Módulo do METÁLICAS 3D:

Pilares de concreto

No METÁLICAS 3D é possível a introdução das barras de seção retangular ou circular de concreto e para que estas sejam calculadas e dimensionadas de acordo com a ABNT NBR 6118:2014 é necessário que estas barras sejam especificadas como pilar possibilitado por este módulo opcional Pilares de concreto. Todo o processo de introdução e definição de dados (nós, barras, cargas, coeficientes de flambagem, flambagem lateral, limites de flecha) obedece ao procedimento normal de utilização do programa.

OUÇA O PODCAST DO PILARES DE CONCRETO

Lançamento de pilares em concreto

Para a seleção dos tipos de pilares assim como definir onde ele nasce e onde ele morre são fáceis e intuitivos na tela de entrada de dados. Pode-se trabalhar com seções retangulares e circulares, variando o tamanho da seção ao longo da prumada.

Configurações de pilares

No METÁLICAS 3D encontramos diversas configurações que podem ser customizadas pelo usuário tais como a disposição da ferragem, bitolas, espaçamentos de estribos nas tabelas de armadura, opções para disposição da armadura quanto as esperas, dobras, emendas, permite configurar os coeficientes de engastamento, rigidez axial, rigidez a torção e flambagem de modo geral ou por pilar.

Pode-se ainda configurar a classe de resistência do concreto de modo geral ou por pilar variando o mesmo ao longo da prumada.

Efeito de segunda ordem

Em situações de ações de vento ou sismo pode-se ativar a opção para consideração dos efeitos de segunda ordem, efeito P-Delta. Será calculado o coeficiente Gama Z para estabilidade global da estrutura.

Carregamentos

O peso próprio é calculado automaticamente pelo software após o lançamento pré-dimensionado pelo usuário e podem ser adicionadas cargas utilizando o mesmo processo de cargas em barras do METÁLICAS 3D.

Análise de resultados em pilares

Após o cálculo pode se analisar os resultados diretamente na tela tais como esforços por hipótese de carregamento, deslocamentos, distorção, relatórios de verificação do pilar. Após a edição é possível refazer o cálculo para verificar se o pilar continua atendendo as exigências conforme a norma preestabelecida.

Edição de resultados em pilares

Após o cálculo, a ferragem do pilar é detalhada e pode ser facilmente editado pela tela do editor de pilares onde pode-se editar as barras longitudinais, estribos, emendas, dobras, espaçamentos, etc.

Relatórios de pilares

Automaticamente são gerados relatórios que podem ser impressos e exportados para outras aplicações em extensão *.PDF, *.DOCX, *.TXT, *.HTML, *.RTF, relatórios de cálculo, relatórios quantitativos de ferragem, concreto e fôrma.

Desenhos de pilares

Os desenhos de detalhamento dos pilares são gerados automaticamente em folhas e padrões de cores e layers preestabelecidos pelo usuário, nas pranchas já são geradas automaticamente as tabelas de aço e tabelas resumo, os desenhos já são gerados com cotas, textos que podem ser editados, as disposições de pilares em cada folha podem também ser editadas e as tabelas de aço são automaticamente atualizadas. As pranchas podem ser plotadas ou exportadas em formatos DXF ou DWG.

Nas pranchas poderá customizar com o seu próprio carimbo e complementar os desenhos com detalhes típicos que já se encontram no CYPE Metálicas 3D ou adicionar os seus próprios detalhes no software.

Pilares de concreto

PERGUNTAS FREQUENTES