Versão 18 do PRO-Elétrica:

Melhorias e recursos que foram implementadas na Versão 18

Compatibilidade do PRO-Elétrica Versão 18
Sistemas Operacionais Microsoft Windows® 10, Windows® 8.1, Windows® 8, Windows® 7, Windows® Vista
Versões do AutoCAD® Versão FULL do R14 até a versão 2022
Versões do CADMultiplus PRO V8
Versões de outros CADs ZwCAD PRO (2018 ao 2021) ou BricsCAD PRO - PRO BIM - PRO MECHANICAL (v18 ao v21) ou GStarCAD PRO (2018 ao 2021)

Cadastro de Símbolos com blocos dinâmicos

Para otimizar as opções de inserção dos objetos do PRO-Elétrica como tomadas, luminárias, caixas de distribuição, etc, podemos a partir desta versão 18 utilizar no cadastro os blocos dinâmicos. Os parâmetros do bloco dinâmico são mantidos ao cadastrar nas variações de símbolo.

Cadastro de Conjunto de Símbolos

Nesta versão podemos compor um conjunto de símbolos e deixar cadastrado no PRO-Elétrica, ideal para as instalações de Interruptor com tomada em circuitos diferentes. Tomada Dupla ou Tripla, etc. desta forma não é mais necessário acoplar os objetos pois este acoplamento já vem cadastrado no conjunto.

Dados de circuitos AsBuilt para Quadro de Cargas

Nesta versão podemos alimentar manualmente dados dos circuitos 'AsBuilt' para geração do Quadro de cargas. Ao gerar o quadro de cargas o programa pergunta se deseja informar os dados dos circuitos que não têm a fiação inserida no desenho:

Os dados de cargas dos circuitos, correntes, fases são levantados de modo automático a partir do desenho de AsBuilt da instalação.

Opção DESFAZER em strings fotovoltaicas irregulares

Implementado o comando DESFAZER ao utilizar a Inserção irregular de placas fotovoltaicas. Ao acionar a função desfazer é solicitado quantas placas serão desfeitas, o PRO-Elétrica apaga as placas e fiações que foram inseridas para refazer a string.

Novos Comandos para edição posterior do Projeto Fotovoltaico

- Atribuir Abrangência do Inversor

- Dimensionar fiação de Strings

- Atribuir Abrangência do Quadro de Inversores

- Dimensionar fiação entre o Quadro e Inversores

Projetos de instalação fotovoltaica utilizando Micro-Inversores

Implementada as opções de Projetos de instalação fotovoltaica utilizando Micro-Inversores

String Box(caixa de proteção da string) para duas ou mais strings

Implementada a opção para inserir uma String Box(caixa de proteção da string) conectando duas ou mais strings

Utilizar Inversores que tem String Box(caixa de proteção da string) incorporada

Implementada a opção para utilizar Inversores com string-box incorporada

Opção para predefinir os esquipamentos no projeto Fotovoltaico

Nesta versão podemos deixar default (padrão) os materiais utilizados no projeto Fotovoltaico, assim não é preciso selecionar toda vez ao executar o desenho.

Comando para adicionar Caixa de proteção ou Caixa de passagem no projeto Fotovoltaico

Com este comando podemos incluir facilmente outras caixas de proteção ou caixas de passagem no projeto de instalação fotovoltaica, que automaticamente divide o trecho e reinsere os cabos interferidos pela caixa.

Cadastro e geração do quadro de Especificações Técnicas do simbolo

Em todas as variações de símbolo do PRO-Elétrica agora é possível cadastrar as Especificações Técnicas do produto acessando as Configurações > Configurações Avançadas > Símbolo: Modificar > Seleciona-se a Simbologia e o símbolo e na tela de Variações selecionamos o objeto para entrar em Modificar. Encontraremos o botão Informações Adicionais

Estas Especificações Técnicas, a medida que tais equipamentos forem utilizados no desenho da instalação, podem ser geradas no desenho ou em arquivos TXT, RTF ou HTML acessando o comando Gerar > Especificações Técnicas

Novas colunas para apresentação no Quadro de Cargas

Implementado novas colunas para serem geradas no quadro de cargas. Acessando as opções do Quadro de cargas poderá habilitar a coluna Comprimento do circuito em metros, queda de tensão em % ou em V/Km, Fator de Correção devido ao Agrupamento (FCA), Fator de correção devido a temperatura (FCT) e Condução da corrente da bitola (A).

Novo Modelo de Diagrama Bi e Trifilar;

Implementado novo modelo para geração de Diagrama Bifilar e Trifilar com imagens exemplos dos modelos.

Dimensionamento de Eletrodutos com Status de alteração

Implementado no dimensionamento dos eletodutos, na região Status a informação se ocorreu a alteração do diâmetro existente.

Dimensionamento de Eletrodutos com Opção de usar o diâmetro existente se ele for maior que o calculado

Esta opção possibilita manter os diâmetros que adotamos no desenho da instalação quando ele for maior do que precisa para passagem dos fios e cabos. Essa seção maior, mesmo não sendo necessária é mantida no desenho e apresentados no memorial de cálculo.

Opção de remover do dimensionamento os eletrodutos com diâmetro existente maior que o calculado

Esta opção remove da memória de cálculo os tubos com seção maior que o dimensionado. Mantem no desenho da instalação a seção dos tubos pré-definidos com diâmetros maiores sem apresentar na lista do cálculo.

Novo tipo de condutor PEN

Adicionado nos tipos de fiação o condutor PEN, condutor ligado à terra garantindo ao mesmo tempo as funções de condutor de proteção e de condutor neutro; a designação PEN resulta da combinação PE (de condutor de proteção) +N (de Neutro). Ao gerar o diagrama bi ou trifilar no modelo ramificado podemos visualizá-lo.

Padronização do tipo de fiação

Nesta versão em Configurações Avançadas de Fiação podemos cadastrar qual tipo de Fiação usar como padrão para Fase, Neutro, Retorno, Terra e PEN.

Esquema vertical com opções de tubulação individual e Detalhado

Ao gerar o esquema vertical, poderá representar a tubulação de modo detalhado ou unifilar e selecionar o modo de ligação individual ou coletiva.

Nesta ferramenta foi também implementado a opção para desenho dos relógios medidores e configurar a disposição.

Conexões de Eletrocalhas em 3D

Cadastradas mais de 5000 variações de Conexões de Eletrocalhas em 3D não simétricas no eixo Z (que sobe ou desce).

Cadastro de Detalhes para Conexões de Eletrocalhas

Implementada a possibilidade de cadastrar os detalhes ilustrativos, as vistas e bloco 3D junto as conexões de eletrocalhas em suas diferentes dimensões.

Opção para exportar em IFC4

Para as licenças que já possuem o módulo opcional de Exportação IFC em BIM foi implementada a opção de exportação em formato IFC4, o usuário pode escolher em exportar para IFC2x3 ou IFC4.

IFC com opção de exportar a descrição dos itens acoplados

Ao acoplar as peças acessórias em uma variação de símbolo, a descrição destas peças podem ser exportadas em IFC.

Ao exportar para IFC teremos além da informação do símbolo, as informações das peças acessórias que foram associadas ao mesmo.

Compatibilidade com ZWCAD 2021

Implementada a compatibilidade com o ZWCAD 2021 na versão 18 do PRO-Elétrica. Esta versão tem compatibilidade com ZWCAD 2018, 2019, 2020 e 2021.