Recursos do Muros de Arrimo:

O Muros de Arrimo é um software para cálculo e detalhamento de muros de arrimo em concreto armado com fundações diretas ou com blocos sobre estacas. O software considera muros de arrimo em balanço em que o empuxo do solo é equilibrado pelo muro trabalhando a flexão, como uma viga em balanço engastada na sua fundação.

Assistentes de criação

Criando a obra nova com um assitente, o programa gera os dados necessários para descrevê-la (segundo o tipo de assistente selecionado) a partir de um número reduzido de parâmetros introduzidos de forma sequencial. Podem ser utilizados os assistentes para Muros de Arrimo sem fundação, com fundação em sapata corrida ou bloco de cororamento corrido.

Tipologias de Fundação

No software Muros de Arrimo podemos trabalhar com 3 tipos de fundação que são Engastado, em Sapata Corrida e ou Bloco de coroamento sobre estacas.

Tipos de Concreto e Aço

No software Muros de Arrimo configuramos a norma NBR6118 e encontraremos as classes de resistência do concreto e aço que deve ser definido junto à obra, além disto também deverá informar a classe de agressividade do ambiente, cobrimentos e tamanho máximo do agregado.

Normas

Para o cálculo da armadura dos Muros em concreto armado são utilizadas as normas ABNT NBR 6118.

Dados de Geometria do Muro

Nesta tela pode-se definir a altura do Muro, o alinhamento, o comprimento e o espaçamento das juntas de dilatação quando necessário.

Considerações de Empuxos

No software Muros de Arrimo podemos atribuir as caracteristicas de empuxo no intradorso como passivo, repouso e sem empuxo ou no tardoz com empuxos ativo ou repouso.

Empuxo ativo. O terreno empurra o muro permitindo as suficientes deformações na direção do empuxo para levar o terreno ao seu estado de rotura. É o caso habitual, quando se desenvolve uma ação do terreno.

Empuxo em repouso. O terreno empurra, mas o muro não sofre apenas deformações, isto é, são nulas ou desprezíveis. O valor do empuxo é maior que o ativo.

Empuxo passivo. Quando o muro se desloca contra o terreno, comprime-o e este reage. É sempre uma ‘reação’. O seu valor é muito maior que o ativo.

O empuxo ativo resolve-se aplicando a teoria de Coulomb e de modo análogo se calcula o empuxo passivo. O empuxo em repouso resolve-se aplicando a teoria de Jaky.

Coeficientes de Segurança e critérios

No software Muros de Arrimo, pode-se configurar os coeficientes de segurança e parâmetros ou critérios para realização dos dimensionamentos dos muros, fundação, sapatas. Pode-se também configurar a majoração dos empuxos ocasionados por sobrecargas lineares que são calculados pela formulação de Boussinesq, baseado na teoria da elasticidade.

Tabela de Armaduras

O software Muros de Arrimo já acompanha de uma tabela de aço com parâmetros de disposição das armaduras, esta pode ser customizada pelo usuário.

Dados do Terreno

Para caracterização dos extratos de solo vamos encontrar tabelas com tipos de solo e seus parâmetros de densidade aparente, densidade submersa ou umida, ângulo de atrito interno e coesão porém tais dados podem ser introduzidos manualmente conforme caracateristicas por ensaio nos campos da imagem exemplo abaixo:

Cargas e Sobrecargas

No software Muros de Arrimo é possível inserir cargas e sobrecargas no coroamento do muro. Cargas pontuais, lineares, em faixa ou uniforme sobre o solo no intradorso e no tardoz.

Resultados por Fase

No software Muros de Arrimo é possível definir as fases construtivas ou etapas como de escavações, construção e utilização e em cada uma destas etapas atribuir as diferentes situações de carregamento. Ao calcular o Muro obterá os resultados por fases.

Diagramas de Esforços

No software Muros de Arrimo após a realização dos cálculos automaticamente são visualizados os diagramas de esforços axiais, cotantes, momentos fletores, empuxos e pressão hidrostática que podem ser impressos ou exportados em formatos DXF, DWG, EMF, BMP e JPG.

Círculo de Deslizamento Desfavorável

No software Muros de Arrimo após a realização dos cálculos automaticamente é obtido o círculo de deslizamento mais desfavorável com a coordenada do centro, o estado do muro quanto ao coeficiente de segurança e o raio. Os coeficientes de segurança podem ser visualizados diretamente na tela de isovalores obtidos pelo método simplificado de Bishop.

Verificações e Dimensionamento

No software Muros de Arrimo é possível verificar ou dimensionar um Muro. Podemos lançar a geometria do muro, informar as cargas e tipos de solo existentes para verificar se a geometria definida resiste ou não aos esforços aplicados, situação muito utilizada em muros que já se encontram construídos e se deseja verificar a situação do muro se houver alguma mudança de sobrecarga. Ou podemos dimensionar o muro, onde se entra com um pré-dimensionamento e aplica-se os carregamentos, ao solicitar o dimensionamento o software sugerirá as dimensões do muro e da fundação para cumprir ao coeficiente de segurança.

Relatórios e Pranchas

No software Muros de Arrimo são gerados relatórios automaticamente bastando selecionar os dados que nele se deseja apresentar. Os relatórios são customizáveis e podem ser impressos ou exportados em arquivos de formato PDF, DOCX, TXT, HTML e RTF

Além dos relatórios são gerados desenhos de detalhamento da armadura que podem ser impressos ou exportados em formatos DXF e DWG. Em vistas planas ou 3D.

Junto as pranchas poderá complementar com detalhes construtivos já cadastrados no software.

Recursos do Muros de Arrimo: