Módulo do CYPECAD:
Puncionamento em lajes
Esse módulo permite realizar a verificação do estado limite de resistência ao puncionamento em lajes nervuradas, em lajes maciças e em radier mediante dois métodos: verificação de tensões tangenciais pontuais e verificação segundo critérios normativos.
A verificação de tensões tangenciais inclui o dimensionamento da armadura de reforço necessária. Nas lajes nervuradas dimensiona-se o reforço necessário na zona maciça e na nervura (reforço ao esforço cortante nas nervuras).
A verificação de puncionamento segundo critérios normativos realiza a verificação nas zonas maciças tendo em conta a armadura de reforço introduzida pelo usuário (armaduras inclinadas a 45º ou armaduras tipo viga).
Verificação de tensões tangenciais
Realiza-se uma verificação das tensões tangenciais em superfícies concêntricas ao perímetro do elemento de suporte situadas a partir de uma distância de meia altura útil e em superfícies sucessivas cada 0.75 vezes a altura útil nas lajes maciças e maciços das lajes nervuradas. O valor das tensões tangenciais nos pontos de corte da malha com o perímetro de puncionamento obtém-se a partir dos esforços cortantes nos nós próximos mediante interpolação linear.
Essa tensão é comparada com a tensão tangencial máxima resistente de puncionamento (sem ter em conta a armadura transversal) calculada segundo a norma de concreto selecionada. O programa dimensiona a armadura de puncionamento ou esforço cortante nos casos em que seja necessário, indicando em planta (diretamente na tela e nos desenhos de pranchas de detalhamento) a posição de cada barra vertical de reforço. Nas lajes nervuradas continua a realizar a verificação nas nervuras tendo em conta como largura de seção a largura mínima da nervura (que pode ser variável nas lajes nervuradas de molde recuperável).
Esta exposição, baseada em verificações de tensões tangenciais pontuais nos perímetros antes citados, difere da verificação de resistência ao puncionamento proporcionada pelas diferentes normas de concreto.
Em geral, as normas permitem utilizar, como método alternativo, procedimentos que realizem uma avaliação mais precisa das tensões tangenciais em superfícies concêntricas ao perímetro do suporte, que é o caso do método da verificação de tensões tangenciais do CYPECAD.
Puncionamento segundo critérios normativos
Em geral, as normas utilizam uma tensão tangencial nominal numa superfície crítica concêntrica à zona carregada, calcula-se tendo em conta a reação do elemento de suporte e os momentos transferidos por este à laje. Trata-se de uma simplificação proposta por diversas normas; às quais também permitem utilizar, como método alternativo, procedimentos que realizem uma avaliação mais precisa das tensões tangenciais em superfícies concêntricas ao perímetro do suporte, que é o caso do método da verificação de tensões tangenciais referido no ponto anterior.
O programa realiza a verificação de puncionamento segundo critérios normativos seguindo os seguintes passos:
Superfície crítica de puncionamento
Obtém e traça na tela a superfície crítica de puncionamento mais desfavorável em torno do suporte, definida pelo seu perímetro crítico, considerando a presença de aberturas ou desníveis na laje.
Obtenção dos esforços desfavoráveis
Obtém os esforços desfavoráveis transmitidos pela laje ao suporte ao longo das superfícies de puncionamento.
Cálculo das tensões
Calcula as tensões ao longo do perímetro crítico e as compara com as tensões resistidas pelo concreto.
Verificação da armadura de reforço ao puncionamento disposta
Se o utilizador introduz a armadura de reforço ao puncionamento, o programa verifica o cumprimento das disposições de armadura segundo a norma selecionada.
Relatórios e desenhos de puncionamento de lajes
Gera os relatórios das verificações e os quantitativos das armaduras introduzidas pelo método de critérios normativos.
Gera automaticamente os desenhos das armaduras de reforço