CYPECAD  Software para cálculo estrutural

O CYPECAD é um software para projeto de cálculo estrutural em concreto armado, pré-moldado, protendido e misto de concreto e aço que engloba as etapas de lançamento do projeto, análise e cálculo da estrutura, dimensionamento e detalhamento final dos elementos.
Os recursos de detalhamento e dimensionamento estão de acordo com as normas brasileiras de concreto armado (NBR 6118:2014), fundações (NBR 6122), carregamentos (NBR 6120), barras (NBR 7480), ventos (NBR 6123), ações e combinações (NBR 8681). A licença de uso do software CYPECAD é permanente, não sendo através de aluguel, o que resulta num custo-benefício bastante elevado.

OUÇA O PODCAST DO CYPECAD

a partir de R$ 1.788,00 (12x de R$ 149,00 no cartão de crédito)

Visão geral

O software CYPECAD é composto por diversos recursos para concepção estrutural de edifícios. O software de cálculo estrutural possui ferramentas específicas em cada etapa do projeto de cálculo estrutural com lançamento de pilares de concreto, pilares-parede por elementos finitos, pilares metálicos, pilares mistos de concreto e aço, pilares de material genérico e seção genérica de concreto, pilares de madeira, vigas de concreto, vigas metálicas e mistas com conectores, vigas de madeira, lajes maciças e cogumelo, lajes pré-fabricadas, lajes nervuradas, lajes com placas alveolares, lajes com vigotas metálicas ou concretadas "in situ", protensão em lajes maciças, protensão em lajes nervuradas ou lajes de vigotas concretadas "in situ", sapatas, blocos sobre estacas e tubulões, radiers e vigas sobre apoio elástico, interação solo-estrutura para fundação (sapatas e blocos).

LANÇAMENTO AUTOMATICO DA ESTRUTURA


Automatize o lançamento da sua estrutura importando arquivos BIM ou desenhos de CAD.

ESTRUTURAS MISTAS DE CONCRETO E AÇO


Trabalhe com estruturas combinando perfis de aço e concreto aproveitando as vantagens de cada material, tanto em termos estruturais como construtivos.

PILAR-PAREDE POR ELEMENTOS FINITOS


Dimensione por elementos finitos, discretizando automaticamente o pilar-parede ao longo de toda a prumada.

CORTINAS E RESERVATÓRIOS


Lançe cortinas, piscinas, reservatórios enterrados, semi-enterrado e elevados com empuxos ou sem empuxo discretizando e calculando por elementos finitos.

O melhor em seus Projetos de Cálculo Estrutural

Uma das principais vantagens do CYPECAD está na facilidade do lançamento da estrutura, faça seus projetos estruturais com conjuntos de ferramentas especializadas como o lançamento automático a partir da leitura de arquivos DWG/DXF já reconhece o pré-dimensionamento da seção do pilar assim como a continuidade entre os andares reconhecendo o ponto fixo. Reduz consideravelmente as redundâncias de cálculo como o peso próprio da estrutura que é calculado automaticamente pelo CYPECAD e detalhamento das armaduras.

O CYPECAD possui um editor gráfico próprio que possui todos os recursos para desenvolver seus projetos de cálculo estrutural (locação de pilares, detalhamento de vigas, lajes, fôrmas, armação e etc). Recursos exclusivos para lançamento de rampas, escadas, lajes ou panos inclinados, vigas inclinadas em conjunto com a laje inclinada, lajes alveolares com bibliotecas de fabricantes, lajes pré-fabricadas com vigotas tipo "joist", vigotas metálicas, vigotas concretadas "in situ" e detalhamento completo de lajes nervuradas. Radier calculado sobre apoio elástico, vigas baldrame sobre apoio elástico, sapatas corridas, cintas de travamento, geração e visualização da armadura em 3D.

