Módulo do CYPE 3D Metálicas:

Rótulas Plásticas

(Necessita do módulo de Motor de Cálculo OpenSees)

A partir da versão 2024.f, o CYPE 3D Metálicas dispõe de um novo módulo que permite a introdução de rótulas plásticas em barras. A consideração de rótulas plásticas no cálculo de uma estrutura requer uma análise não-linear utilizando o motor de cálculo OpenSees (OSP) e do módulo (NLR) "Rótulas plásticas".

OUÇA O PODCAST DO RÓTULAS PLÁSTICAS

Rótulas plásticas

A partir da versão 2024.f, o CYPE 3D Metálicas dispõe de um novo módulo que permite a introdução de rótulas plásticas em barras.

A consideração de rótulas plásticas no cálculo de uma estrutura requer uma análise não-linear utilizando o motor de cálculo OpenSees (módulo OSP). Por isso, é necessário que o utilizador disponha na sua licença, para além do módulo NLR "Rótulas plásticas", da permissão para utilizar este motor de cálculo.

Utilizando a nova opção "Rótulas plásticas" do menu "Barra", pode definir a posição relativa e as propriedades das mesmas, bem como os graus de liberdade de rotação em que atuam.

Propriedade das rótulas plásticas

Os dados necessários para definir o comportamento de uma rótula plástica num determinado grau de liberdade de rotação são o momento de plastificação e a inclinação do tramo plástico. Os graus de liberdade são expressos através dos eixos locais da barra.

As propriedades da rótula podem ser selecionadas a partir das previamente definidas na "Biblioteca de rótulas plásticas" do menu "Obra" ou introduzidas diretamente no painel de definição de rótulas plásticas.

Visualização dos Esforços

O programa pode calcular automaticamente o valor do momento de plastificação para os perfis de aço com módulo plástico conhecido. Em todos os outros casos, este valor pode ser definido manualmente.

Na visualização dos esforços, as rótulas plásticas que atingiram o momento de plastificação na combinação selecionada são destacadas por um aumento de tamanho e uma mudança de cor.

Rótulas Plásticas:

PERGUNTAS FREQUENTES