Módulo do METÁLICAS 3D:

Ligações V - Para perfis tubulares

O módulo Ligações V permite, no METÁLICAS 3D, realizar o cálculo e dimensionamento automático de ligações soldadas de perfis tubulares quadrados ou redondos pela ABNT NBR 8800:2008 - Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios.

OUÇA O PODCAST DO LIGAÇÕES V

Tipologias de ligações V soldadas

No módulo Ligações V é possível calcular as ligações em perfis tubulares quadrados e redondos conforme as tipologias abaixo:

Opções de cálculo

As opções de cálculo para ligações soldadas e parafusadas podem configurar-se no comando Obra > Dados Gerais > Ligações. São encontradas as opções de materiais e neste comando dispõe de três separadores:

Relatórios e desenhos

Após a verificação ou dimensionamento da ligação pode-se gerar os relatórios com as verificações conforme norma selecionada que podem ser impressas ou exportada nas extensões PDF, TXT, RTF, HTML, DOCX.

Pode-se também gerar os desenhos de detalhamento da ligação que podem ser impressas ou exportadas em formato DWG, DXF, JPG.

Resultados e edições de ligações V soldadas

Após o cálculo poderá consultar as ligações que foram dimensionadas pelo programa.

O METÁLICAS 3D destaca com diferentes cores nos nós para indicar se todas as ligações do nó foram dimensionadas, se só existem algumas dimensionadas ou se o nó não contém nenhuma ligação dimensionada.

Quando se aproxima o cursor de um nó em que haja ligações dimensionadas, mostra-se uma nota informativa em que se indicam os tipos de ligações dimensionadas associadas a esse nó, clicando sobre ele abre se o editor de ligações.

Na tela de edição da ligação podem ser visualizadas as opções de:

Detalhes construtivos das ligações dimensionadas

Listagem de verificação e quantitativo da ligação dimensionada

Vistas 3D real da ligação

É possível visualizar uma vista 3D real de cada ligação dimensionada pelo programa na perspectiva cônica ou isométrica. Os elementos que compõem a ligação (pilares, vigas, enrijecedores, soldas) desenham-se com cores diferentes. As soldas representam-se em duas cores para diferenciar as que se realizam na fábrica das que se realizam em obra. Além disso, o utilizador pode rodar e ampliar livremente a vista 3D. Estas características facilitam a compreensão da montagem da ligação.