Admite diferentes tipos de estruturas, tais como: lajes sem vigas, pilares apoiados diretamente na laje com ou sem capitéis, lajes rebaixadas em níveis diferentes em um mesmo pavimento e mais proporcionando versatilidade para seus projetos. Detecta e avisa os possíveis erros gerados por um pré-dimensionamento irregular dos elementos estruturais, indicando quais os elementos e quais foram os critérios da norma que não foram satisfatórios apresentando resultados transparentes e confiáveis em seus projetos de cálculo estrutural.

O CYPECAD oferece aos engenheiros calculistas e projetistas um conjunto inteligente de ferramentas, bem como fluxos de trabalho aprimorados possibilitando trabalhar de modo muito mais eficaz e sendo muito fácil de utilizar, resultando em muito mais produtividade e qualidade em seus projetos de cálculo estrutural.

Permite uma notável melhoria na apresentação de seus projetos estruturais ao seu cliente, que está cada vez mais exigente em termos de tecnologia e curtos prazos de entrega.

Oferecendo acima de tudo precisão, segurança e confiabilidade de seus projetos de cálculo estrutural, seguindo as recomendações da norma NBR-6118 e outras normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Faça seus projetos de cálculo estrutural mais rápido e de modo mais preciso com conjuntos de ferramentas especializadas

Além do cálculo das estruturas em concreto armado, o software realiza também cálculos em estruturas metálicas, elementos em madeira, elementos mistos em concreto e aço considerando ações de vento pela NBR 6123, verificações da resistência ao fogo pela NBR 15200:2012 Consulte todos os módulos inclusos no software CYPECAD.

VÍDEOS E DEMONSTRAÇÕES

NÚCLEO BÁSICO

Este módulo é um Pré-requisito de todos os demais módulos, pois, é através deste módulo que se encontram os recursos para criação da obra, seleção de normas, aplicação das ações de carregamento, configuração de coeficientes e tabelas de armadura, etc. Neste módulo estão as ferramentas para modelagem da estrutura, visualização 3D, verificações e cálculos, geração de relatórios e pranchas de detalhamento da estrutura.

LANÇAMENTO AUTOMÁTICO

O módulo Lançamento automático da estrutura foi desenvolvido afim de gerar automaticamente a obra de acordo com os arquivos BIM em formato IFC gerados por softwares CAD/BIM ou arquivos DXF ou DWG criados por softwares CAD. Em ambos os casos a estrutura gera-se automaticamente após o preenchimento de um assistente que solicita ao usuário a confirmação ou as configurações dos dados contidos nestes tipos de arquivo.

PILARES-PAREDE

Este módulo permite considerar pilares-parede de grandes dimensões, caixas de escada, poços de elevador e pilares-parede de geometria variada por elementos finitos, são discretizados automaticamente ao longo da prumada toda. A rigidez do edifício é modelada de modo muito próximo da realidade, sem necessidade de hipóteses nem métodos simplificados, resultando em valores precisos para os deslocamentos horizontais, envoltórias de esforços e tensões.

CORTINAS E RESERVATÓRIOS

Permite ao usuário lançar cortinas, piscinas, reservatórios enterrados, semi-enterrado e elevados sem empuxo ou com empuxos de solo, água, água e solo etc. A análise estrutural da cortina é feita utilizando o método dos elementos finitos apresentando os quantitativos de concreto, fôrma e aço e desenhos de detalhamento da ferragem.

LAJES MISTAS STEEL-DECK

Módulo de dimensionamento e geração de desenhos de Lajes steel-deck de acordo com a EUROCODE 4. Traz uma biblioteca contendo lajes steel-deck de fornecedores europeus onde podemos usar a opção de fôrma perdida ou colaborante. Apresenta as verificações em relatórios com quantitativos de chapa e ferragens da laje bem como o volume de concreto.

SAPATAS

Módulo de dimensionamento e detalhamento de sapatas em concreto armado. As sapatas são lançadas conforme a necessidade do engenheiro. Existem várias formas de locação como sapatas de canto, centrada ou de divisa. Podem ser apenas para um pilar (sapatas isolada) ou pode ser considerada como sapata associada para vários pilares (sapata corrida). Podem também serem interligadas por vigas de equilibriou e ou travamento.

