Módulo do METÁLICAS 3D:

Gerador de pórticos

O módulo Gerador de pórticos é opcional e é utilizado para facilitar a geração de estruturas de galpões e aplicação de cargas de vento através da NBR-6123. Permite criar rapidamente a geometria e carregamentos de galpões: sobrecarga, vento e neve para estruturas em forma de galpões e dimensionar as terças da cobertura e do fechamento lateral.

OUÇA O PODCAST DO GERADOR DE PÓRTICOS

Tipos de galpões

Gera galpões de uma ou duas águas com nós rígidos ou treliçados, gerados utilizando uma biblioteca paramétrica com ampla tipologia de galpões, permite compor galpões de 3 ou mais águas totalmente genéricos ou do tipo "shed".

Para criar um galpão, basta definir o espaçamento entre pórticos, tipo de cobertura e fechamento lateral e seus carregamentos, e selecionar a norma de projeto (NBR-8800, AISC, AISI e outras).

O pórtico ou o galpão gerado podem ser visualizados graficamente possibilitando fazer modificações após sua criação.

Carregamentos

Gera cargas permanentes e sobrecargas devido as coberturas e fechamentos laterais. Gera o carregamento devido ao vento conforme a NBR-6123 com respectivas combinações nas direções –90, +90, 0 e 180 graus, podendo ser visualizado graficamente ao exportar para o METÁLICAS 3D.

Exportação ao METÁLICAS 3D

Apesar de gerar uma vista frontal no gerador de pórticos, ao exportar para o METÁLICAS 3D, tem se as opções do modelo 3D ou 2D da estrutura com geração automática das hipóteses de carregamento e cargas no Software METÁLICAS 3D onde poderá calcular e otimizar os perfis.

Na exportação, o calculista determina se o pórtico é bi-engastado ou bi-articulado, qual o critério para calcular os comprimentos de flambagem das colunas e o tipo de geração se todos os pórticos são agrupados, ou se apenas os pórticos internos são agrupados ou apenas os dois pórticos externos.

Dimensionamento

No gerador de pórticos é possível dimensionar as terças selecionando o perfil ótimo (de menor peso) e qual o espaçamento, utilizando os dados fornecidos sobre flecha, vão e tipo de fixação das terças. Gera uma memória de cálculo com todos os dados e resultados obtidos que podem ser impressos em PDF, TXT, HTML, DOCX e RTF.

No gerador de pórticos são dimensionados os perfis para as terças de modo informativo e por isto não são exportadas, para efeitos de modelagem tridimensional, as terças devem ser introduzidas diretamente no software METÁLICAS 3D.