Recursos do StruBIM Rebar:
“StruBIM Rebar” é uma ferramenta para o detalhamento de armaduras de estruturas de concreto armado, capaz de importar os resultados e a geometria de elementos estruturais de outras ferramentas de cálculo para a geração automática de um modelo tridimensional detalhado das armaduras. Como resultado o programa exporta o modelo detalhado de armaduras tridimensional em formato IFC e BVBS, relatórios de quantidades de material e desenhos de detalhamento.
Interface com o CYPECAD
O StruBIM Rebar é um programa integrado no fluxo de trabalho Open BIM através da plataforma BIMserver.center. Este programa importa a geometria dos elementos estruturais e a descrição da armadura de um projeto Open BIM alojado na plataforma BIMserver.center. Atualmente, o programa importa informações de paredes de cisalhamento e sapatas retangulares de altura constante.
A geometria das paredes resistentes é importada do modelo estrutural gerado pelo CYPECAD e a descrição das suas armaduras do modelo gerado pelo "StruBIM Design Shear Walls".
A geometria e descrição das armaduras de sapatas retangulares são importadas do modelo gerado pelo CYPECAD. A partir dos dados importados, "StruBIM Rebar" gera o layout espacial das armaduras, possibilitando a edição do referido layout.
Além do CYPECAD, é possível importar as armaduras de outros softwares da CYPE como o StruBIM Embedded Walls (Cortinas Atirantadas), StruBIM Deep Beams e o StruBIM Box Culverts (antigo GALERIAS)
Para que esta interface ocorra é necessário do Módulo SRC: StruBIM Rebar Core. O módulo SRC é o módulo básico para o funcionamento do StruBIM Rebar e é pré-requisito para o funcionamento dos demais módulos.
Para que importação dos elementos de fundação como sapatas e blocos sobre estacas será necessário o módulo SRZ: StruBIM Rebar – Footings. O módulo SRZ é utilizado para a importação de sapatas projetadas no CYPECAD para a geração do seu detalhamento.
Ambiente de trabalho
No StruBIM Rebar o detalhamento das armaduras dos diferentes elementos organiza-se na parte esquerda do programa por meio de uma árvore de capítulos.
Cada detalhamento selecionado será representado à direita. Por um lado, mostra-se a vista 3D desse detalhamento (parte inferior) e por outro a lista de grupos de vergalhões. Cada detalhamento, consiste de um ou de vários grupos de vergalhões. Sendo um grupo de vergalhões um conjunto de vergalhões iguais (mesmo diâmetro, forma e dimensões).
Os detalhamentos podem ser geradas automaticamente durante a importação ou geradas manualmente pelo utilizador. Na parte superior da área de trabalho localizam-se as ferramentas.
Barra de ferramentas
A barra de ferramentas (situada na parte superior da tela) dispõe de uma série de utilidades organizadas em diferentes seções:
Dados Gerais:
Na seção Dados Gerais estão disponíveis as ferramentas de configurações tais como tipo do aço, diâmetros dos vergalhões ou barras de aço, formas de dobra das barras, opções para listagem e opções para representação.
Projeto:
Na seção Projeto pode-se adicionar capítulos à árvore. Os capítulos adicionam-se dentro do capítulo selecionado. O capítulo raiz, “Projeto”, contém os capítulos “Elementos” e “Vistas”. Os elementos de detalhamento adicionam-se dentro de “Elementos” e as vistas dentro de “Vistas”. Dentro de um capítulo pode-se criar um Detalhamento (pormenorização) e adicionar barras atribuindo o tipo de aço, diâmetro, tipo de forma e localização x,y,z.
Em Vista pode-se adicionar uma vista ao capítulo selecionado. Ao adicionar uma vista o programa pede ao utilizador que selecione os detalhamentos que deseja representar nessa vista.
Edição:
Nesta região se encontram as ferramentas de edição dos elementos, estas ferramentas são iguais aos outros programas:
Apagar, Procurar, Mover para cima ou para baixo, cortar e colar.
Verificação do Detalhamento:
Nesta região se encontra a ferramenta para visualizar o 3D em uma janela única aumentando a visão do detalhamento das barras de armação em aço.
Geração de Armaduras
No software StruBIM Rebar é possível trabalhar de modo independente de outros software. É possível criar capítulos, detalhamentos por peças e criar as vistas utilizando as ferramentas de detalhamento (Pormenorização).
Interface com StruBIM Shear Walls
Através das ferramentas que se encontram na região superior "BIMserver.center" é possível importar estruturas de paredes resistentes e vigas de acoplamento calculadas no software StruBIM Shear Walls para dentro do software StruBIM Rebar.
Durante a importação para o StruBIM Rebar, o programa detecta a disposição das armaduras calculadas do StruBIM Shear Walls e se tiver a mesma obra no CYPECAD, importa também a geometria do CYPECAD para complementar algum detalhamento ou simplesmente complementar a modelagem BIM da armadura de paredes ou vigas de acoplamento.
Para esta interface é necessário ter o módulo SRW: StruBIM Rebar – Shear Walls. O módulo SRW é utilizado para a importação de paredes resistentes à cortante projetadas no StruBIM Shear Walls para a geração do seu detalhamento.
No caso de Vigas de Acoplamento é necessário do módulo SRV: StruBIM Rebar – Coupling Beams. O módulo SRV é utilizado para a importação de vigas de acople projetadas no StruBIM Shear Walls para a geração do seu detalhamento.
Menu Lateral
Na parte esquerda da tela do StruBIM Rebar aparece o menu lateral, composto pela Árvore com os capítulos e elementos detalhados, abaixo se tem a vista 3D por onde pode se orientar a localização 3D do elemento detalhado.
Na estrutura da árvore se pode adicionar novos capítulos ou vistas e novos elementos para detalhamento da armadura em BIM.
Vistas
O StruBIM Rebar pode ser integrado com o Cype Connect Steel quando adquiridos na mesma licença. Isto permite modelar e calcular as ligações entre elementos estruturais de perfis de aço dentro do mesmo ambiente de trabalho do StruBIM Rebar. Facilita os cálculos e verificações das ligações metálicas modeladas pelo método por elementos finitos pelo Open Sees.
Relatórios
Após modelar as armaduras, podem ser gerados os relatórios ou listagens das armaduras que compõem a estrutura que podem ser impressas ou exportadas em arquivos PDF, DOCX, HTML, TXT ou RTF.
Desenhos
Após gerar as vistas com as cotas e textos inseridos no detalhamento é possível gerar as pranchas que podem ser impressas diretamente pelo software ou exportados em arquivos DXF/DWG.
Exportação IFC e BVBS (Módulo Opcional)
O StruBIM Rebar exporta os arquivos de armadura em formato IFC e BVBS. Estes arquivos são salvos em arquivo IFC e BVBS no diretório do projeto e no BIMserver.center.
Para habilita a exportação das armaduras detalhadas no StruBIM Rebar aos formatos IFC e BVBS é necessário o aquisição do Módulo IFR: Exportação do detalhamento de armaduras.