PRO-Elétrica - Módulo Detalhamento

Neste módulo encontram se os recursos para o desenho da instalação elétrica, possui ampla biblioteca de símbolos elétricos além de permitir o cadastro de novos, por trabalhar em plataforma CAD, várias ferramentas como zoom, captura, poderão ser usadas em conjunto com ferramentas do PRO-Elétrica para agilizar o desenho, além de possuir ferramentas para automatizar a distribuição, ou centralização de luminárias, tomadas ao longo de um perímetro, inserção de eletrodutos automáticos, etc.


Recursos:

Gerenciamento de projetos

Para facilitar o salvamento de todos os desenhos e documentos gerados automaticamente pelo software, o PRO-Elétrica traz a ferramenta gerenciamento de projetos, com ele você poderá criar a obra (configurando as unidades em milímetros, centímetros ou metros) definir a folha, repetições do desenho no caso dos andares tipo, definir o local de salvamento padrão das obras, etc.

Recurso para salvar, abrir ou duplicar o projeto

Configurações

As configurações podem ser completamente customizadas pelo usuário, as fontes e tamanhos de texto, nome e cores aos layers que serão criados automaticamente pelo software, por ser uma aplicação CAD poderá também customizar os comandos do PRO-Elétrica para serem acionados via teclado. Nas configurações também se encontram as bibliotecas de simbologias elétricas, como tomadas, luminárias, eletrodutos, fiações, disjuntores permitindo a edição dos existentes quanto as descrições, cores, padrões de inserção assim como a criação de novos símbolos que desejar adicionar.

Opção para customizar os comandos

Biblioteca de simbologias elétricas

Possui ampla biblioteca de simbologias conforme a NBR-5444, ou IEC-60617 e outras, além de permitir adicionar sua própria simbologia no software. Traz símbolos de tomadas, luminárias, campainhas, telefones, motores, quadros, etc. com opções de inserção centralizada, distribuída ou no ponto em que clicar.

Simbologias de quadros e caixas

Simbologias de luminárias

Eletrodutos, eletrocalhas, conduletes, perfilados

Para passagem da fiação, o PRO-Elétrica possui a biblioteca de eletrodutos rígidos, flexíveis, eletrocalhas lisas ou perfuradas, conduletes, perfilados além de permitir ao usuário a edição dos existentes como o cadastro de novos produtos que venham a surgir no mercado. Podem ser inseridos embutidos no teto, com desníveis, embutidos no piso ou na parede clicando de símbolo a símbolo e o software já reconhece as alturas lançando automaticamente o tubo que sobe da tomada baixa ao interruptor ou desce da luminária para a tomada ou interruptor, etc.

Biblioteca de eletrodutos rígidos e flexíveis

Fios e cabos

A biblioteca de tipos de fiação e cabos traz diversos tipos já cadastrados e também são editáveis permitindo o cadastro de novos. Podem ser lançados sobre o tubo, com linha de chamada ou utilizando legendas.

Definir a fiação e as variações

Definição da fiação

Indicações no desenho

As indicações podem ser configuradas para serem inseridas de modo automático ou serem inseridas de modo manual tais como diâmetro dos eletrodutos, bitola da fiação, circuito, altura, potência, etc. Traz ainda ferramentas de verificação de sobreposição de textos e atualização automática caso venha a alterar a escala ou altura dos textos depois de desenhado.

Opção para inserir as indicações automaticamente

Edição de propriedades

Os símbolos no PRO-Elétrica não são simples blocos de CAD, pode-se definir como objetos virtuais com características elétricas como carga, fiação requerida, fator de potência e características geométricas quanto a altura de inserção que podem ser editadas no projeto ou na configuração geral do software. Permite ainda acoplar acessórios de instalação para gerar quantitativos mais detalhados.

Características elétricas de objetos virtuais

Diagramas, quadros e legendas

Traz ferramentas para gerar diagramas unifilares, bifilares e trifilares detalhados ou em 3D com circuitos reservas ou não.

Diagramas elétricos

Diagramas elétricos tridimensionais

Gera o quadro de cargas somando as potências dos pontos elétricos automaticamente no mesmo circuito. Com o módulo de dimensionamento, após dimensionado a fiação apresenta as bitolas por circuito, dispositivo de proteção e balanceamento de cargas nas fases. Gera também a etiqueta identificativa dos circuitos assim como a vista do quadro.

Quadro de cargas detalhado

Quadro de cargas resumido

Etiqueta de identificação dos circuitos

As legendas são geradas de acordo com os símbolos que efetivamente foram usados no desenho, facilitando a identificação e interpretação do projeto.

Legenda dos símbolos

Lista de material

O PRO-Elétrica quantifica automaticamente o que foi desenhado, já considerando as subidas e descidas dos eletrodutos de modo automático. Além dos símbolos inseridos, levanta as quantidades de peças acessórias uma vez atribuída no símbolo. Pode se considerar perdas no comprimento da fiação e eletrodutos devido a emendas. As listas podem ser unificadas ou separadas por tipo de fiação FASE A, B, C, Neutro, Terra, Retorno, por eletrodutos rígidos ou flexíveis, passando no teto, na parede ou no piso. Os relatórios quantitativos podem ser gerados no desenho e em diversas extensões como *.TXT, *.CSV, *.RTF, *.HTML e pode-se ainda criar uma tabela excel com códigos e preços para serem vinculados aos objetos do PRO-Elétrica para geração do orçamento.

Lista de materiais utilizados no projeto

Lista de materiais salvo como arquivo CSV

Lista de materiais salvo em arquivo TXT

Utilitários

Possui ferramentas facilitadoras para editar, mover, copiar as simbologias do PRO-Elétrica, assim como ferramentas para criar detalhes, mover com auto-ajuste onde ao mover o símbolo de uma luminária por exemplo, outros elementos associados a ele se auto ajustam tais como eletrodutos, fiações, indicações, etc. Outra ferramenta interessante é o "Proteger DWG" que gera uma copia do desenho de forma bloqueada, o arquivo DWG é protegido contra edições só permitindo alterações no desenho original.

Ferramentas facilitadoras para editar, mover e copiar simbologias

Planta baixa

No PRO-Elétrica pode-se utilizar desenhos arquitetônicos já prontos em DWG ou DXF, e com a ferramenta planta baixa poderá desenvolver a arquitetura com ferramentas facilitadoras para desenho de paredes, portas e janelas no caso de não receber o desenho. Traz ferramentas facilitadoras para cotagem e levantamento de áreas.

Ferramentas facilitadoras para cotagem e lantamento de áreas

Assistentes de projeto

Neste recurso encontraremos as ferramentas para agilizar o detalhamento da instalação elétrica, automatizando a inserção de tomadas e luminárias, eletrodutos, inserir fiação, detalhes típicos, gerar vistas das paredes com as caixas e eletrodutos cotados. Vamos também encontrar as ferramentas para reconhecer blocos do CAD como pontos elétricos e "LINES" como eletrodutos. No assistente de projeto encontra-se também a ferramenta para gerar o 3D da instalação, reconhecendo automaticamente as alturas dos símbolos, assim como suas peças acessórias para geração do 3D da instalação elétrica.

Recurso para gerar vista de paredes com caixas e eletrodutos cotados

Detalhe ilustrativo da tomada universal

Biblioteca de padrões de entrada

O PRO-Elétrica já acompanha de diversos detalhes de padrões de entrada de várias concessionárias do Brasil como Eletropaulo, CEMIG, CELESC, CPFL, etc. Em formato DWG para que possa editar o detalhe de acordo com as necessidades do projeto.

Padrões de entrada de várias concessionárias do Brasil