PRO-Elétrica - Módulo Dimensionamento

Neste módulo encontram se os recursos para o cálculo da instalação elétrica, requer o módulo "detalhamento" para poder efetuar os dimensionamentos do que foi desenhado conforme ABNT NBR 5410 (Instalações elétricas de baixa tensão).

Encontraremos os recursos para dimensionamento da fiação, dos eletrodutos, efetuar o cálculo luminotécnico, dimensionar o quadro geral e o alimentador, a corrente de curto-circuito e estimar a carga do equipamento de ar-condicionado.


Recursos:

Cálculo luminotécnico

Com o reconhecimento da área do ambiente, pode-se efetuar o cálculo luminotécnico pelo método de Lumens utilizando lâmpadas ou luminárias. Já possui ampla biblioteca de lâmpadas e luminárias com as respectivas refletâncias e fluxo luminoso, além de permitir o cadastro de novos modelos de luminárias e lâmpadas para o cálculo. Dimensiona a quantidade necessária, gerando relatórios com a memória de cálculo e distribui tal quantidade de pontos no desenho.

Biblioteca de lâmpadas e luminárias com fluxo luminoso

Relatórios com memória de cálculo

Carga do ar condicionado

Com o reconhecimento da área do ambiente, define-se as cargas térmicas unitárias para estimar a carga térmica total do ambiente e assim prever a potência do equipamento de ar-condicionado necessário nas instalações elétricas.

Ferramenta para detectar a potência necessária do ar condcionado

Dimensionamento da fiação

Após o detalhamento da instalação, pode-se dimensionar as bitolas de fiação por circuito já efetuando verificações no desenho quanto ao caminhamento dos fios ou cabos pelos eletrodutos e comandos de luminárias se foram corretamente vinculados aos interruptores. Pode-se definir os critérios de dimensionamento quanto a queda de tensão, capacidade de corrente, atribuir o material dos fios ou cabos em cobre ou alumínio. Gera automaticamente a memória de cálculo em *.TXT, *.CSV, ou no desenho, por circuito informando a bitola e a proteção necessária. A fiação pode ser inserida de modo automático com as bitolas calculadas, pode ainda definir o critério da fiação terra como um terra por circuito ou para cada, usando o diâmetro da maior fase no trecho ou selecionar um diâmetro padrão.

Ferramenta para inserir a fiação

Relatório da fiação do projeto elétrico

Dimensionamento dos eletrodutos

Pode-se dimensionar os diâmetros de eletrodutos rígidos ou flexíveis, conduletes e dimensionar as seções de eletrocalhas e perfilados. Permite configurar a taxa máxima de ocupação apresentando os resultados na tela ou gerando arquivos *.TXT, *.CSV ou no próprio desenho. Pode-se ainda editar os resultados e verificar as novas taxas de ocupação para reservas, ou dividir o trecho em dois ou mais tubos.

Ferramenta para dimensionar os diâmetros dos eletrodutos

Corrente de curto-circuito

Cálculo da corrente de curto-circuito presumida em um ponto, partindo da corrente de curto-circuito presumida inicial. Na tela do comando, informa-se o comprimento do circuito, a seção da fiação, a corrente de curto-circuito presumida inicial (Icc) em kA e o tipo do circuito. O resultado é obtido automaticamente ao inserir ou alterar os dados.

Cálculo da corrente co curto-circuito

Dimensionamento do Quadro Geral

Possui ferramentas para cálculo do quadro geral a partir das plantas dos pavimentos já calculados. O PRO-Elétrica já soma as cargas dos andares e verifica os comprimentos de alimentação do geral aos parciais. Informando o comprimento do cabo alimentador, ele já dimensiona as bitolas dos cabos de alimentação e dos eletrodutos ao quadro geral. Opcionalmente pode-se gerar o desenho do diagrama geral e do quadro.

Cálculo de quadro geral

Desenho do diagrama geral

Distribuição dos circuitos

No PRO-Elétrica, após desenhar a instalação, todos os pontos elétricos são reconhecidos no comando Distribuir Circuitos onde facilmente pode-se atribuir os circuitos selecionando na tela ou no desenho. Pode-se visualizar as cargas totais em cada circuito criado.

Nas propriedades dos circuitos pode-se também atribuir a distribuição de cargas nas fases de modo automático, configurar os dispositivos de proteção, acrescentar observações e ainda calcular a Demanda.

recurso para alterar os dados dos circuitos

recursos para distribuir circuitos