Módulo do CYPE 3D Metálicas:

Levantamentos de Apoio

(Necessita do módulo de Motor de Cálculo OpenSees)

Na versão 2024.d do CYPE 3D Metálicas foi implementada a análise não linear para poder contemplar os elementos com comportamento não linear. Um destes elementos são os apoios que só trabalham à tração. Esta análise realiza-se através do OSP - "Motor de cálculo OpenSees", ou seja, o Cálculo OpenSees é pré-requisito para utilização do módulo (NLD) de Levantamento de Apoios (Nós de apoio somente à tração ).

OUÇA O PODCAST DO LEVANTAMENTO DOS APOIOS

Nós de apoios da estrutura somente à tração

Na versão 2024.d do CYPE 3D Metálicas, foi implementada a análise não linear para poder contemplar elementos com comportamento não linear. Um destes elementos são os apoios com levantamentos. Esta análise é realizada utilizando o "Motor de cálculo OpenSees".

A análise não linear de apoios com levantamentos faz parte do novo módulo do CYPE 3D Metálicas "Levantamentos em apoios". Para poder utilizar este módulo, é necessário que a licença do programa inclua a autorização de utilização do mesmo e também a correspondente ao "Motor de cálculo OpenSees".

Tipos de Nós

O programa permite definir a não-linearidade dos apoios para dois tipos de elementos. Para os nós com vinculação ao exterior, é possível indicar o sentido de trabalho da restrição elástica para cada grau de liberdade restringido.

Placas com Módulo de Winkler

Em placas com módulo de Winkler é possível indicar se o comportamento é "Linear" ou "Só compressão".

Levantamento dos Apoios:

PERGUNTAS FREQUENTES