Módulo do CYPE 3D Metálicas:

Tirantes (Barras somente à tração )

(Necessita do módulo de Motor de Cálculo OpenSees)

Na versão 2024.d do CYPE 3D Metálicas foi implementada a análise não linear para poder contemplar os elementos com comportamento não linear. Um destes elementos são as barras que só trabalham à tração. Esta análise realiza-se através do OSP - "Motor de cálculo OpenSees", ou seja, o Cálculo OpenSees é pré-requisito para utilização do módulo (NLT) de Tirantes (Barras somente à tração ).

OUÇA O PODCAST DO TIRANTES

Tirantes - Barras somente à tração

Na versão 2024 do software CYPE 3D Metálicas foi implementada o novo módulo de BARRAS QUE TRABALHAM SÓ A TRAÇÃO com análise não linear para poder contemplar elementos com comportamento não linear. Esta análise realiza-se através do "Motor de cálculo OpenSees" que também é um módulo novo e é pré-requisito para o módulo de Tirantes para calcular essas barras.

Até à versão 2023, o CYPE 3D Metálicas calculava estruturas com análise linear, pelo que todos os elementos tinham um comportamento exclusivamente linear. A partir da versão 2024 também se implementam elementos com comportamento não linear e, portanto, com análise não linear.

Os elementos com comportamento não linear implementados nesta atualização são as barras que trabalham só à tração. Para realizar esta análise é necessário que a licença do utilizador inclua o módulo Motor de cálculo OpenSees e o módulo de tirantes.

Combinações não lineares

Na análise não linear não é possível efetuar uma sobreposição de hipóteses, pelo que é necessário efetuar um cálculo do modelo para cada combinação de cargas a estudar. Por isso, as combinações de cargas são definidas com base nas hipóteses definidas nos dados de obra e indica-se para cada uma delas os tipos de combinações a utilizar para a verificação dos elementos da estrutura.

Visualização de resultados

Para além da possibilidade de visualizar os resultados por hipóteses e combinações, a partir desta versão, é possível consultar os resultados por combinações não lineares. No caso da consulta por combinações, se uma combinação tiver sido calculada como não linear, será indicada com o sufixo "NL". Também é possível consultar os resultados da análise linear para essa combinação, assinalando a opção "Só combinações lineares".

Para considerar uma barra que trabalha só à tração, introduza uma barra de tipo genérico e, na nova opção "Comportamento", selecione "Só tração".

Tirantes:

PERGUNTAS FREQUENTES