Módulo do CYPECAD:

Radiers e vigas sobre apoio elástico

O módulo Radiers e vigas sobre apoio elástico do CYPECAD possui ferramentas para cálculo e dimensionamento de lajes e vigas, considerando apoiadas sobre um solo elástico (método do coeficiente de balastro), de acordo com o modelo de Winkler, baseado em uma constante de proporcionalidade entre as forças e deslocamentos, cujo valor é o coeficiente de balastro.

Os radiers e vigas sobre apoio elástico interagem com o resto da estrutura(formam parte da matriz global de rigidez da estrutura), por tanto pode-se aplicar cargas sobre esses elementos que, posteriormente, serão transportadas até a fundação.

OUÇA O PODCAST DO RADIERS E VIGAS SOBRE APOIO ELÁSTICO

Lançamento dos radiers e vigas de apoio elástico

Ao selecionar a laje de fundação o usuário ira informar a sua altura e introduzir a mesma na obra selecionando a direção da armadura principal tendo como base uma viga, paralelo a ela ou a partir de uma reta imaginaria desenha por dois pontos.

Nessa tela o usuário pode informar os dados do solo ou utilizar os dados da biblioteca com valores usuais de solo já cadastrados.

Esforços nos radiers

Os esforços nos radiers podem ser analisados em cada ponto da malha de elementos finitos, podem ser consultados momentos, cortantes, deslocamentos e taxas de armadura.

Isovalores nos radiers

Poderá visualizar os deslocamentos, esforços, taxa de armadura, tensões de modo gráfico diretamente na tela

Armadura nos radiers e vigas sobre apoio elástico

Pode ser considerada uma armadura de base, indicada previamente, sendo que esta armadura de base será descontada da armadura de reforço, calculada apenas nos pontos onde a armadura de base não foi suficiente. A edição é feita através de um editor inteligente.

A armadura da viga sobre apoio elástico é dimensionada e detalhada automaticamente.

O módulo opcional de Puncionamento em lajes verifica o puncionamento no radier e detalha a ferragem.

Radiers e vigas sobre apoio elástico

PERGUNTAS FREQUENTES