Módulo do METÁLICAS 3D:

Resistência ao fogo

Com o módulo Resistência ao fogo, o METÁLICAS 3D realiza a verificação da resistência ao fogo e dimensiona o revestimento de proteção dos elementos em aço que fazem parte da obra pela norma EUROCODE - amplamente utilizada em todo o mundo ou dos perfis de madeira.

OUÇA O PODCAST DO RESISTÊNCIA AO FOGO

Revestimentos de proteção

O módulo de Resistência ao fogo permite atribuir aos perfis de aço e madeira revestimentos de proteção, o programa dimensionará a espessura mínima necessária deste revestimento de modo que verifiquem todas as exigências da norma utilizada.

Se existe um elemento estrutural onde exista um revestimento e o programa comprova que este revestimento não é necessário para cumprir as exigências da norma selecionada, o programa indica que o revestimento deste elemento estrutural não é necessário, e a espessura deste revestimento será o mínimo por razões construtivas.

Para os elementos construtivos que não se tenham definidos os revestimentos de proteção, o programa comprova este elemento com os dados de resistência ao fogo atribuídos.

Verificação de resistência ao fogo em perfis de aço

A verificação da estrutura em aço pelas normas da EUROCODE, com o módulo de resistência ao fogo permitirá além de verificar a resistência aos esforços, verificar também a resistência em situações de incêndio e é realizado pela norma EN1993-1-2:2005: Projeto de estruturas de aço - Parte 1-2: Regras gerais - Projeto de estruturas submetidas ao fogo.

Relatórios de verificação

É possível após o cálculo gerar o relatório de dados da obra em relação a resistência ao fogo, e as verificações barra por barra. O relatório pode ser impresso, visualizado ou exportado para os formatos PDF, TXT, HTML, RTF e DOCX.

Verificação de resistência ao fogo em perfis de madeira

A verificação da estrutura em madeira pela norma NBR-7190, com o módulo de resistência ao fogo permitirá além de verificar a resistência aos esforços, verificar também a resistência em situações de incêndio e é realizado pela norma EN1995-1-2:1999: Projeto de estruturas de madeira - Parte 1-2: Regras gerais - Projeto de estruturas submetidas ao fogo.

Resistência ao fogo: