FUNDAÇÕES  Softwares para projetos de fundações

O FUNDAÇÕES é um conjunto de software integrados para elaborar projetos de fundações. É constituído pelos softwares: Elementos de Fundação, Muros de Arrimo e Cortinas. São softwares para o cálculo, para o dimensionamento e para detalhamento.
O ELEMENTOS DE FUNDAÇÃO é um software para o cálculo, para o dimensionamento e para detalhamento de sapatas, blocos sobre estacas, vigas de equilíbrio e placas de bases para pilares metálicos incluindo chumbadores e enrijecedores, para ampla gama de perfis, detalhando em planta, corte, elevação e em perspectiva 3D. Os recursos de detalhamento e dimensionamento está de acordo com a norma brasileira de concreto armado (ABNT NBR 6118:2014) e no caso da placa de base (ABNT NBR 8800:2008).
A licença do software FUNDAÇÕES é permanente, não sendo aluguel, o que resulta num custo-benefício bastante elevado.

OUÇA O PODCAST DO FUNDAÇÕES

PROMOÇÃO BLACK NOVEMBER:

a partir de 12x de R$ 699,00 no cartão de crédito ou 10% de desconto à vista no boleto

Ver mais promoções

Visão geral

O ELEMENTOS DE FUNDAÇÃO oferece uma abrangente gama de ferramentas e soluções para elaboração do projeto de fundação oferecendo maior produtividade, qualidade na apresentação ao cliente e acima de tudo segurança, confiabilidade seguindo as recomendações da norma ABNT NBR-6118 e outras normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

O software ELEMENTOS DE FUNDAÇÃO realiza o pré-dimensionamento automático da geometria, o dimensionamento geométrico e de armaduras da sapata ou do bloco sobre estacas.

Gera pranchas de fôrma e armadura com tabelas de ferro, memória de cálculo com os dados de projeto e os resultados obtidos. As pranchas podem ser obtidas em plotter, impressora ou arquivo DWG ou DXF diretamente para o CAD.

O alto nível de automatização resulta de recursos avançados como: assistentes para criação do projeto utilizando sapata corrida ou blocos sobre estacas.

SAPATAS DE CONCRETO ARMADO


Automatize o dimensionamento e detalhamento de sapatas em Concreto Armado.

BLOCOS SOBRE ESTACAS


Trabalhe com blocos sobre estacas utilizando os onze tipos disponíveis na forma retangular, triangular ou pentagonal.

PLACAS DE BASE


Dimensione e detalhe as placas de base.

PRANCHAS DE DETALHAMENTO


Gere automaticamente as pranchas de detalhamento do elemento de fundação.

RELATÓRIOS DE VERIFICAÇÕES


Obtenha os relatórios automáticos de comprovações e verificações na tela ou em formatos *.PDF, DOCX, TXT, HTML e RTF

O melhor em seus Projetos de Fundações

O ELEMENTOS DE FUNDAÇÃO oferece uma abrangente gama de ferramentas e soluções para elaboração do projeto de fundações de concreto armado oferecendo maior produtividade, qualidade na apresentação ao cliente e acima de tudo segurança, confiabilidade seguindo as recomendações da norma ABNT NBR 6118:2014 e outras normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Os desenhos de detalhamento dos elementos de fundação, das vigas de equilíbrio e da placa de base são automaticamente gerados com as dimensões, materiais, cordões de solda, chumbador. Podem ser impressos ou exportados em formatos DXF/DWG, JPG, BMP, etc.

AOs resultados de verificações ou dimensionamentos dos elementos de fundação, das vigas de equilíbrio e da placa de base pode ser gerado um por um ou um geral de todas as placas dimensionadas. Tais relatórios podem ser impressos e exportados para outros formatos como PDF, TXT, DOCX, RTF, HTML.

