Recursos do IDEA StatiCa Steel:

O IDEA StatiCa Steel é um software para projetos de ligações em aço em estruturas metálicas, para todos os tipos de ligações estruturais soldadas, parafusadas e placas de base. Agiliza o projeto e análise dos elementos da ligação por elementos finitos. O primeiro a combinar o método componente tradicional (equações) com a análise FEM utilizando o novo método chamado método de elemento finito baseado em componentes (CBFEM).

Classes de Ligações

O IDEA StatiCa Steel oferece uma interface única ao usuário para realizar modelagem, análise, projeto e geração de relatórios das ligações entre perfis metálicos e de madeira. Para facilitar apresenta ligações pré-cadastradas para agilizar ao usuário criar e adaptar a ligação existente para a sua real situação.

Com interface gráfica fácil e intuitiva podemos acessar as diferentes classes.

Os usuários podem visualizar todas as opções de classes diretamente na tela que se encontram cadastradas no IDEA StatiCa Steel.

Geometria

Para cada classe, no IDEA StatiCa Steel podem ser encontradas as diferentes geometrias. Para a classe de ligação entre coluna e viga são encontradas as opções pré-cadastradas entre perfis I, perfis tubulares de seção retangular e circular.

Com diversas geometrias para as diversas classes de ligações estruturais utizando chapas, cantoneiras, parafusos e soldas. Com ligações para estruturas metálicas treliçadas, placas de base, talas de emenda e diversas outras ligações entre perfis metálicos de de madeira.

Design das Ligações

O IDEA StatiCa Steel é um software para o design de ligações de aço para todos os tipos de ligações de aço estruturais soldadas e parafusadas e placas de base. Ele agiliza seu processo de design de ligação por ser intuitivo contemplando ligações metálicas simples, regulares e complexas. Possui 250 modelos prontos, mais de 10.000 configurações de ligação. Permite aplicar qualquer situação de carregamento nas ligações gerando relatórios completos de comprovações.

Projete qualquer tipo de ligação de aço do zero ou importe-o de seu software de análise ou detalhamento. Aplique carregamentos simples ou complexos. Visualize o comportamento da ligação. Gere desenhos da ligação e lista de materiais em segundos. O IDEA StatiCa Steel auxilia no projeto da ligação com momento nas estruturas de aço, ligações de cisalhamento e axiais, incluindo situação sísmica. Ligações entre viga e viga, viga e coluna, coluna e coluna ou coluna e placa de base.

Com a ferramenta Connection Browser você pode compartilhar as ligações criadas por você ou seus colegas da mesma empresa, outros usuários de outras empresas não tem acesso as ligações publicadas no Connection Browser pois esses conjuntos de ligações somente estarão acessíveis aos usuários que utilizam licenças da empresa.

Depois de criar uma nova ligação, poderá publicar na categoria "Company" para que outros colegas da empresa possam aproveitar a sua ligação ou publicar como "Private" onde só com a sua licença poderá acessar a ligação. Na categoria IDEA Statica encontrará ligações criadas pela equipe IDEA StatiCa e acessível para todos os usuários sem limitação. Ao entrar na tela do Connection Browser poderá utilizar filtros para facilitar a localização da ligação cadastrada com base em vários critérios.

Normas

A verificação geral de tensão e deformação, análise de rigidez, sísmo resistência, resistência de projeto, flambagem. É realizado tudo conforme AISC, EN e outras normas. A modelagem 3D e as visualizações de resultados permitem que você assuma o controle do projeto e teste várias opções de projeto para suas ligações de aço estrutural.

Normas implementadas no IDEA StatiCa Steel:

  • União Europeia
  • Estados Unidos
  • - LRFD (AISC 360-16)
  • - ASD (AISC 360-16)
  • - LRFD (AISC 360-10)
  • - ASD (AISC 360-10)
  • Canadá
  • Austrália
  • Rússia
  • China
  • Índia
  • Hong Kong

Verificações

O IDEA StatiCa Steel é o MELHOR SOFTWARE DE PROJETO DE LIGAÇÕES DE AÇO. Se as suas ligações estão ficando mais exigentes, o IDEA StatiCa Steel é o software que você precisa para projetar e dimensionar as suas ligações de aço.

