Módulo opcional do PRO-Hidráulica:

Exportação BIM/IFC e REVIT®

Este módulo permite que as instalações 3D hidráulicas elaboradas com o PRO-Hidráulica sejam exportadas para softwares BIM no formato IFC e Revit®. Podem ser exportados em formato BIM/IFC 2x3 ou IFC4 e diretamente para o Revit®. Este arquivo pode ser importado em softwares como o ArchiCAD, DDS-CAD Viewer ou softwares como o CYPECAD e Cype METÁLICAS 3D e pode ser aberto diretamente no Revit através do plugin do PRO-Hidráulica adicionado dentro do ambiente Revit®. Na interface com o REVIT é possível exportar as famílias para serem associadas nos objetos do PRO-Hidráulica ou exportar as famílias dos elementos do PRO-Hidráulica para o Revit®.

OUÇA O PODCAST DO MÓDULO DE EXPORTAÇÃO BIM/IFC e Revit.

Módulo Opcional para exportação em BIM/IFC e REVIT®

A partir da versão 16 do PRO-Hidraulica foi contemplado o novo módulo opcional para Exportação em BIM, gerando arquivos em formato IFC. É necessário que a instalação hidráulica esteja previamente elaborada em 3D para se realizar a exportação. A partir da versão 20 do PRO-Hidráulica, além de exportar em formato IFC, também é possível exportar Revit®.

O modelo exportado em IFC pode ser visualizado por diversos freewares como o IfcViewer, DDS-CAD Viewer, entre outros.
Projetos criados em versões anteriores do PRO-Hidraulica poderão ser exportados por este novo módulo do PRO-Hidráulica.

Na interface com o REVIT é possível exportar as famílias para serem associadas nos objetos do PRO-Hidráulica ou exportar as famílias dos elementos do PRO-Hidráulica para o Revit®. Podemos instalar o plugin do PRO-Hidráulica dentro do REVIT®, importar familias e associar aos elementos do PRO-Hidráulica ou exportar o template de famílias do PRO-Hidráulica para o REVIT®.

Atualmente pode se instalar o plugin do PRO-Hidráulica dentro do REVIT® a partir da versão 2019 até a versão 2023.

No REVIT® podemos visualizar as ferramentas do PRO-Hidráulica para complementar o detalhamento da instalação Hidráulica.

A instalação 3D hidráulica produzida no PRO-Hidraulica pode ser exportada para o REVIT e do Revit pode ser importada para o PRO-Hidráulica.

A associação dos elementos do PRO-Hidraulica são correlacionados automaticamente aos elementos com famílias do revit através do nome porém caso seja necessário associar a outro elemento de outra familia também é possível de se realizar manualmente no PRO-Hidraulica antes da exportação.

Será gerado um arquivo de extensão *.rvtph que poderá ser importado para dentro do REVIT, caso complemente a instalação com elementos do tipo conexão dentro do Revit, poderá interligar estas conexões com a ferramenta Inserir tubulação na aba PRO-Hidráulica adicionada após a instalação do App.

Todos os objetos do PRO-Hidraulica podem também ser quantificados no REVIT e com a ferramenta "Ajustar planilha" as colunas com valores zerados serão escondidas. Para facilitar a sobreposição de andares tipos também encontrará o comando para "Copiar pavimento".

Os detalhes típicos ou planilhas e outros desenhos gerados no PRO-Hidraulica podem ser exportados para o REVIT e serem inseridos no modelo através do plugin utilizando a opção "Importar Detalhe".

Caso já tenha no REVIT suas próprias famílias de objetos hidraulicos, poderá exportar para serem utilizados na correlação dos objetos do PRO-Hidráulica.

Exportação BIM/IFC: