Recursos do StruBIM Shear Walls:

O StruBIM Shear Walls é o software para projetos de muros cortinas resistentes ao cortante e as vigas de acoplamento. Dimensiona segundo as normas ACI 318-11, ACI 318-14, NTC-RSEE 2017, Eurocódigo 2 e Eurocódigo 8. Esta aplicação está integrada no fluxo de trabalho Open BIM.

Ambiente de trabalho

O StruBIM Shear Walls é um programa integrado no fluxo de trabalho Open BIM através da plataforma BIMserver.center. Este programa importa do projeto Open BIM ao qual se encontra vinculado as paredes resistentes com os resultados da análise estrutural. A partir destes dados é possível dimensionar, editar e verificar as armaduras das diferentes secções das paredes resistentes. Uma vez finalizado o processo de dimensionamento das armaduras, é possível gerar e exportar os resultados.

Na parte superior da área de trabalho encontra-se a barra de ferramentas.

Por baixo da barra de ferramentas (na parte superior esquerda da área de trabalho) mostra-se a lista de paredes resistentes importadas do projeto Open BIM.

À direita da lista de tramos será desenhada a seção da parede com os seus segmentos de armadura diferenciados.

Na parte inferior da tela mostra-se a tabela de verificações do tramo de armadura selecionado. A partir desta tabela é possível acessar às verificações (de solicitações normais dos segmentos) e às listagens de verificação justificativas.

As janelas de edição das verificações permitem ao utilizador a possibilidade de editar os dados de entrada para as verificações. As verificações realizadas pelo programa mostram-se de forma detalhada nas listagens justificativas.

No canto inferior esquerdo da tela, mostra-se a vista 3D do projeto com todos os modelos que foram importados.

Barra de ferramentas

A barra de ferramentas (situada na parte superior da tela) dispõe de uma série de utilidades organizadas em diferentes seções:

Dados gerais:

Na seção Dados gerais estão disponíveis as ferramentas de configurações gerais para a obra tais como seleção de Normas, tipo de aço e concreto, criterios de armação, configurações para representação e listagens.

Edição:

Esta seção inclui ferramentas que atuam sobre a parede resistente selecionada na lista. Com estas pode-se editar o modelo BIM gerado pelo CYPECAD para o “StruBIM Shear Walls” (geometria da parede, esforços, deslocamentos e níveis de travamento).

Verificação:

Nesta região se encontram as ferramentas para o programa verificar e dimensionar cada tramo de armadura. A seção de um tramo de armadura compõe-se de um ou vários segmentos de parede. Realiza-se uma verificação de solicitações normais de toda a seção da parede. Para cada segmento realizam-se as verificações de esforço transverso, percentagens mínimas, espaçamentos máximos e elementos de bordo, de acordo com os capítulos 11 e 18 da norma ACI 318-14.

Dimensionamento:

Nesta região se encontram as ferramentas que permite dimensionar o tramo de armadura selecionado, a parede selecionada ou todas as paredes.

Amarração:

A partir do “StruBIM Shear Walls” é possível exportar para o modelo BIM a armadura necessária para cada seção. A essa armadura acompanham as opções de armadura e comprimentos de amarração e sobreposição definidas nesse ponto. Não se realizam verificações de comprimentos de amarração e sobreposição, portanto, os dados aqui definidos utilizam-se na geração dos vergalhões no programa de modelagem 3D de armaduras ‘StruBIM Rebar’.

Vista 3D:

O programa dispõe de uma saída de resultados em 3D para visualizar os diagramas de interação e as seções resistentes das paredes. Nesta vista é possível consultar os dados desses elementos.

Normas

Na parte superior esquerda da tela do StruBIM Shear Walls em "Dados Gerais", encontra-se o local para a seleção da norma para a obra e a possibilidade de selecionar outras normas disponíveis.

Tabelas de Armaduras e Concreto

No StruBIM Shear Walls, na região de Dados Gerais vamos encontrar as opções para configuração do aço, onde é possível cadastrar o material com suas caracteristicas como Limite elástico e Módulo de elasticidade. Esse cadastro pode ser exportado para poder ser importado para ser utilizado nas próximas obras.

Em Critérios para disposição de armaduras é possível importar os diâmetros de barras predefinidos de acordo com a ASTM em polegadas ou milímetros ou padrões utilizados por países. São também configurados os espaçamentos máximos e mínimos, camadas, taxas de armadura e vários outros parâmetros de distribuição.

Para facilitar a identificação dos diâmetros dos vergalhões na vista 3D, é possível configurar cores diferentes para cada diâmetro.