REQUISITOS DE SISTEMA

Confira a configuração mínima e recomendável de instalação e utilização:

O CYPECAD é um programa que possui plataforma própria em ambiente Windows, e os requisitos do CYPECAD serão baseadas em um mínimo e o recomendado.

Requisitos mínimos do CYPECAD Versão 2021
Sistemas Operacionais Microsoft Windows® 10, 8.1, 8, 7, Windows® Server 2016, 2012, 2008
Processador Intel® VT ou AMD-V™
Memória RAM Para 32 bits: 2GB e para 64 bits: 3GB
Placa de Vídeo Placa de vídeo compatível com OpenGL 3.3 ou superior com 2 GB de memória de vídeo
Resolução 1024x768 pixels
Disco Rígido Espaço livre de 7 GB
Ativação da licença Conexão permanente de internet (Licença eletrônica)

Requisitos recomendados do CYPECAD Versão 2021
Sistemas Operacionais Microsoft Windows® 10, 8.1, 8, 7, Windows® Server 2016, 2012, 2008
Processador Intel Core i7, Intel Core i5 ou AMD compatível
Memória RAM Para 32 bits: 4GB e para 64 bits: 8GB
Placa de Vídeo Placa de vídeo compatível com OpenGL 3.3 ou superior com 2 GB de memória de vídeo
Resolução 1600x1050 pixels
Disco Rígido Espaço livre de 5.5 GB para instalação e mais 1.5 GB para utilização
Ativação da licença Conexão permanente de internet (Licença eletrônica)

CONFIRA OS PRÓXIMOS EVENTOS

Webinar

A MULTIPLUS oferece apresentações gratuitas de seus softwares através de seminários ao vivo on-line (Webinars) possibilitando a interação entre o participante e nossos engenheiros especialistas. Nestes webinars são elaborados ao vivo projetos didáticos completos, mostrando os avançados recursos e facilidade de utilização do software.


Assista uma demonstração ao vivo do software
CYPECAD (GRÁTIS)

SUPORTE E APRENDIZADO

Portal do usuário

A MULTIPLUS disponibiliza aos usuários de seus softwares, um login e senha de acesso ao Portal do Usuário. Nele você encontra um vasto conteúdo de aprendizado e utilização do CYPECAD. Dentre eles destacamos o Livro Virtual, apresentando textos e vídeos que mostram como aprender a utilizar o software em seus projetos de cálculo estrutural.

Apresenta também FAQs com as dúvidas mais frequentes, mostrando um roteiro passo a passo auxiliando o usuário a solucionar sua dúvida.

Suporte

Oferecemos a melhor equipe de engenheiros especializados em prestar o serviço de suporte técnico solucionando dúvidas auxiliando na instalação e utilização do software, através do Portal exclusivo.

O usuário poderá enviar a sua dúvida técnica através do Portal. O serviço de suporte técnico será prestado de forma gratuita durante o período de 3 meses após a compra do software. Após este período, o usuário terá a opção de adiquirir o serviço de suporte técnico por um mês ou por um tempo pré-determinado quando necessitar.

O horário de atendimento das dúvidas inseridas no Portal do Usuário é de segunda-feira à sexta-feira das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h exceto feriados.

Cursos

Mensalmente é disponibiliza uma agenda de cursos on-line exclusivamente para o usuário, ministrados por engenheiros especializados. As aulas são ao vivo onde o instrutor elabora um projeto didático de modo que os usuários possam aprender e se aprimorar na utilização de seus softwares. O curso não é obrigatório e nem sempre necessário pois a curva de aprendizado do software é fácil e intuitiva, dando mais agilidade em seus Projetos elétricos.

A MULTIPLUS também possui um Centro de Treinamento onde são oferecidos cursos presenciais até 30 participantes, com um computador por participante.

