Recursos do Galerias:

O Galerias é um software para cálculo, dimensionamento, detalhamento, análise e verificação de galerias em concreto armado unicelular ou multicelulares. As normas atualmente utilizadas por este software são a EHE-08 e EHE-98(Espanha), REBAP e RSA (Portugal), BAEL-91 (R-99) França, ACI 318M-11, ACI 318M-14, ACI 318-11 (USA), IS 456:2000 (Índia), Eurocódigo 2 (UE) (França) (Portugal) (Espanha), NTC: 14-01-2008 (Itália), Eurocódigo 2 (Malásia) e Eurocódigo 2 (Singapura).

Assistentes de criação

Criando a obra nova com um assistente, o programa gera os dados necessários para descrevê-la (segundo o tipo de assistente selecionado) a partir de um número reduzido de parâmetros introduzidos de forma sequencial.

Podem ser utilizados os assistentes para passagens inferiores restas, para passagens inferiores oblíquas e para passagens inferiores de modo geral e se escolher a opção "nenhum" o software criará uma obra vazia.

Geometria da galeria

Pelo assistente de criação da obra podemos inserir as dimensões da passagem inferior introduzindo a sua altura, o vão livre e o comprimento da passagem inferior.

Muro Ala

Pode se selecionar a opção de Muro Ala, pode colocar nos quatro cantos ou apenas nos cantos que se selecionar, o muro ala pode ser um prolongamento da passagem inferior ou estar na perpendicular, em ambas as opções ainda podemos inserir um angulo em graus para sua inserção.

Pista Superior

Pode se inserir os dados da pista de rodagem superior informando os dados de largura da pista e altura sobre a laje inferior da passagem inferior além da coordenada do eixo e o ângulo se existir.

Dados do Terreno

Para caracterização dos tipos de bases de solo vamos encontrar tabelas com tipos de solo e seus parâmetros de densidade aparente, densidade submersa ou úmida, ângulo de atrito interno e coesão, porém tais dados podem ser introduzidos manualmente conforme características por ensaio nos campos da imagem exemplo abaixo:

Tabela de Armaduras

O software GALERIAS já acompanha de uma tabela de aço com parâmetros de disposição das armaduras, esta pode ser customizada pelo usuário.

Normas

As normas atualmente utilizadas por este software são a EHE-08 e EHE-98(Espanha), REBAP e RSA (Portugal), BAEL-91 (R-99) França, ACI 318M-11, ACI 318M-14, ACI 318-11 (USA), IS 456:2000 (Índia), Eurocódigo 2 (UE) (França) (Portugal) (Espanha), NTC: 14-01-2008 (Itália), Eurocódigo 2 (Malásia) e Eurocódigo 2 (Singapura).

Tipos de Concreto e Aço

No software GALERIAS configuramos e encontraremos as classes de resistência do concreto e aço que deve ser definido junto à obra, além disto também deverá informar a classe de agressividade do ambiente, cobrimentos e tamanho máximo do agregado.

Cargas e Sobrecargas

No software GALERIAS é possível inserir cargas e sobrecargas, a sobrecarga pode ser do trem tipo já selecionada a partir do tipo de geração onde o assistente criará as cargas em faixa e os veículos tipos de acordo com essa geração e dos restantes dados introduzidos, como a largura e a orientação da via e a altura de terra, também é possível inserir valores de cargas para a laje inferior.

Empuxos

Considera empuxo lateral do solo tanto na galeria como nas alas.

Muros de Divisão

Pode se inserir muros e diminuir os vão livres com a inserção desses muros colocando as suas espessura e distância entre as paredes.

Esforços e Deformada da Estrutura

No software GALERIAS após a realização dos cálculos automaticamente são visualizados a deformada da estrutura, deslocamentos e esforços como os Axiais, Cortantes e Momentos a partir da hipótese de carregamento e cálculo selecionada.

Relatórios e Memória de Cálculo

Durante a modelagem e após o cálculo temos a geração automática de relatórios resultantes, gerando quantitativos de aço, forma e volume de concreto Possibilidade de configurações quanto a tamanho de folhas, configurações de penas, textos, cores de impressão, gerando os relatórios em arquivos PDF, DOCX, HTML, TXT ou RTF ou impressos.

Pranchas de Detalhamento

Após o cálculo temos a geração automática das pranchas de detalhamento, vista em planta da passagem inferior, desenho dos cortes dos módulos, planta e corte dos Muros Alas, detalhamento da ferragem nos módulos e muros ala com quadros quantitativos de aço e tabelas resumo. Possibilidade de configurações quanto a tamanho de folhas, configurações de penas, textos, cores de impressão, possibilidade de geração dos desenhos em formato DWG, DXF. Possui também a Biblioteca de detalhes típicos que podem ser inseridos junto as pranchas de detalhamento.

Recursos do Galerias