Módulo do METÁLICAS 3D:

Ligações III - Soldadas para perfis “I” do grupo B

O módulo Ligações III permite, no METÁLICAS 3D, realizar o cálculo e dimensionamento automático de ligações soldadas de perfis laminados e soldados "I" dos tipos mais habituais nos pórticos de edificação utilizando a ABNT NBR 8800:2008 - Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios.

OUÇA O PODCAST DO LIGAÇÕES III

Tipologias de ligações soldadas

No módulo de ligações soldadas III é possível calcular as ligações em perfis "I" laminados ou soldados conforme as tipologias abaixo:

Dimensionamento das ligações soldadas III

Se durante o processo de cálculo da estrutura detectam-se nós cuja ligação é possível de ser dimensionada no programa, este dimensionará as ligações e dará como resultado os desenhos com os detalhes construtivos, vistas 3D e as listagens de verificação e quantitativo das mesmas.

O programa dimensionará nas ligações as espessuras de garganta das soldas e comprimento das mesmas, e incorporará enrijecedores no caso de que sejam necessários para a transmissão de tensões na ligação.

Os esforços transmitidos ao cordão de solda por unidade de comprimento decompõem-se em cada uma das componentes de tensão normal e tangencial segundo o plano da garganta, supondo que a distribuição de tensões é uniforme ao longo dela.

Quando se calculam as ligações soldadas ou parafusadas, ou quando se calcula a estrutura junto com as ligações, o programa analisa em cada nó da obra a disposição espacial das barras, e as condições de vinculação de tal maneira que, para barras de aço, determina as dimensões dos nós e gera os extremos rígidos onde as partes das barras por estarem contidas dentro do nó consideram-se indeformáveis.

Opções de cálculo

As opções de cálculo para ligações soldadas e parafusadas podem configurar-se no comando Obra > Dados Gerais > Ligações. São encontradas as opções de materiais e neste comando dispõe de três separadores:

-Parafusos não pré-tensionados

Contém as opções de cálculo para os parafusos não pré-tensionados (normas das séries de parafusos, classes de aço dos parafusos e diâmetros disponíveis). As opções aqui selecionadas só afetam o cálculo de ligações parafusadas.

-Parafusos pré-tensionados

Contém as opções de cálculo para os parafusos pré-tensionados (normas das séries de parafusos, classes de aço dos parafusos, diâmetros disponíveis e classe da superfície de atrito). As opções aqui selecionadas só afetam o cálculo de ligações parafusadas.

-Enrijecedores

Contém dois grupos de opções que configuram a disposição de enrijecedores:

-Enrijecedores no extremo das mísulas

Dispõe de duas opções cuja ativação obriga o programa a colocar sempre enrijecedores, uma para ligações pilar-viga e outra para ligações de cumeeira. Afeta o cálculo de ligações soldadas do módulo Ligações I e o cálculo de ligações parafusadas do módulo Ligações II.

-Enrijecedores para vigas engastadas na alma do pilar

Permite ativar o recorte dos enrijecedores para as vigas engastadas na alma de pilares. Só afeta as ligações soldadas do módulo Ligações III e Ligações IV (os outros módulos não contemplam ligações de vigas engastadas à alma de pilares).

Esta opção não implica alterações na verificação estrutural, mas sim apenas em aspectos relacionados com a estética e com a maior ou menor quantidade de operações de corte na fase de fabricação. Ao ativar o recorte, este realiza-se se forem cumpridos os seguintes requisitos:

-O lado menor do recorte deve ser maior que 10 mm.

-O ângulo formado pelo lado inclinado do recorte com a perpendicular à alma do pilar deve ser maior que 15 graus.

Resultados e edições de ligações soldadas

Após o cálculo poderá consultar as ligações que foram dimensionadas pelo programa.

O METÁLICAS 3D destaca com diferentes cores nos nós para indicar se todas as ligações do nó foram dimensionadas, se só existem algumas dimensionadas ou se o nó não contém nenhuma ligação dimensionada.

Quando se aproxima o cursor de um nó em que haja ligações dimensionadas, mostra-se uma nota informativa em que se indicam os tipos de ligações dimensionadas associadas a esse nó, clicando sobre ele abre se o editor de ligações.

Na tela de edição da ligação podem ser visualizadas as opções de:

-Detalhes construtivos das ligações dimensionadas

-Listagem de verificação e quantitativo da ligação dimensionada

-Vistas 3D real da ligação.

É possível visualizar uma vista 3D real de cada ligação dimensionada pelo programa na perspectiva cônica ou isométrica. Os elementos que compõem a ligação (pilares, vigas, enrijecedores, soldas) desenham-se com cores diferentes. As soldas representam-se em duas cores para diferenciar as que se realizam na fábrica das que se realizam em obra. Além disso, o utilizador pode rodar e ampliar livremente a vista 3D. Estas características facilitam a compreensão da montagem da ligação.

Ao aproximar o cursor de um nó onde existem ligações não verificadas ou dimensionadas, mas que pertencem a algum dos tipos de ligações permitidas pelo programa, mostra-se uma nota informativa onde se indica as causas que impediram o seu dimensionamento ou não cumpriu à algum requisito por norma.

Relatórios e desenhos

Após a verificação ou dimensionamento da ligação pode-se gerar os relatórios com as verificações conforme norma selecionada que podem ser impressas ou exportada nas extensões PDF, TXT, RTF, HTML, DOCX.

Pode-se também gerar os desenhos de detalhamento da ligação que podem ser impressas ou exportadas em formato DWG, DXF, JPG.

Ligações III: