Módulo do CYPECAD:
Lançamento automático da estrutura
O módulo Lançamento automático da estrutura foi criado para gerar automaticamente a obra de acordo com os arquivos BIM em formato IFC gerados por softwares CAD/BIM ou arquivos DXF ou DWG criados por softwares CAD.
Em ambos os casos a estrutura gera-se automaticamente após o preenchimento de um assistente que solicita ao usuário a confirmação ou as configurações dos dados contidos nestes tipos de arquivo.
Introdução da estrutura por arquivos BIM/IFC
O módulo Lançamento automático da estrutura de obras em DXF/ DWG e modelos CAD/BIM permite importar para o CYPECAD os arquivos no formato BIM/IFC gerados pelos principais programas CAD/BIM (Allplan®, Archicad®, Revit® Architecture). Mediante um assistente o usuário confirma e completa a informação obtida do arquivo IFC, após o qual gera-se automaticamente os seguintes elementos da estrutura (distribuição de plantas, cargas gerais, pilares, vigas de contornos exteriores e de aberturas interiores e máscaras de cada planta).
O assistente para a introdução automática BIM/IFC dispõe de uma série de pontos onde se mostram ou solicitam os dados que servirão para gerar automaticamente a obra.
Seleção do arquivo
O usuário indica a localização do arquivo IFC, do qual o programa importará os dados que se mostram nas seguintes etapas da introdução automática.
Distância entre pisos
Definem-se as alturas de todos os pavimentos contidos no arquivo IFC selecionado. O CYPECAD propõe as alturas e nomes dos pavimentos a partir do que está contido no arquivo IFC. O usuário pode validar ou modificar estes dados. Também se indica aqui o tipo de fundação: engastada ou flutuante.
Cargas nos pisos
O usuário indica as sobrecargas de utilização e as cargas permanentes dos pavimentos.
Pilares
Mostram-se numa lista os elementos do tipo pilares (entidade IFCCOLUMN) contidas no arquivo IFC. O usuário ativa aqueles que deseja importar para gerar os pilares estruturais da obra.
Lajes e coberturas
Mostram-se numa lista os elementos do tipo lajes e coberturas (entidades IFCSLAB e IFCROOF) contidas no arquivo IFC. O usuário ativa aqueles tipos de lajes e coberturas dos quais deseja que se gerem no CYPECAD os seus contornos exteriores e interiores (aberturas). Também deve selecionar os tipos de vigas com os quais se vão gerar estes contornos.
Cargas de paredes
Para a importação das paredes é necessário o módulo Interação horizontal com elementos não estruturais . Mostram-se numa lista os elementos do tipo paredes (IFCWALL e IFCWALLSTANDARCASE) contidos no arquivo IFC. O usuário ativa aquelas paredes das quais deseja que se obtenham as suas cargas para colocá-las automaticamente como cargas lineares sobre as plantas da obra do CYPECAD.
O CYPECAD obtém o valor das cargas lineares a partir das dimensões das paredes selecionadas e dos pesos superficiais definidos pelo usuário através de um diálogo onde se detalha a sua composição e o peso superficial. É possível escolher um tipo genérico e atribuir um valor do peso superficial.
Máscaras de desenho
O usuário pode ativar a criação automática de máscaras de desenho para a obra de CYPECAD contendo pilares, lajes, paredes e elementos auxiliares.
Introdução da estrutura por arquivos DXF/DWG
Com a opção Introdução automática DXF/DWG o usuário indica uma série de dados, mediante um assistente, que possibilita que o programa interprete arquivos no formato DXF ou DWG para gerar automaticamente a estrutura da obra (distribuição de pavimentos, cargas gerais, pilares, vigas de contorno e de aberturas interiores e máscaras de cada pavimento).
Tudo isto é possível após a solicitação ao usuário dos dados gerais que definem a estrutura e interpretação, por parte do programa, dos desenhos de arquitetura em formato DXF ou DWG.
O usuário define a composição dos pavimentos da estrutura, pisos, cobertura, laje de piso e cobertura da casa de máquinas. Salvo a cobertura, o resto dos pavimentos são opcionais. Indicam-se também as alturas, sobrecargas, cargas de revestimentos e paredes divisórias de cada piso.
Seguidamente selecionam-se os arquivos DXF ou DWG da estrutura e definem-se os layers que representam pilares, contornos exteriores e contornos de aberturas. É possível selecionar que tipo de vigas constituem o contorno exterior e interior e, inclusive, definir opcionalmente um deslocamento da viga relativamente à linha de contorno, sendo muito útil no caso em que o contorno desenhado no DXF ou DWG representa a borda da fachada e não a borda estrutural.
Também é possível indicar um layer que contenha a definição de pontos fixos de pilares.
Com a geometria de pilares e vigas já introduzida, o usuário pode realizar qualquer retoque manual da estrutura gerada, colocar as lajes e completar a definição da estrutura.
Permite ainda atribuir qualquer tipo de viga a uma poligonal ou linha do DXF ou DWG em qualquer pavimento. A poligonal pode ser constituída por linhas retas e curvas e pode ser fechada ou aberta. Deste modo não é necessário introduzir a geometria da poligonal viga a viga.