O FUNDAÇÕES oferece aos engenheiros calculistas e projetistas um conjunto inteligente de ferramentas, bem como fluxos de trabalho aprimorados possibilitando trabalhar de modo muito mais eficaz e sendo muito fácil de utilizar, resultando em muito mais produtividade e qualidade em seus projetos de cálculo estrutural.

Faça seus projetos de fundações mais rápido e de modo mais preciso com conjuntos de ferramentas especializadas

Além do cálculo dos elementos de fundação em concreto armado, o software realiza também cálculos de Muros de Arrimo e Cortinas Atirantadas. Consulte todos os módulos inclusos no software FUNDAÇÕES.

VÍDEOS E DEMONSTRAÇÕES

ELEMENTOS DE FUNDAÇÃO

O ELEMENTOS DE FUNDAÇÃO é um software para o cálculo, para o dimensionamento e para detalhamento de sapatas, blocos sobre estacas, vigas de equilíbrio e placas de bases para pilares metálicos incluindo chumbadores e enrijecedores, para ampla gama de perfis, detalhando em planta, corte, elevação e em perspectiva 3D. Os recursos de detalhamento e dimensionamento está de acordo com a norma brasileira de concreto armado (ABNT NBR 6118:2014) e no caso da placa de base (ABNT NBR 8800:2008).

MUROS DE ARRIMO

O Muros de Arrimo é um software para cálculo e detalhamento de muros de arrimo em concreto armado com fundações diretas em sapatas ou com blocos sobre estacas. O software considera muros de arrimo em balanço em que o empuxo do solo é equilibrado pelo muro trabalhando a flexão, como uma viga em balanço engastada na sua fundação.

CORTINAS ATIRANTADAS

O Cortinas Atirantadas é um software para cálculo, dimensionamento e verificação de cortinas genéricas de concreto armado em edifícios.

REQUISITOS DE SISTEMA

Confira a configuração mínima e recomendável de instalação e utilização:

O FUNDAÇÕES é um programa que possui plataforma própria em ambiente Windows, e os requisitos do FUNDAÇÕES serão baseadas em um mínimo e o recomendado.

Requisitos mínimos do FUNDAÇÕES Versão 2022
Sistemas Operacionais Microsoft Windows® 11, 10, 8.1, 8, 7, Windows® Server 2016, 2012, 2008. O software FUNDAÇÕES é uma aplicação desenvolvida em WINDOWS portanto não funcionará em sistemas operacionais como MACINTOSH e LINUX.
Processador Intel® VT ou AMD-V™
Memória RAM Para 32 bits: 4GB e para 64 bits: 8GB
Placa de Vídeo Placa de vídeo compatível com OpenGL 3.3 ou superior com 2 GB de memória de vídeo
Resolução 1024x768 pixels
Disco Rígido Espaço livre de 14 GB
Ativação da licença Conexão permanente de internet (Licença eletrônica)

Requisitos recomendados do FUNDAÇÕES Versão 2022
Sistemas Operacionais Microsoft Windows® 11, 10, 8.1, 8, 7, Windows® Server 2016, 2012, 2008
Processador Intel Core i7, Intel Core i5 ou AMD compatível
Memória RAM Para 32 bits: 8GB e para 64 bits: 8GB
Placa de Vídeo Placa de vídeo compatível com OpenGL 3.3 ou superior com 2 GB de memória de vídeo
Resolução 1600x1050 pixels
Disco Rígido Espaço livre de 14 GB para instalação e mais 2 GB para utilização
Ativação da licença Conexão permanente de internet (Licença eletrônica)

CONFIRA OS PRÓXIMOS EVENTOS

Webinar

A MULTIPLUS oferece apresentações gratuitas de seus softwares através de seminários ao vivo on-line (Webinars) possibilitando a interação entre o participante e nossos engenheiros especialistas. Nestes webinars são elaborados ao vivo projetos didáticos completos, mostrando os avançados recursos e facilidade de utilização do software.


