Recursos do StruBIM Steel:

O StruBIM Steel é o software para detalhamento de estruturas metálicas através do lançamento das barras diretamente pelo software ou importando estruturas metálicas em IFC de outros softwares como o CYPECAD e o Cype METÁLICAS 3D.

Ambiente de trabalho

O StruBIM Steel é um programa integrado no fluxo de trabalho Open BIM através da plataforma BIMserver.center. Este programa importa os perfis metálicos dos IFC do projeto BIM, selecionados pelo utilizador. Além de oferecer a possibilidade de importar os perfis de estruturas previamente definidas, o programa inclui as ferramentas necessárias para definir uma estrutura com uma certa facilidade.

O programa disponibiliza uma área de trabalho 3D com a representação detalhada dos elementos. Na parte superior encontra-se a barra de ferramentas e à esquerda inclui-se a gestão de vistas.

Barra de ferramentas

A barra de ferramentas dispõe de uma série de comandos organizados em diferentes seções:

Projeto:

Na seção Projeto estão disponíveis de três ferramentas representadas pelos botões "Modelo BIM", "Bibliotecas" e "Etiquetas".

No “Modelo BIM” podemos encontrar a base de dados dos diferentes tipos de elementos que tenhamos definidos na obra.

Em “Bibliotecas” faz-se a gestão das bibliotecas de materiais, perfis, parafusos e ancoragens da obra.

Em “Etiquetas” se encontra a gestão da visibilidade e a captura dos elementos realiza-se através de etiquetas atribuídas aos diferentes elementos. A partir desta opção é possível definir a lista de etiquetas da obra.

Introdução:

Na seção Introdução estão disponíveis as ferramentas para lançamento e modelagem da estrutura.

Em “Perfil” podemos encontrar a ferramenta para introduzir um perfil.

Em “Placas” permite introduzir uma placa ou chapa, poligonal, dada uma seleção de pontos ou circular, dada a posição do centro e do raio.

Em “Parafuso” se encontra a ferramenta para introduzir um parafuso.

Em “Ancoragem” permite introduzir uma ancoragem.

Em “Solda” é possível introduzir um cordão de solda

Em “Grelha” é possível definir grelhas ou linhas de referência. Pode definir uma ou várias grelhas, compostas por linhas na direção X, na direção Y ou em qualquer direção. A grelha pode ser visível em diferentes cotas para facilitar a introdução de perfis por capturas.

Em “Ligação” é possível acessar a interface com o Cype Connect Steel.

Em “Agrupar” é possível indicar os nós que contemplarão com a mesma ligação.

Em “Desagrupar” é possível desfazer o agrupamento dos nós do comando anterior.

Em “Gerar” é possível gerar automaticamente os nós que posteriormente são representados por uma pirâmide.

Edição:

Nesta região se encontram as ferramentas de edição dos elementos, estas ferramentas são iguais aos outros programas:

Editar, Apagar, Mover um grupo de elementos, Mover, Rodar um grupo de elementos, Rodar em torno de um eixo definido por dois pontos (dada uma seleção de elementos, o utilizador poderá definir, através de dois pontos, o eixo sobre o qual deseja rodar os elementos e o ângulo de rotação), e Copiar.

Cálculo:

Nesta região se encontram as ferramentas integradas de calculo das ligações do Cype Connect Steel. Esta ferramenta somente funcionará caso tenha adquirido na mesma licença o software Cype Connect Steel.

Numeração:

Em “Peça”, esta ferramenta permite configurar as opções e realizar a numeração automática de todas as peças.

Em “Seleção de peças” permite selecionar quais peças deseja numerar.

Em “Conjuntos” é possível configurar as opções para numerar automaticamente todos os conjuntos.

Em “Seleção de conjuntos” é possível configurar as opções para numerar somente os conjuntos selecionados.

Em “Atribuir” é possível selecionar quais elementos farão parte de um conjunto.

Em “Desagrupar” é possível desfazer o conjunto.

Em “Editar” é possível alterar referência de identificação do conjunto.

Em “Atribuir peça principal” é possível informar dentro do conjunto qual é o elemento principal.

Desenhos:

Em “Opções de Geração” é possível pre-definir o padrão da folha para os diferentes tipos de desenhos, por Peça, Conjunto, Ligação e Vistas.