POR QUE USAR O CYPECAD

Uma das principais vantagens do CYPECAD está na facilidade do lançamento da estrutura, com diversas ferramentas como o lançamento automático a partir da leitura de arquivos DWG/DXF já reconhece o pré-dimensionamento da seção do pilar assim como a continuidade entre os andares reconhecendo o ponto fixo aumentando a produtividade na modelagem da estrutura. Reduz consideravelmente as redundâncias de cálculo estrutural como o peso próprio da estrutura que é calculado automaticamente pelo CYPECAD e detalhamento das armaduras.

O CYPECAD possui diversos módulos complementares e independentes com o objetivo de desenvolver diferentes situações de projetos de cálculo estrutural de edificações com módulos de Concreto, Lajes, Fundação, Metálicas, Madeira e Módulos especiais.

Outra vantagem que encontramos são os diversos recursos exclusivos de Rampas, escadas, lajes ou panos inclinados, vigas inclinadas em conjunto com a laje inclinada, lajes alveolares com bibliotecas de fabricantes, lajes pré-fabricadas com vigotas tipo "joist", vigotas metálicas, vigotas concretadas "in situ" e detalhamento completo de lajes nervuradas. Radier calculado sobre apoio elástico, vigas baldrame sobre apoio elástico, sapatas corridas, cintas de travamento, geração e visualização da armadura em 3D.

Admite diferentes tipos de estruturas, tais como: lajes sem vigas, pilares apoiados diretamente na laje com ou sem capitéis, lajes rebaixadas em níveis diferentes em um mesmo pavimento e mais.

Detecta e avisa os possíveis erros gerados por um pré-dimensionamento irregular dos elementos estruturais, indicando quais os elementos e quais foram os critérios da norma que não foram satisfatórios dando mais segurança em seus projetos de cálculo estrutural.

Ferramentas específicas em cada etapa dos seus PROJETOS DE CÁLCULO ESTRUTURAL

Conheça os principais recursos e módulos do CYPECAD.

O CYPECAD possui recursos e módulos exclusivos a fim desenvolver seus projetos de cálculo estrutural. O software possui recursos e módulos que facilitam a criação dos seus projetos dentre eles podemos destacar:

LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DA ESTRUTURA

No software CYPECAD encontram-se diversas ferramentas a fim de automatizar a modelagem de seus projetos de cálculo estrutural como o lançamento de pilares através de arquivos do CAD, o desenho com a pré-dimensão é reconhecido e a locação é realizada confome posição x,y e sua repetição nos desenhos por andar proporcionam o reconhecimento da prumada.

No reconhecimento dos pilares, pode-se também reconhecer o ponto fixo que irá facilitar a edição dos pilares quanto a seção ao longo da prumada.

Outra possibilidade é a importação de modelos BIM por IFC, reconhecendo os pilares, lajes e coberturas e com o módulo opcional Interação horizontal com elementos não estruturais importar também as cargas das paredes.

ESTRUTURAS MISTAS DE CONCRETO E AÇO

O CYPECAD possui diversos módulos de a modelagem de estruturas mistas em concreto e aço combinando perfis de aço e concreto aproveitando as vantagens de cada material, tanto em termos estruturais como construtivos.

Com o módulo de Pilares mistos é possível efetuar a verificação de pilares mistos de concreto e aço, onde o CYPECAD verifica os pilares mistos de concreto e aço com as normas "EN 1994-1-1" e "ANSI/AISC 360-10".

Também é possível com o Módulo Lajes mistas estilo steel-deck realizar o dimensionamento e geração de desenhos de Lajes steel-deck de acordo com a eurocode 4.

DIMENSIONAMENTO DE PILAR-PAREDE POR ELEMENTOS FINITOS

Este módulo é essencial para projetar edifícios altos, esbeltos ou estruturas com pilares de geometria em L, U, E, hexagonal vazado entre outras formas.

Com este módulo é possível considerar pilares-parede de grandes dimensões, caixas de escada, poços de elevador e pilares-parede de geometria variada por elementos finitos, são discretizados automaticamente ao longo da prumada toda.

A rigidez do edifício é modelada de modo muito próximo da realidade, sem necessidade de hipóteses nem métodos simplificados, resultando em valores precisos para os deslocamentos horizontais, envoltórias de esforços e tensões.

O peso próprio é calculado automaticamente pelo software após o lançamento pré-dimensionado pelo usuário. O cálculo é realizado espacialmente, considerando também as lajes e vigas, trabalhando em conjunto como um pórtico espacial e por isto, as cargas são automaticamente transferidas a partir das lajes, vigas, pilares e outros elementos estruturais na estrutura dando mais agilidade em seus projetos de cálculo estrutural.

Após o cálculo estrutural, os resultados, tais como deslocamentos, tensões e esforços são visualizados ao longo de toda a prumada em curvas de isovalores de deslocamentos, esforços, tensões, entre outros, diretamente sobre a malha de elementos finitos de cada pilar-parede, em cada hipótese de carregamento ou combinação que podem ser apresentados em relatórios com quantitativos de ferragem, concreto e fôrma e desenhos de detalhamento com as tabelas de aço.

CORTINAS E RESERVATÓRIOS

No software CYPECAD a modelagem e lançamento da cortina é bem intuitiva e simplificada através da sua janela de dados, com as referencias de pavimento que nasce e que morre e ainda espessura da cortina. Nela é possível aplicar os esforços de empuxo e ainda definir a sua fundação com sapata corrida com balanço a direita e a esquerda e vigas de fundação bem como essa cortina ser apoiada sobre uma viga no caso de reservatório elevado.

A análise estrutural da cortina é feita utilizando o método dos elementos finitos. Pode-se consultar e visualizar graficamente os deslocamentos, esforços e armaduras através de curvas de isovalores. Levanta os quantitativos de concreto, forma e aço utilizados nas cortinas e elabora uma memória de cálculo com os dados de entrada, esforços e armaduras calculadas. Os desenhos de forma e armadura de todas as cortinas da obra são gerados automaticamente com as tabelas de aço.

FUNDAÇÕES: DIVERSOS TIPOS

No software CYPECAD vamos encontrar 5 módulos para solução da fundação que podem ser em sapatas isoladas ou associadas, blocos sobre estacas, tubulões, radiers e vigas de fundação sobre apoio elástico, vigas de equilibrio e travamento. Com o módulo de Interação Solo-Estrutura em conjunto com o módulo de sapatas e blocos poderá dimensionar fundações levando em consideração a interação solo-estrutura que permite a consideração dos recalques que ocorrem na fundação e sua interação com o restante da estrutura, em termos de tensões e deformações, definindo constantes de rigidez elástica nos elementos da fundação.

Outro módulo que dá flexibilidade nas soluções em fundação é o Cálculo integrado de fundação e superestrutura que permite dimensionar fundações com sapatas ou blocos sobre estacas com encontros especiais (cruzamentos entre vigas de travamento e de equilíbrio), estabelecer limites poligonais para sapatas e introduzir cargas lineares, pontuais e superficiais sobre sapatas, blocos sobre estacas, vigas de travamento e vigas de equilíbrio.

No software CYPECAD são gerado os relatórios com as verificações e quantitativos que podem ser impressos ou exportados em arquivos PDF, DOCX, HTML, TXT ou RTF ou impressos e os detalhamentos são gerados de modo automático em pranchas de detalhamento, desenhos de fôrmas, planta de locação da fundação com cargas, armação, detalhamento da ferragem nas vigas de travamento e equilibrio com quadros quantitativos de aço e tabelas resumo. Possibilidade de configurações quanto a tamanho de folhas, configurações de penas, textos, cores de impressão, possibilidade de geração dos desenhos em formato DWG, DXF. Possui também a Biblioteca de detalhes típicos que podem ser inseridos junto as pranchas de detalhamento.

NORMAS BRASILEIRAS IMPLEMENTADAS

No software CYPECAD são encontradas as diversas normas brasileiras implementadas, da mais atual à antiga, ou seja, no software podemos projetar estruturas novas ou avaliar estruturas antigas utilizando as normas da época. Trabalha também com normas internacionais para o cálculo de certos elementos estruturais. Nas licenças do CYPECAD Brasil estarão disponíveis as normas:

  • Estruturas de concreto: NBR 6118:2014 - NBR 6118:2007 - NBR 6118:2003 - NB-1
  • Estruturas de aço laminado ou soldado: NBR 8800:2008 - NBR 8800:1986
  • Estruturas de aço dobrado: NBR 14762:2010 - NBR 14762:2001 - AISI (Brasil)
  • Estruturas mistas de concreto e aço: EUROCÓDIGO 4
  • Estruturas em bloco de concreto: EUROCÓDIGO 6
  • Estruturas de madeira: NBR 7190
  • Ações devido ao vento: NBR 6123
  • Ações devido ao sismo: NBR 6118:2014 - NBR 15421:2006
  • Combinações de ações na estrutura de concreto: NBR 6118:2003 - NB-1 - NBR-8681/84
  • Combinações de ações na estrutura de aço laminado e soldado: NBR 8008:2008 - NBR 8008:1986
  • Combinações de ações na estrutura de aço dobrado: NBR 14762:2001 - AISI(Brasil)
  • Combinações de ações na estrutura de madeira: NBR 7190
  • Verificação de resistência ao fogo: NBR 15200:2012 - NBR-7190

NORMAS INTERNACIONAIS IMPLEMENTADAS

No software CYPECAD é possível realizar os cálculos estruturais e análises utilizando as normas internacionais que são comercializadas como módulos à parte. As normas internacionais disponíveis no software CYPECAD são:

Estruturas de Concreto: CIRSOC 201-2005 e CIRSOC 201-1982 (Argentina), Eurocódigo 2 (Bélgica), NB 1225001 e CBH 87 (Bolivia), Eurocódigo 2 (Bulgaria), NCh430.Of2008 e ACI 318-99 (Chile), NSR-10 (Colombia), EHE-08 EHE-98 EH-91 e AN/UNE-EN 1992-1-1 (2015) Eurocódigo 2 (Espanha), Eurocódigo 2 (EU Internacional), BAEL-91 (R-99) e Eurocódigo 2 (França), IS 456: 2000 (Índia), NTC 14/01/2008 (Itália), EUROCODE 2 MS EN 1992-1-1:2010 (Malasia), NTC: 2017 NTCRC:2004 NTCRC (México D.F.), NTE E.060: 2009 (Perú), REBAP e Eurocódigo 2 (Portugal), Eurocodigo 2 (Romênia), SP 63.13330.2012 (Rússia), EUROCODE 2 SS EN 1992-1-1:2008 (Singapura), SABS 0100 (África do Sul), ACI 318-14 ACI 318M-11 ACI 318M-08 ACI 318M-99 (Estados Unidos).

Estruturas de aço laminado ou soldado: DIN 18800:2008-11 (Alemanha), Euroccode 3 (Bulgaria), CAN/CSA S16-01 (Canadá), NCh427 (Chile), EAE - CTE DB SE-A e EA-95 (MV103) (Espanha), Eurocódigo 3 (EU Internacional), Eurocódigo 3 (França), IS 800: 2007 (Índia), NTC 14/01/2008 e Eurocodigo 3 (Italia), NTCRC Estruct.Metal.(México D.F.), REAE e Eurocode 3 (Portugal), SANS 10162-1:2011 (África do Sul), AISC ASD 89 - AISC LRFD 86 - ANSI/AISC 360-10 (LRFD) e ANSI/AISC 360-05 (LRFD) (Estados Unidos).

Estruturas de aço dobrado: DIN 18800:2008-11 (Alemanha), Eurocódigo 3 (Bulgaria), CAN/CSA S136-07 (Canadá), NCh427 (Chile), EAE - CTE DB SE-A e EA-95 (MV110) (Espanha), Eurocódigo 3 (EU Internacional), Eurocodigo 3 (França), NTC 14/01/2008 e Eurocode 3 (Italia), AISI/NASPEC-2007 (LRFD) (México), Eurocode 3 (Portugal) e MV110 (Portugal), SANS 10162-2:2011 (África do Sul), AISI/NASPEC-2007 (LRFD) (USA) e AISI/NASPEC-1977 (Estados Unidos).

Estruturas em bloco de concreto: CTE DB SE-F (Espanha), NTC: 2017 e NTCRC (México).

Estruturas de madeira: CIRSOC 601 (Argentina), Eurocódigo 5 (Bélgica), CTE DB SE-M (Espanha), Eurocodigo 5 (EU Internacional), Eurocode 5 (França), ANSI/AWC NDS - 2015 (ASD) (Estados Unidos).

Ações devido ao vento: DIN 1055-4:2005-03 (Alemanha), R.N.V.99 D.T.R. C 2-4.7 (Argélia), CIRSOC 102-2005 e CIRSOC 102-1984 (Argentina), Eurocódigo 1 (Bélgica), NB 1225003-1 (Bolívia), Ordenanza nº 3, 21 de julio de 2004. Sección VI: Cargas de viento (Bulgária), NBC 05 (Canadá), NCh432-2010 e NCh432.Of71 (Chile), RSAEEP (Macao) (China), CYS EN 1991-1-4:2005 (Eurocodigo 1 - Chipre), NSR-10 (Colômbia), RC80 (Costa Rica), NC 285:2003 (Cuba), NEC - 11 (Equador), CTE DB SE-AE - AN/UNE-EN 1991-1-4 (2018) (Eurocode 1-4 - Espanha) e NTE (Espanha), Euroccode 1 (EU Internacional), NV 65:2009 e Euroccode 1 (França), NSE2 (Guatemala), CHOC-04 (Honduras), IS: 875 (Part 3) - 2015 e IS:875: (Part 3) - 1987 (Reaffirmed 1997) (Índia), Norma genérica (curvas altura/presión) (Internacional); NTC 14/01/2008 (Itália), Cahier des Prescriptions Communes Aplicables au Calcul des Surcharges dues au Vent (Marrocos), CFE - 2008 (México), NTC: 2017 e NTC (México D.F.), RNC-07 (Nicarágua); REP-2014 e REP-04 (Panamá), NBR (Paraguai), Norma Técnica E.020 (Perú), RSA e Eurocode 1 (Portugal), BS 6399-2:1997 e Eurocode 1 (Reino Unido), Boletín nº 9/80 (República Dominicana), СНиП 2.01.07-85* (Rússia), Eurocode 1 (Singapura), SANS 10160-3:2011 (África do Sul), UNIT 50-84 (Uruguai), ASCE/SEI 7-10 e ASCE/SEI 7-05 (Estados Unidos), COVENIN 2003-89 (Venezuela).

Ações devido ao sismo: DIN 4149:2005-04 (Alemanha), RPA 99 / v 2003 (Argélia), CIRSOC 103-2013 - CIRSOC 103-2008 - CIRSOC 103-2005 e CIRSOC 103-1991 (Argentina), Eurocode 8 (Bélgica), GBDS-2018 e NBDS-2006 (Bolívia), Decreto Nº2, 23.07.2007 (Bulgária), NBC 05 (Canadá), NCh433.Of1996 Mod.2009 (Dºnº61. de 2011) e NCh-433.Of96 (Chile), CYS EN 1998-1:2004 (Eurocode 8 - Chipre), NSR-10 (Decreto 945 de 5 de junio de 2017) - NSR-10 - Microzonificación de Bogotá (NSR-10) - Microzonificación de Cali - 2014 (NSR-10) - Microzonificación de Cali - 2005 (NSR-10) - Microzonificación de Pereira (NSR-10) e NSR-98 (Colômbia), CSCR 2010 e CSCR-2002 (Costa Rica), NC 46:2017 e NC 46:1999 (Cuba), NEC-SE-DS 2014 - NEC-11 e CPE INEN 5:2001 (Equador), NTDS. Norma Técnica para Diseño por Sismo (El Salvador), NCSE-02 - NCSE-94 e AN/UNE-EN 1998-1 (2011) (Eurocode 8) (Espanha), Eurocode 8 (EU Internacional), PS 92 (version révisée 2010) - PS 92 - Eurocode 8 (França), NSE-18 e NSE-10 (Guatemala), CHOC-08 e CHOC-04 (Honduras), IS 1893 (Part 1): 2016 - IS 13920:2016 - IS 1893 (Part 1): 2002 (Section 7.5) e IS 13920:1993 (Índia), Coeficientes por planta (estático) e Análisis modal espectral (dinámico) (Internacional); NTC 14/01/2008 (Itália), EUROCODE 8 MS EN 1998-1 (2015) (Malásia), RPS 2011 e RPS 2000(Marrocos), CFE 2015 - CFE 2008 - CFE93 - NTC-97 (Guadalajara, México) e CRP 2003 (Puebla, México) (México), NTC: 2017 - NTC - 2004 e NTC – 95 (México D.F.), RNC-07 (Nicarágua); REP-2014 e REP-04 (Panamá), Norma Técnica E.030 2014 (decreto nº003-2016) e Norma Técnica E.030 (2003) (Perú), Eurocódigo 8 (Portugal) e RSA - Modal espectral (Portugal), 2011 PRBC (Porto Rico), R-001 2011 e M-001 1979 (República Dominicana), P100-1/2013 e P100-1/2006 (Romênia), СНиП II-7-81* (Rússia), EUROCODE 8 SS EN 1998-1 (2013) (Singapura), SANS 10160-4:2011 (África do Sul), ASCE 7-10 - 2009 IBC - ASCE 7-05 e 1997 UBC (Estados Unidos), COVENIN 1756-1:2001 (Venezuela).

Ações devido a neve: DIN 1055-4 (Alemanha), Eurocódigo 1 (Bélgica), Ordenanza Nº3, 21 de julio de 2004. Sección V: Cargas de nieve (Bulgária), NBC 05 (Canadá), CTE DB SE AE e NTE (Espanha), Eurocódigo 1 (EU Internacional), Eurocodigo 1 (França) e NV 65:2009 (França), IS:875: (Part4) – 1987 (Reaffirmed 1997) (Índia), Norma Genérica (Internacional); NTC 14/01/2008 (Itália), Euroccode 1 (Portugal) e RSA (Portugal), ASCE 7-05 (Estados Unidos).

Combinações de ações nas estruturas: DIN 1055-100 (Alemanha), BAEL-91 (R-99) (acciones no sísmicas) e RPA 99 (acciones sísmicas) (Argélia), CIRSOC 201-2005 - CIRSOC 105 (acciones no sísmicas) e CIRSOC 103 (acciones sísmicas) (Argentina), Eurocódigo 0 (Bélgica), Eurocódigo 0 (Bulgária), CAN/CSA S16-01 e CAN/CSA S136-07 (Canadá), ACI 318-99 (Chile) e ASD (Chile), CTE DB SE e EHE-98 - EH-91 - EA-95 (MV103) e EA-95 (MV110) (Espanha), Eurocódigo 0 (EU Internacional), BAEL-91 (R-99) - Eurocódigo 0 (França), IS 875 (Part 5): 1987 (Índia), Eurocódigo 0 (Itália), BAEL-91 (R-99) (acciones no sísmicas) e RPS 2000 (acciones sísmicas) (Marrocos), AISI/NASPEC-2007 (LRFD) (México), NTCRC Estruct.Metal. e Reglamento DF (México D.F.), NTE E.060:2009 e NTE E.060: 1989 (Perú), Eurocodigo 0 e RSA (Portugal), Eurocode 0 (Romênia), ASCE/SEI 7-10 - ASCE/SEI 7-05 - ASD - AISC LRFD 86 (Estados Unidos), ACI 318M-11 - ACI 318M-08 - ACI 318M-99 e ASD (Estados Unidos Internacional).

Verificação de resistência ao fogo: CTE DB SI 6 (Espanha), Eurocódigo 2 (concreto) - Eurocode 3 (aço) e Eurocodigo 5 (madeira) (EU Internacional), ACI 216-1-07 (Estados Unidos Internacional).