Assista uma demonstração ao vivo do software
FUNDAÇÕES (GRÁTIS)

SUPORTE E APRENDIZADO

Portal do usuário

A MULTIPLUS disponibiliza aos usuários de seus softwares, um login e senha de acesso ao Portal do Usuário. Nele você encontra um vasto conteúdo de aprendizado e utilização do FUNDAÇÕES. Dentre eles destacamos o FAQs com as dúvidas mais frequentes, mostrando um roteiro passo a passo auxiliando o usuário a solucionar sua dúvida.

Suporte

Oferecemos a melhor equipe de engenheiros especializados em prestar o serviço de suporte técnico solucionando dúvidas auxiliando na instalação e utilização do software, através do Portal exclusivo.

O usuário poderá enviar a sua dúvida técnica através do Portal. O serviço de suporte técnico será prestado de forma gratuita durante o período de 3 meses após a compra do software. Após este período, o usuário terá a opção de adquirir o serviço de suporte técnico por um mês ou por um tempo pré-determinado quando necessitar.

O horário de atendimento das dúvidas inseridas no Portal do Usuário é de segunda-feira à sexta-feira das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h exceto feriados.

O PORTAL do USUÁRIO da MULTIPLUS só terá o acesso bloqueado se o usuário tiver alguma pendência financeira ou operacional com a MULTIPLUS.

POR QUE USAR O FUNDAÇÕES

O ELEMENTOS DE FUNDAÇÃO é muito fácil de utilizar, por ser um software que apresenta diversos assistentes de projeto para facilitar na modelagem que pode ser em fundação rasa utilizando as sapatas corridas ou profundas utilizando os blocos de coroamento corrido sobre estacas.

As diversas ferramentas de ajuda diretamente no software proporcionam agilidade e rapidez na elaboração do elemento de fundação, ou edição das características atribuídas inicialmente no assistente trocando o tipo de fundação e aplicando sobrecargas entre outros.

Outra vantagem que encontramos são as ferramentas de dimensionamento, que calcula as armaduras conforme a norma selecionada. Após o dimensionamento o software busca automaticamente na tabela de armaduras a ferragem requerida pelo elemento de fundação produzindo automaticamente o detalhamento.

O detalhamento da ferragem pode ser visualizado em 3D e em pranchas de desenho que podem ser exportadas ao CAD em formatos DWG/DXF com a tabela de aço.

Ferramentas específicas em cada etapa dos seus PROJETOS DE CONTENÇÃO E FUNDAÇÕES

Conheça os principais recursos do FUNDAÇÕES

O FUNDAÇÕES possui recursos exclusivos a fim desenvolver seus projetos de fundações e contenções. O software possui recursos que facilitam a criação dos seus projetos dentre eles podemos destacar:

LISTAS E PRANCHAS AUTOMATICAS

No software ELEMENTOS DE FUNDAÇÃO vamos encontrar as ferramentas para a geração dos relatórios contendo informações sobre a norma utilizada, as ações consideradas, os dados gerais do projeto como a descrição do terreno, da geometria do elemento de fundação além dos relatórios de verificações.

É apresentado no relatório a descrição das armaduras e seus quantitativos que podem ser impressos ou exportados em arquivos de extensão *.PDF, DOCX, TXT, HTML e RTF.

No software ELEMENTOS DE FUNDAÇÃO também vamos encontrar as ferramentas para a geração automática das pranchas de detalhamento que podem ser impressas ou plotadas ou exportadas em forma de arquivos DXF ou DWG. Pode se configurar os layers e cores, pré-definir a folha e o carimbo e ainda acrescentar os detalhes típicos construtivos para os elementos de fundações.

SAPATAS DE CONCRETO ARMADO

Para dimensionamento e detalhamento de sapatas em concreto armado, as sapatas são lançadas conforme a necessidade do engenheiro.

Existem seis opções de lançamento de sapatas, sapatas quadradas, sapata retangular centradas, sapata retangular excêntrica, sapata quadrada piramidal e sapata quadrada excêntrica piramidal.

BLOCO SOBRE ESTACAS

No software ELEMENTOS DE FUNDAÇÃO o usuário pode escolher no momento do lançamento onze tipos de blocos sobre estacas, o bloco pode ser retangular de uma, duas, quatro ou cinco estacas, pode ser triangular de três estacas, ser linear de três estacas, pode ser retangular de múltiplas estacas distribuídas em uma malha de três a trinta estacas por lado e o bloco pode ser pentagonal de cinco ou seis estacas.

VIGAS DE EQUILÍBRIO

O usuário pode escolher lançar vigas de equilíbrio como recurso a mais na opção de elementos de fundação. O software tem uma biblioteca padrão de vigas de equilíbrio e toda a possibilidade de se criar sessões e editar as que já existem.

As divisas são regiões onde comumente ocorrem excentricidades. Isso se deve ao fato da necessidade do pilar ficar faceado com a linha de divisa impossibilitando que a fundação, sempre com dimensões maiores que a do pilar, fique centralizada.

Vigas alavancas, ou de equilíbrio, são estruturas que recebem cargas excêntricas da superestrutura, na maioria das vezes pilares, e transferem centradas para as fundações, podendo, estas últimas, serem rasas ou profundas. Essa transferência de cargas gera momentos que devem ser resistidos pela viga de equilíbrio. As vigas alavancas na maioria das vezes tem seções variáveis, ou seja, nascem com uma seção transversal maior e terminam com uma seção menor e também podem ser ligeiramente inclinadas, já no software, essas recebem o nome de vigas de equilíbrio por que não podem ter seção variável e nem terem inclinações, elas nascem e morrem com a mesma seção transversal.

VIGAS DE TRAVAMENTO

Fundações rasas, como sapatas, devem ser dimensionadas para resistir aos esforços de momento e forças horizontais, porém no caso de impossibilidade a viga de travamento pode também ser utilizada para tal. Blocos de fundação de uma ou duas estacas, ou mesmo de três estacas quando alinhadas, necessitam de travamento para que os esforços de momento e forças horizontais não sejam transmitidos para as estacas.

Para blocos de uma única estaca são necessárias vigas de travamento nas duas direções, para blocos com uma única linha de estacas é necessária uma viga de travamento na direção transversal à linha que une os eixos das estacas. Nas superestruturas as vigas de travamento podem ser utilizadas para reduzir o comprimento de flambagem de pilares, quando necessário.

O usuário pode escolher lançar vigas de travamento como recurso a mais na opção de elementos de fundação. O software tem uma biblioteca padrão de vigas de travamento e toda a possibilidade de se criar sessões e editar as que já existem.

VERIFICAÇÃO DO DESLIZAMENTO DA SAPATA

O software ELEMENTOS DE FUNDAÇÃO permite considerar a verificação do deslizamento no dimensionamento e verificação das sapatas, a resistência ao deslizamento calcula-se com o modelo de ruptura de Mohr-Coulomb.

PLACAS DE BASE

Calcula, verifica, dimensiona e detalha placas de base para os pilares metálicos, incluindo chumbadores e enrijecedores, para ampla gama de perfis, detalhando em planta, corte, elevação e em perspectiva 3D.

Uma vez definido os pilares metálicos, as placas de ancoragem são geradas e dimensionadas automaticamente pelo ELEMENTOS DE FUNDAÇÃO no momento do cálculo da estrutura que posteriormente podem ser visualizadas ou editadas.

O software ELEMENTOS DE FUNDAÇÃO permite o lançamento de cargas nas sapatas e nos blocos sobre estacas, as cargas podem ser cargas concentradas, momentos, cortantes e torsores.

O software ELEMENTOS DE FUNDAÇÃO faz a verificação de fissuração de acordo com o informado pelo usuário da classe de agressividade ambiental estabelecido no item 6.4.2 e na Tabela 6.1 da norma ABNT NBR 6118:2014.