Módulo do CYPECAD:
Protensão em lajes maciças
(necessita do módulo lajes maciças)
O módulo do CYPECAD de Protensão em lajes maciças para edificação foi criado para realizar o dimensionamento das armaduras de reforço levando em consideração os esforços das armaduras de ancoragem ativas ou passivas de Protensão em lajes maciças com cabos de protensão (aderentes ou não aderentes) e cujas características devem ser previamente introduzidas pelo usuário.
Este módulo permite ao usuário introduzir o traçado dos cabos, a sua definição, as cargas de protensão e a percentagem de perdas. O programa gerará uma ação de pós-tensionamento onde atribuirá as cargas de desvio produzidas pelo traçado dos cabos.
Durante a fase de armar as lajes e no caso que se tenha definido os cabos como aderentes, tem-se em conta a capacidade remanescente ou restante da armadura ativa, descontando-a para determinar a armadura passiva.
Lançamento da Protensão na laje maciça
Inicialmente o usuário configura as opções para o traçado do cabo (comprimento reto inicial, a distância aos pontos de inflexão do traçado, o comprimento reto do tramo central assim como os recobrimentos superior e inferior que respeita o traçado do cabo). No ponto carga de tensão, indica-se a percentagem de carga de tensão em função tanto do limite elástico como da resistência característica, e a percentagem de perdas.
Logo em seguida será inserido as linhas de flexão dos cabos e as intersecções na vista em planta das linhas de flexão com os traçados dos cabos representam-se os pontos onde o cabo se curva para alcançar a sua cota máxima. No fundo, é como se definisse pórticos virtuais onde se apóiam os cabos.
Outra utilização que se lhe pode dar às linhas de flexão é a definição de zonas de traçado reto dos cabos, por exemplo os cabos próximos a pilares alongados.
Feito isso no CYPECAD iremos introduzir os traçado dos cabos, onde existem duas opções para introduzir o traçado dos cabos: introduzir cabos concentrados e introduzir cabos distribuídos. A diferença entre as duas opções para introduzir cabos está no modo de definir o número de cabos que se vão colocar. Na inserção do cabos também se define a ancoragem inicial e final se serão do tipo ativa ou passiva.
Esforços em lajes maciças
Os esforços nas lajes maciças podem ser analisados em cada ponto da malha de elementos finitos, podem ser consultados momentos, cortantes, deslocamentos e taxas de armadura.
Isovalores em lajes maciças
Poderá visualizar os deslocamentos, esforços, taxa de armadura, tensões de modo gráfico diretamente na tela.
Armaduras passivas das lajes maciças
Pode ser considerada uma armadura de base, indicada previamente, sendo que esta armadura de base será descontada da armadura de reforço, calculada apenas nos pontos onde a armadura de base não foi suficiente. A edição é feita através de um editor Inteligente, onde se altera facilmente os tipos de laje, geometria, espessura, engaste, resultando em grande produtividade no lançamento.
Relatórios e desenhos das lajes maciças
Levanta os quantitativos de concreto, fôrma, aço e dos cabos da Laje maciça.
Gera automaticamente os desenhos de fôrma e da locação dos cabos da laje maciça.
Após o cálculo da estrutura é possível visualizar em 3D os cabos.