Recursos do PRO-Saneamento:
O PRO-Saneamento é um software de cálculo, verificação e dimensionamento de redes de esgoto, abastecimento de águas e drenagens pluviais.
Trabalha como um aplicativo do CAD e já realiza o reconhecimento das curvas de nível do projeto de topografia através de um arquivo em dwg. Ao inserir os pontos, pode-se selecionar as polilinhas ou pontos com informações Z para interpolação da cota Z do ponto. Pode-se indicar as ruas e trechos de ruas para serem apresentadas nas planilhas de cálculo geradas em excel.
Nos cálculos hidráulicos das redes de saneamento ou drenagem pluvial, é possível considerar a estação elevatória devido a diferença de cotas e fluxo inverso no trecho do tubo.
Pontos - Conexões
O PRO - Saneamento permite desenhar as redes de saneamento, abastecimento e drenagem pluvial, já possui símbolos de poços de visita, terminais de limpeza, bocas de lobo, registros de manobra, cruzetas, tes, curvas, e outros cadastrados. É completamente aberto para cadastrar novos símbolos, materiais, diâmetros, tubos de seção circular entre outros.
Tubos
O PRO-Saneamento possui diversos materiais para traçado dos tubos
Nos tubos para abastecimento de água são encontrados os coeficientes de Rugosidade previamente cadastrados para realização dos cálculos hidráulicos pelo EPANET 2.2,
Especificação da Tubulação
Nos tubos podem ser inseridos automaticamente as indicações de diâmetro, inclinação, sentido de fluxo, trecho e comprimento.
Identificações e Legendas
Na inserção dos pontos as indicações podem ser inseridas automaticamente, renumeradas e identificadas bastando selecionar o ponto, podem ser acrescidos nos projetos as cotas de entrada e saído dos tubos nos poços que são lidos de acordo com o que foi inserido no desenho.
Listas de materiais, Escoramento, Escavação e Aterro
Depois de inserir os tubos, poços, conexões no desenho, pode-se gerar a lista de material que por sua vez podem, ser exportadas em diversos formatos ou no próprio desenhos.
Permite também gerar as quantidades de Escoramento, Escavação e Aterro da rua selecionada, atribuindo as dimensões, ângulos, etc apresentados na tela ou no desenho.
Ferramentas de Edição
Possui diversas ferramentas para edição dos desenhos, ferramentas como Copiar, Espelhar e Mover, transformar tubos retos em tubos curvos e vice-versa, ampliar, apagar, escrever, etc.
Bibliotecas, cotas e pranchas
Possui ferramentas facilitadoras para inserção de detalhes típicos contidos na biblioteca, cotagem e montagem das pranchas de impressão com inserção de folhas com carimbos em paperspace.
Assistentes de Projeto
No PRO-Saneamento podem ser aproveitados DWGs com a topografia realizando o reconhecimento das curvas de nível. Possui ferramentas facilitadoras para Identificação da Rua e respectivos trechos além de quantificar Escoramento, escavação e Aterro.
Gera automaticamente o perfil do terreno com a tubulação e poços inseridos no desenho.
Verificação dos parâmetros de Projeto
Depois de elaborado a geometria da rede pode-se efetuar as verificações e dimensionamentos.
Permite configurar os parâmetros de máximos e mínimos do projeto para apontar possíveis erros de modelagem.
Redes de saneamento
As redes de saneamento podem ser pré-dimensionadas, após desenhar os poços e interligá-los por tubos. Nos poços podem ser aplicadas as contribuições pontuais ou no momento do cálculo aplicar contribuições lineares.
O sentido de fluxo é adotado por gravidade e os diâmetros são pré-dimensionados. Pode simular a estação elevatória alterando a propriedade do tubo no poço para simular inclinação a favor da gravidade.
Após o pré-dimensionamento pode-se gerar a planilha da malha com a vazão inicial e final. A mesma é gerada em Excel apresentando as fórmulas utilizadas.
As redes de esgoto podem ser ramificadas ou malhadas. Em redes de saneamento como referência é utilizado o Manual de Hidráulica - Azevedo Netto – 8ª Edição atualizada e são calculadas por gravidade.
Redes pluviais
Após o traçado da rede pluvial, com a locação de poços, ou sarjetas e bocas de lobos, e interligados pelo tubos pode se pelo método racional pré-dimensionar os diâmetros e gerar a planilha de cálculo hidráulico.
Nos poços podem ser indicadas as áreas de contribuição e coeficiente de escoamento que serão consideradas no cálculo da vazão pela intensidade pluviométrica. A intensidade pode ser informada ou calculada pela fórmula.
Os resultados são apresentados em planilhas excel juntamente com as fórmulas utilizadas nos cálculos pelo método racional.
As contribuições também podem ser aplicadas pontualmente calculando as vazões de sarjetas triangulares e bocas de lobo.
Redes de abastecimento de água
Após o traçado da rede de abastecimento de água ou adutoras, com o lançamento de nós ou conexões interligados por tubos formando redes ramificadas ou malhadas, pode-se efetuar o cálculo hidráulico utilizando o EPANET 2.2 e o modelo elaborado no PRO-Saneamento é automaticamente exportado para este sistema.
Podem ser aplicadas contribuições pontuais ou lineares, indicar as pressões mínimas e máximas na rede e fator K. Nas características das tubulações pode-se consultar ou editar o coeficiente "C" e nas conexões ou nós, considerar perdas simulando uma válvula redutora de pressão ou ganhos de pressão simulando um booster. Lembrando que o software não dimensiona a potencia da bomba ou a estação elevatória. Somente permite que seja introduzido esse acréscimo de pressão na rede manualmente obtendo os resultandos de vazões e pressões em cada nó posteriormente.
É possível dimensionar ou verificar as redes de abastecimento, apresentando os resultados de cálculo na tela ou em arquivos texto ou planilhas excel com fórmulas. É utilizada a fórmula universal para perdas de carga e nas redes ramificadas e malhadas a fórmula de Hazen-Williams - Hardy-Cross.
Ordem de serviço
Nas redes de esgoto, pode-se gerar as ordens de serviço, indica-se o poço final e inicial para leitura da rua ou trecho, informa-se a altura do gabarito e o mesmo é gerado em Excel.