CONSULTA DA DOCUMENTAÇÃO

Além de importar os modelos BIM das diferentes áreas de projeto, é possível também importar a documentação compartilhada no BIMServer.Center diretamente no Open BIM Model Checker, proporcionando ao gestor dos projetos em BIM facilidades na consulta das documentações.

Permite abrir a documentação de acordo com o software configurado para o tipo do arquivo. Ao clicar duplo no documento em PDF, este será aberto no software configurado como padrão no Windows para sua leitura como por exemplo o Acrobat Reader.