Módulo do METÁLICAS 3D:

Vigas de concreto

No METÁLICAS 3D é possível a introdução das barras de seção retangular, ou "T" ou "L" em concreto e para que estas sejam calculadas e dimensionadas de acordo com a ABNT NBR 6118:2014 é necessário que estas barras sejam especificadas como vigas possibilitado por este módulo opcional Vigas de concreto. Todo o processo de introdução e definição de dados (nós, barras, cargas, coeficientes de flambagem, flambagem lateral, limites de flecha) obedece ao procedimento normal de utilização do programa.

OUÇA O PODCAST DO VIGAS DE CONCRETO

Lançamento de vigas em concreto

O lançamento da viga obedece ao procedimento normal de lançamento de uma barra no METÁLICAS 3D, ou seja, será lançada entre dois nós, no caso em sua grande maioria esses nós extremos de pilares de concreto.

Antes de lançar será solicitado a área de seção transversal e o tipo de viga de concreto a ser utilizada.

Configurações de vigas

No METÁLICAS 3D encontramos diversas configurações que podem ser customizadas pelo usuário tais como a disposição da ferragem, bitolas, espaçamentos de estribos nas tabelas de armadura, opções para disposição da armadura quanto as dobras, emendas, traspasse, permite configurar os coeficientes de majoração, coeficiente para consideração da armadura à torção, momentos mínimos, critérios de numeração das vigas, cobrimento, tamanho do agregado e outras configurações.

Carregamentos

O peso próprio é calculado automaticamente pelo software após o lançamento pré-dimensionado pelo usuário e podem ser adicionadas cargas utilizando o mesmo processo de cargas em barras do METÁLICAS 3D.

Análise de resultados em vigas

Após o cálculo pode se analisar os resultados diretamente na tela tais como esforços por hipótese de carregamento, deslocamentos, distorção, relatórios de verificação da viga em E.L.U.

Edição de resultados em vigas

Após o cálculo, a viga é detalhada e pode ser facilmente editada pela tela editor de vigas, onde podem ser acrescidos furos na face plana da viga ou na face lateral e refazer o cálculo nesta nova condição para verificar se a viga continua atendendo as exigências conforme a norma preestabelecida. Pode-se editar as barras longitudinais, estribos, armadura de montagem, pele, costura, emendas, dobras, espaçamentos, etc.

Pode-se também analisar as flechas nos vãos de vigas e as armaduras necessárias e efetivas no trecho.

Relatórios de vigas

Automaticamente são gerados relatórios que podem ser impressos e exportados para outras aplicações em extensão *.PDF, *.DOCX, *.TXT, *.HTML, *.RTF, relatórios de cálculo em E.L.U e E.L.S, relatórios quantitativos de ferragem, concreto e fôrma.

Desenhos de vigas

Os desenhos de detalhamento das vigas são geradas automaticamente em folhas e padrões de cores e layers preestabelecidos pelo usuário, nas pranchas já são geradas automaticamente as tabelas de aço e tabelas resumo, os desenhos já são gerados com cotas, textos que podem ser editados.

As disposições de vigas em cada folha podem também ser editadas e as tabelas de aço são automaticamente atualizadas. As pranchas podem ser plotadas ou exportadas em formatos DXF ou DWG.

Nas pranchas poderá customizar com o seu próprio carimbo e complementar os desenhos com detalhes típicos que já se encontram no METÁLICAS 3D ou adicionar os seus próprios detalhes no software.

Vigas de concreto

PERGUNTAS FREQUENTES