Módulo do PRO-Hidráulica:

INCÊNDIO

O PRO-Hidráulica na sua modulação de incêndio permite realizar o cálculo da carga de fogo de uma edificação, verificar ou dimensionar instalações de hidrantes e sprinklers. Requer o módulo de detalhamento.

OUÇA O PODCAST DO INCÊNDIO

Carga de fogo

No módulo de Incêndio do PRO-Hidráulica é possível efetuar o cálculo da carga de fogo. Já possui diversos materiais combustíveis cadastrados permitindo a edição ou a adição de novos materiais e seu respectivo poder calorífico. Gera a memória de cálculo em txt, excel ou no próprio desenho. Assista ao vídeo

Hidrantes ramificados

No PRO-Hidráulica com o módulo de incêndio é possível efetuar os cálculos das instalações de hidrantes, é necessário previamente elaborar o desenho da instalação que pode ser ramificada ou em espinha de peixe, atribuindo as especificações dos hidrantes junto às conexões para realização da verificação ou do dimensionamento da instalação. Após o cálculo são apresentadas as pressões e vazões dos trechos calculados informando a pressão necessária no ponto de partida. Gera memória de cálculo em TXT e tabelas de cálculo hidráulico em TXT ou CSV para Excel. Assista ao vídeo

As instalações podem ser elaboradas de modo unifilar em vista 2D como no corte, ou em desenhos detalhados, ou em Isométrico 2D e 3D, que em todos os modos as instalações são calculadas.

Hidrantes em GRID/Anéis

Outra opção para as instalações de Hidrantes no módulo de Incêndio do PRO-Hidráulica é elaborar instalações em rede fechada conhecidas como em GRID ou anéis ou malhas, previamente com o módulo de detalhamento se elabora o desenho da instalação que por sua vez pode ser verificada ou dimensionada através do módulo de incêndio. Após o cálculo são apresentadas as pressões e vazões dos trechos calculados informando a pressão necessária no ponto de partida. Gera tabelas de cálculo hidráulico pela NBR 10897 em TXT, CSV para Excel ou inserir no desenho.

Sprinklers ramificados

No PRO-Hidráulica com o módulo de incêndio é possível efetuar os cálculos das instalações de Sprinklers - chuveiros automáticos através das tabelas da NBR 10897, a medida que se informa a quantidade de chuveiros obtém-se o diâmetro mínimo para certa quantidade. Já possui as tabelas de grau de risco cadastradas com as respectivas categorias de edificações que se enquadram na mesma. Assista ao vídeo

Possui um assistente para desenhar a instalação dos Sprinklers em espinha de peixe ou ramificada bastando entrar com as características geométricas tais como distância entre os chuveiros, entre os ramais, quantidades, etc. Durante o procedimento é solicitado o grau de risco com tabelas já cadastradas e identificar o chuveiro e o fator K.

Pode-se também previamente elaborar o desenho da instalação que pode ser ramificada ou em espinha de peixe, atribuindo as especificações dos Sprinklers junto às conexões para realização da verificação ou do dimensionamento da instalação. Após o cálculo são apresentadas as pressões e vazões dos trechos calculados informando a pressão necessária no ponto de partida. Gera tabelas de cálculo hidráulico em TXT, ou CSV para Excel ou no desenho.

Sprinklers em GRID/Anéis

Outra opção para as instalações de Sprinklers no módulo de Incêndio do PRO-Hidráulica é elaborar instalações em rede fechada conhecidas como em GRID ou anéis ou malhas como da NFPA, previamente com o módulo de detalhamento se elabora o desenho da instalação que por sua vez pode ser verificada ou dimensionada através do módulo de incêndio. Após o cálculo são apresentadas as pressões e vazões dos trechos calculados informando a pressão necessária no ponto de partida. Gera tabelas de cálculo hidráulico pela NBR 10897 em TXT, CSV para Excel ou inserir no desenho. Assista ao vídeo

Sinalização de Incêndio

No PRO-Hidráulica se encontram cadastradas as simbologias para Sinalização e Prevenção de Combate a Incêndio, contém diversos equipamentos para locação de extintores, iluminação de emergência, sinalizações de placas de rotas de fuga, portas corta-fogo, etc. gerando quantitativos dos objetos inseridos no projeto.

Na inseção das placas se tema a opção de inserir em vista ou em simbolo devendo informar a dimensão onde no momento da inserção pode-se acessar a tabela com as relações de distâncias de visibilidade e dimensão recomendada.

Bombas de Incêndio

No PRO-Hidráulica se encontram cadastradas as curvas de bombas de pressurização da Schneider de incêndio, permitindo ao usuário cadastrar outros fabricantes de bombas e suas respectivas curvas. Efetuado os cálculos hidráulicos das instalações de Sprinklers ou Hidrantes serão obtidas as vazões e pressões requeridas para o dimensionamento da bomba de incêndio.