Em “Composição” é possível gerar os desenhos dos conjuntos e em "Lista" é possível visualizar toda a relação de desenhos que foram produzidos

Interface com Cype METÁLICAS 3D e CYPECAD

Através das ferramentas que se encontram na região superior "BIMserver.center" é possível importar estruturas metálicas calculadas no CYPECAD ou no CYPE METÁLICAS 3D.

Durante a importação, o programa detecta os diferentes tipos de perfis definidos no IFC e disponibiliza a opção de importá-los ou não, fazendo clique sobre a célula da coluna “Importar”. A coluna “Em biblioteca” indica se o perfil se encontra definido na biblioteca de perfis. No caso do perfil encontrar-se definido de forma paramétrica no IFC, o programa poderá importá-lo mesmo que esse tipo de seção não se encontre na biblioteca.

Detalhamento Estrutural em Aço

No StruBIM Steel STEEL é possível criar a estrutura diretamente no software ou importar do CYPECAD ou Cype METÁLICAS 3D importando os dados dos perfis, materiais e esforços solicitantes. Nos nós são também reconhecidos os esforços caso venha a trabalhar integrado com o Cype Connect Steel e assim calcular as ligações.

Na modelagem é possível inserir perfis do tipo laminado, soldado, dobrado e tubular.

As bibliotecas padrões de perfis do Cype METÁLICAS 3D também vão se encontrar disponíveis no StruBIM Steel, caso tenha sua própria biblioteca de perfis no Cype METÁLICAS 3D, também é possível importá-las para dentro do StruBIM Steel. Para disposição de mais de um perfil, somente encontraremos nas opções de perfis laminados. Vamos encontrar a opção para selecionar a disposição de perfis multiplos de acordo com o tipo de seção de perfil selecionado.

Podem ser desenhadas chapas de forma poligona ou circulares, inserir parafusos, porcas, arruelas, soldas e ancoragens.

Interface com o CYPE CONNECT

O StruBIM Steel pode ser integrado com o Cype Connect Steel quando adquiridos na mesma licença. Isto permite modelar e calcular as ligações entre elementos estruturais de perfis de aço dentro do mesmo ambiente de trabalho do StruBIM Steel. Facilita os cálculos e verificações das ligações metálicas modeladas pelo método por elementos finitos pelo Open Sees.

Caso não venha a adquirir a licença do CYPE CONNECT STEEL, no StruBIM Steel somente serão realizadas as modelagens ou desenho da ligação não sendo possível a realização dos cálculos e verificações.

Vistas

No menu lateral do StruBIM Steel vamos encontrar as ferramentas para criação das vistas. Estas podem ser 2D de plantas por andares, fachadas e cortes. A vista 3D já vem como padrão na criação de novas obras mas se desejar é possível a criação de outras vistas 3D. Além de facilitar e agilizar a seleção ou captura de pontos, as vistas também poderão ser utilizadas na composição das pranchas de detalhamento.

Conjunto e Posições

Após atribuir os agrupamentos das peças, no StruBIM Steel será possível gerar as etiquetas de identificação das peças e posições.

Desenhos

Os desenhos de detalhamento das peças são gerados automaticamente após a identificação das posições e podem posteriormente serem dispostas dentro de um formato de folha customizável ou pre-cadastrado.

Podem ser inseridas as etiquetas com as identificações das soldas, cotas e tabelas.

Na composição das pranchas também podem ser inseridas as vistas de fachadas e cortes, assim como perspectivas em 3D das ligações e da estrutura.

As pranchas podem ser impressas ou exportadas em arquivos de extensão DXF ou DWG.

Relatórios

Após modelar a estrutura, podem ser gerados os relatórios ou listagens das peças que compõem a estrutura que podem ser impressas ou exportadas em arquivos PDF, DOCX, HTML, TXT ou RTF.

Exportação

O StruBIM Steel exporta os arquivos de controle numérico em formato DSTV de perfis e placas. Estes arquivos são salvos em conjunto com o arquivo IFC no diretório do projeto e no BIMserver.center. Também se gera uma listagem de medição dos perfis, placas, parafusos, soldaduras e ancoragens que formam as peças.

Recursos do STRUBIM STEEL: