Módulo do CYPE 3D Metálicas:

Flambagem Global

(Necessita do módulo de Motor de Cálculo OpenSees)

A partir da versão 2024.d, é possível realizar a análise de flambagem linear. A análise de flambagem linear permite determinar os fatores de carga crítica e as deformações por flambagem da estrutura para cada combinação analisada através da resolução de um problema de valores próprios. Esta análise realiza-se através do OSP - "Motor de cálculo OpenSees", ou seja, o Cálculo OpenSees é pré-requisito para utilização do módulo (APG) de Análise de encurvadura (estabilidade global).

OUÇA O PODCAST DO FLAMBAGEM GLOBAL

Análise de Flambagem (Estabilidade Global)

A partir da versão 2024.d, é possível realizar a análise de flambagem linear. A análise de flambagem linear permite determinar os fatores de carga crítica e as deformações por flambagem da estrutura para cada combinação analisada através da resolução de um problema de valores próprios.

Para realizar esta análise, é necessário que a licença do utilizador tenha a permissão necessária para este módulo e para o "Motor de cálculo OpenSees".

Antes de resolver este problema, é realizada uma análise estática das combinações definidas. O resultado desta análise permite determinar, para cada combinação, tanto os esforços axiais de compressão de cada barra como o comportamento dos elementos não lineares.

Uma vez efetuada a análise de flambagem, realiza-se uma análise de participação para determinar a influência de um modo de flambagem sobre as barras da estrutura. Para a obter, atribui-se uma percentagem de participação de 100% à barra que absorve a maior energia de deformação nesse modo e, para as restantes barras, calcula-se como o quociente entre a sua energia de deformação e a da barra anteriormente mencionada.

As opções relacionadas com esta nova funcionalidade encontram-se no novo menu "Análise de Flambagem".

Combinações para a análise de flambagem

A estabilidade da estrutura deve ser analisada através de combinações de cargas. Tal como para a análise não linear, as combinações de cargas são definidas a partir das hipóteses definidas nos dados de obra.

O programa permite definir as combinações a analisar de três formas:

1. Introduzir manualmente cada combinação.

2. Mediante a geração automática de todas as combinações possíveis a partir das situações definidas no projeto.

3. Mediante a análise dos resultados obtidos de um cálculo linear. Neste caso, acrescentam-se as combinações em que se produzem os maiores axiais de compressão nas barras da estrutura em função das condições definidas pelo utilizador.

Configurações para Cálculo de Análise da Flambagem

Para a análise de flambagem é possível definir o número de modos de flambagem a serem calculados e filtrá-los pelo valor próprio máximo. Também é possível definir o número de tramos de discretização das barras ou o comprimento máximo de cada tramo.

Para barras de aço, pode ser indicada a percentagem mínima de axial de compressão abaixo da qual uma barra não será envolvida na análise de flambagem.

Atribuição de coeficientes de flambagem

O programa calcula automaticamente os coeficientes de flambagem para cada barra considerada na análise. A atribuição dos coeficientes obtidos pode ser feita logo após a análise de flambagem, ou através da opção "Atribuir coeficientes de flambagem".

A partir dos fatores de carga crítica e do axial solicitante, o programa atribui os coeficientes de flambagem. A análise de participação permite determinar quais os modos de flambagem que afetam cada barra para calcular e atribuir os coeficientes de flambagem.

Visualização de resultados

Os resultados da análise de flambagem podem ser consultados para cada combinação e modo de flambagem através da opção "Modos de flambagem". O programa permite visualizar tanto a deformação como o coeficiente de participação de cada barra.

Flambagem em barras

Ao definir os dados de flambagem de uma barra, é possível indicar se esta participará ou não na análise de flambagem e, no caso de atualizar os coeficientes a partir dos resultados da análise, quais os coeficientes de flambagem que serão atualizados.

Flambagem Global:

PERGUNTAS FREQUENTES