Projeto preciso de ligações soldadas, ligações parafusadas, bem como placas de base. Verificação geral de tensão e deformação, formas de flambagem, tensão equivalente, tensão plástica, tensão nos contatos, forças e deformações do parafuso. Todos os componentes e detalhes da ligação de aço são levados em consideração. Verificação de ancoragem, verificação de concreto e limite de cisalhamento. Análise não linear da geometria e material.

No IDEA StatiCa Steel você modela a conexão como se fosse em um aplicativo CAD. O software gera o modelo analítico em segundo plano, levando em conta todas as forças e interações. Obtém verificações precisas, resultados de tensão/deformação, rigidez e análise de flambagem. Também verifica os parafusos, soldas e blocos de concreto.

O IDEA StatiCa Steel foi o primeiro software a combinar o método tradicional de Componentes (equações) com a análise FEM. O novo método é chamado de Método dos Elementos Finitos Baseado em Componentes (CBFEM) e foi exaustivamente testado em estreita cooperação com as universidades técnicas Tcheca em Praga e o Instituto de Estruturas Metálicas e de Madeira da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Tecnologia de Brnoe e parceria com a HILTI.

Além das ligações, também é possível realizar o cálculo do membro. Utilizando o IDEA StatiCa Member para dimensionar e verificar pela norma o membro do seu projeto (vigas, colunas, diagonais, etc.). Com a análise completa considerando as condições de contorno estará sempre do lado mais seguro.

SEM ESTIMATIVAS DE COMPRIMENTOS DE FLAMBAGEM

Análise flexível de elementos modelados por cascas 2D com ligações reais, com enrijecedores, aberturas. Seus projetos merecem simulação real do comportamento estrutural, incluindo estabilidade de misulas, flambagem, torção e deformação. Projete qualquer membro de aço com confiança!

ANALISE E PROJETE QUALQUER MEMBRO DE AÇO

Relatórios

RELATÓRIO COMPLETO QUE VALORIZA O SEU TRABALHO

Exporte todos os cálculos em um documento legível e apresentável em PDF e docx. Você pode configurar o relatório adicionando/removendo imagens, esboços, resultados de verificação de norma, fórmulas e explicações, lista de materiais. Valorize o seu trabalho adicionando visuais 3D bonitos e precisos da geometria da ligação e dos resultados.

Clique no botão abaixo para fazer o download do relatório exemplo.

Confira o relatório de amostra

Interoperabilidade

Softwares de projeto de ligações tradicionais geralmente funcionam de forma independente ou, na melhor das hipóteses, dentro da família de produtos desenvolvidos pela mesma empresa de software. Neste mundo altamente conectado, onde o BIM (Building Information Modeling) se tornou uma necessidade, é imprescindível poder trabalhar com software que permita a troca de informações entre diferentes fornecedores e plataformas.

O IDEA StatiCa Steel permite que seus usuários façam isso da maneira mais eficiente possível: o IDEA StatiCa Steel se conecta automaticamente com seu software para permitir que você exporte e sincronize dados. Isso minimiza erros e trabalho repetitivo para que você possa se concentrar em tarefas mais cruciais – análise adequada, projeto e verificação de código de conexões, seções transversais, membros e detalhes.

Ao instalar o IDEA StatiCa Steel em seu computador ele automaticamente verifica quais softwares se encontram instalados e possibilita a instalação de plugins para interface entre os software.

Detalhamento da Ligação

Para realizar o detalhamento da ligação é possível utilizar o plugin gratuito do IDEA StatiCa Steel permite exportar os desenhos do modelo CAD e enviá-los para seu engenheiro estrutural. Desta forma fica muito mais fácil de entender a ligação do que tentar descrever uma complexa ligação de aço estrutural.

Depois de modelar e realizar as análises da ligação poderá produzir o relatório com os desenhos de detalhamento de cada elemento que compõem a ligação. Com desenho das chapas, furos dos parafusos, chanfros e posições da solda.

Os desenhos 2D também podem ser exportados em formato DXF possibilitando a abertura em softwares CAD, já com cotas e furos para fabricação.

Acesse as Perguntas Frequentes e conheça algumas amostras de projetos de ligação de aço elaborados com o IDEA StatiCa Steel.

Recursos do IDEA StatiCa Steel: