Módulo do CYPECAD:

Módulo Interação horizontal com elementos não estruturais

O CYPECAD dispõe de uma ferramenta que permite realizar uma análise dinâmica de edifícios submetidos a ações sísmicas que incluem o efeito dos elementos construtivos não estruturais, as chamadas paredes de fachada e divisórias e considera vários modelos de comportamento do edifício correspondentes a diferentes situações ou estados desses elementos.

OUÇA O PODCAST DO INTERAÇÃO HORIZONTAL COM ELEMENTOS NÃO ESTRUTURAIS

Uma ferramenta única no mercado

Atualmente não existem no mercado ferramentas de informáticas para o cálculo estrutural de edifícios que integrem a possibilidade de considerar de forma simples as paredes de fachada e divisórias, incluindo as várias opções de rigidez fornecida pelos mesmos, que pode modificar-se durante a ação sísmica, ao serem produzidas fissuras e recalque.

Com os meios atuais, um projetista com um elevado grau de experiência e conhecimento em matéria de análise estrutural poderia querer incluir num modelo de cálculo os elementos não estruturais considerando o comportamento não linear dos materiais. Porém, isto requeria, entre outras coisas, investir grande quantidade de tempo para transformar os dados arquitetônicos em numéricos, assim como um esforço considerável na análise dos resultados até obter desenhos construtivos úteis para a execução em obra.

Além disso, deve-se ter em conta que, ao não tratar-se de elementos estruturais, no geral não se dispõem dos dados relativos ao comportamento do material, imprescindíveis para incorporar no modelo numérico.

Considerações realizadas pelo programa

A consideração no cálculo da rigidez dos elementos não estruturais introduzidos é realizada através do método proposto pelo Centro Internacional de Métodos Numéricos em Engenharia (CIMNE) da Universidade Politécnica de Catalunha (UPC).

É de salientar que só se aplica esta rigidez se o elemento não construtivo estiver confinado lateralmente entre pilares, paredes ou muros de concreto armado. Caso contrário, o programa gera a carga linear correspondente ao mesmo, mas não se associa nenhuma rigidez.

O módulo do CYPECAD Interação horizontal com elementos não estruturais permite a verificação do comportamento da estrutura para diferentes situações, gerando, automaticamente, modelos de cálculo que têm em conta a variação da rigidez sofrida pelos elementos não estruturais.

Verifica o comportamento da estrutura sem nenhuma parede de fachada, com todas as paredes de fachada, ou considerando estados intermédios, dimensionando cada elemento resistente para a situação mais desfavorável e assegurando desta forma, a correta resposta da estrutura em todas as hipóteses de comportamento possíveis durante um sismo.

Relatórios de sismo com a interação horizontal com elementos não estruturais

Módulo Interação horizontal com elementos não estruturais

PERGUNTAS FREQUENTES