Em opções de ancoragem poderá selecionar as opções para encontros, ganchos de estribos, para as armaduras horizontais e armadura vertical.

Em concreto poderá selecionar o concreto a ser considerado no cálculo e cadastrar novos informando a resistência à compressão e o módulo de elasticidade.

Paredes de Muros Cortinas

No StruBIM Shear Walls é possível criar a estrutura diretamente no software ou importar do CYPECAD. Ao criar diretamente no software encontrará as ferramentas para modelagem indicando a cota inicial e final, os nós e paredes entre nós.

Na modelagem é possível definir a espessura das paredes, o concreto, aço e recobrimento a ser utilizado. Caso existam travamentos devido a lajes por piso, é possível definir a cota e espessura.

Após a modelagem pode se indicar os carregamentos. Caso venha a trabalhar com paredes resistentes de muros cortinas importadas do CYPECAD estas informações são automaticamente preenchidas.

Vigas de Acoplamento (Módulo Opcional)

O StruBIM Shear Walls permite a modelagem de Vigas de Acoplamento quando adquirido o módulo opcional StruBIM Coupling Beams.

O StruBIM Shear Walls possibilita o projeto e verificações de vigas de acoplamento reforçadas diagonalmente.

StruBIM Shear Walls importa do projeto Open BIM ao qual as vigas de acoplamento são conectadas com os resultados da análise. Com base nestes dados, o StruBIM Coupling Beams permite dimensionar, editar e verificar a armadura das vigas. Uma vez finalizado o processo de dimensionamento das armaduras, é possível gerar e exportar os resultados.

O programa oferece listas de descrição de reforços, listas de verificação (resumidas ou detalhadas), bem como uma visão 3D dos resultados.

Verificações e Dimensionamentos

O StruBIM Shear Walls verificará e dimensionará cada tramo de armadura. A seção de um tramo de armadura compõe-se de um ou vários segmentos de parede. Realiza-se uma verificação de solicitações normais de toda a seção da parede. Para cada segmento realizam-se as verificações de esforço transverso, percentagens mínimas, espaçamentos máximos e elementos de bordo, de acordo com os capítulos 11 e 18 da norma ACI 318-14.

A verificação pode ser realizada para todos os tramos de armadura de todos as paredes ou verificar todos os tramos de armadura de uma parede.

Permite dimensionar o tramo de armadura selecionado, a parede selecionada ou todas as paredes.

Interface com o CYPECAD

No CYPECAD é possível modelar as paredes resistentes a serem calculadas no StruBIM Shear Walls. Para isto, no CYPECAD é necessária ativar a opção "Parede Resistente" e inserir uma identificação.

Modelada a Parede Resistente no CYPECAD e dimensionada a estrutura, ao acessar a ferramenta "BIMServer.Center > Compartilhar" a geometria, hipoteses de carregamento e forças serão exportadas para o StruBIM Shear Walls para nele efetuar as edições e dimensionar a armadura da parede.

Interface com o StruBIM Rebar

Após efetuar os cálculos das paredes resistentes de muros cortinas e ou vigas de acoplamento no StruBIM Shear Walls, poderá através da ferramenta "BIMServer.Center > Compartilhar" os elementos enviado as listagens de armadura, superfícies de interação e listagens de verificação. No StruBIM Rebar poderá importar as armaduras do StruBIM Shear Walls e a modelagem do CYPECAD para exportar em formato BIM/IFC as armaduras possibilitando a integração com outros projetos BIM.

Visualização 3D

O StruBIM Shear Walls dispõe de uma saída de resultados em 3D para visualizar os diagramas de interação e as seções resistentes das paredes. Nesta vista é possível consultar os dados desses elementos. Além da visualização dos diagramas também é possível visualizar o 3D das armaduras dos Muros cortinas de paredes resistentes e vigas de acoplamento.

Relatórios

Após modelar o muros cortina de paredes resistentes e efetuar os cálculo das armaduras, podem ser gerados os relatórios ou listagens das armaduras que compõem a estrutura que podem ser impressas ou exportadas em arquivos PDF, DOCX, HTML, TXT ou RTF.

Exportação

O StruBIM Shear Walls exporta para o projeto Open BIM as armaduras de cada tramo juntamente com as opções de armadura e comprimentos de ancoragem e sobreposição. Através da plataforma BIMServer.center é possível que outros colaboradores possam visualizar as paredes resistentes e vigas de acoplamento integrado aos diversos projetos compartilhados junto a obra. É possível também importar as armaduras para o StruBIM Rebar para geração do arquivo BIM/IFC.

Recursos do STRUBIM SHEAR WALLS: