Módulo do CYPECAD:

Cálculo integrado de fundação e superestrutura

O módulo Cálculo integrado de fundação e superestruturas complementa os módulos Sapatas e Blocos sobre estacas do CYPECAD.

Permite dimensionar fundações com sapatas ou blocos sobre estacas com encontros especiais (cruzamentos entre vigas de travamento e de equilíbrio), estabelecer limites poligonais para sapatas e introduzir cargas lineares, pontuais e superficiais sobre sapatas, blocos sobre estacas, vigas de travamento e vigas de equilíbrio.

OUÇA O PODCAST DO CÁLCULO INTEGRADO DE FUNDAÇÃO E SUPERESTRUTURA

Limites poligonais para sapatas

Com o módulo Cálculo integrado da fundação e superestrutura é possível definir no CYPECAD limites que não possam ser invadidos pelas sapatas quadradas de concreto armado ou concreto simples de altura constante, de forma a respeitar a existência de paredes divisa, limites da propriedade ou espaços reservados para outras utilizações (fossos de elevador, depósitos, etc.). Estes limites também podem definir-se para dispor sapatas poligonais irregulares por qualquer outro motivo, independentemente de existirem ou não limites reais.

Para definir os limites, o usuário introduz linhas e o programa recorta automaticamente as sapatas desse grupo que os ultrapassam. Uma sapata pode ser recortada por mais de um limite. A fração de sapata na qual ficam incluídos os seus arranques ou pilares é a que se conserva e, por isso, a que se considera no cálculo. Durante o dimensionamento das sapatas, o programa impede que estas ultrapassem os limites estabelecidos. O dimensionamento de uma sapata pode estar afetado por mais de um limite.

Os limites definidos não têm efeito sobre vigas de travamento, vigas de equilíbrio, blocos sobre estacas, sapatas piramidais, nem sapatas contínuas sob muro. Só terão influência sobre as sapatas de concreto armado ou concreto simples de altura constante.

Cruzamentos entre vigas de travamento e de equilíbrio

Com o módulo Cálculo integrado da fundação e superestruturas, o CYPECAD pode dimensionar fundações de sapatas e blocos sobre estacas nas quais existam intersecções entre vigas de travamento e vigas de equilíbrio.

Cargas sobre sapatas, blocos sobre estacas, vigas de travamento e vigas de equilíbrio

Com o módulo Cálculo integrado da fundação e superestruturas, o CYPECAD permite introduzir e ter em conta no dimensionamento, cargas pontuais, lineares e superficiais sobre sapatas, blocos sobre estacas, vigas de travamento e vigas de equilíbrio. Com este módulo, o CYPECAD também tem em conta as cargas que transmitam os apoios das escadas que descarregam sobre os elementos de fundação citados.

O CYPECAD supõe que o terreno que se encontra sob as vigas de travamento e as vigas de equilíbrio não intervém no equilíbrio nem na distribuição de esforços aos quais estão submetidas. Por isso, as vigas de travamento e as vigas de equilíbrio dimensionam-se para suportar também as cargas que possam existir sobre elas e transmitirão esforços às sapatas ou blocos sobre estacas dos seus extremos, ou a outras vigas de travamento e de equilíbrio com as quais se cruzem.