Promoção Especial: de 22/07/2019 até 26/07/2019 | Na compra de um software da MULTIPLUS VOCÊ GANHA:
1 Treinamento + 3 meses de suporte técnico
Assista uma demonstração ao vivo do software Cypecad (Grátis)
Dia 31 de jul 14:01 às 15:01

CYPECAD - Respostas das perguntas mais frequentes

As respostas para suas dúvidas sobre software, suporte e treinamento podem estar aqui. Clique nos tópicos númerados abaixo para ler.

Software

A versão FULL do CYPECAD é a versão ao qual não possui limitação com relação a sua quantidade de pavimentos, pilares, cortinas, paredes e alvenaria.

Porem adquirir a versão FULL não é garantia de receber todos os módulos.

Além de escolher entre as versões o cliente tem a possibilidade de escolha dos pacotes.

Para o CYPECAD FULL as versões são, STANDARD I, STANDARD II, PRO e COMPLETO.

Pacotes

Somente a versão FULL COMPLETO será sem limitações e terá todos os módulos descritos conforme a tabela apresentada em pacotes.

O software CYPECAD só pode ser executado sob um sistema operacional Windows, conforme descrito nos Requisitos de sistema. requisitos

A "chave de ativação" é a sua senha para ativar o seu software após a instalação. O "hardlock" é um dispositivo USB de segurança que serve para autenticar a sua licença de utilização do software. Para instalar e utilizar o software você precisa possuir esses dois itens em mãos. Ao adquirir o CYPECAD, você receberá a sua "chave de ativação" e o seu "hardlock".

O CYPECAD importa arquivos DXF/DWG(AutoCAD) e IFC(REVIT).
http://www.multiplus.com/software/cypecad/modulos-e-recursos/lancamento-automatico-da-estrutura.asp
O CYPECAD também exporta para DXF/DWG(AutoCAD),IFC(REVIT) e para o ARQUIMEDES(Estruturas e Fundações).

Um consolo curto geralmente é definido geometricamente como sendo uma viga em balanço na qual a relação entre o comprimento ( a ) e a altura ( h ) é menor que 1.
Esta relação limite a/h=1 , no entanto, tem também um significado ligado ao tipo de funcionamento estrutural do balanço.
Consideremos uma viga em balanço ( Figura 1) carregada com uma carga concentrada P.
Desprezando o peso próprio da viga, temos os diagramas de momento fletor ( figura 2) e de força cortante ( figura 3 )

No software CYPECAD a opção de cálculo e detalhamento de consoles curtos estão presentes no módulo de Vigas de Concreto Armado.
O CYPECAD possui dois tipos de Console Curto, o retangular e o trapezoidal.

Em ambos os casos podemos lançar e visualizar em 3D o console curto e sua armadura.

E o seu desenho do detalhamento da Armadura para entrega na obra.

Se editarmos este parâmetro de corrente limite de 36A para 40A e redimensionarmos a fiação obteremos o resultado de proteção 40A.

De acordo com a ABNT NBR 6118:2014 - Projeto de estruturas de concreto - Procedimento, os pilares-parede são elementos de superfície que podem ser compostos por uma ou mais superfícies associadas, na qual em alguma dessas superfícies a menor dimensão de sua seção transversal deve ser menor do que 1/5 da maior.

Segundo WIGHT e MACGREGOR (2009), os pilares-parede ou “Shear walls” são estruturas de superfícies planas capazes de resistir a carregamentos laterais, provenientes de vento ou ações sísmicas, bem como aos carregamentos gravitacionais. Sendo assim, estas fazem parte do sistema de contraventamento do edifício.

De acordo com o mesmo autor, há três sistemas comuns para resistir ao vento ou sismo, são estes:

(a) “Moment-resisting frames”
São as estruturas conhecidas pórticos planos, constituída por barras horizontais e verticais, vigas e pilares. Os sistemas de pórticos são o tipo de estrutura mais usual em edifícios.

Figura 1.1 - “Moment-resisting frames” (Fonte WIGHT; MACGREGOR)

(b) “Bearing-wall systems”
São usados em edifícios de apartamentos ou hotéis, utilizando uma série de paredes transversais paralelas entre quartos ou apartamentos.

(c) “Shear-wall–frame buildings”
São estruturas que possuem pilares-parede, utilizadas em edifícios que variam entre 8 e 30 andares. A carga lateral é resistida em parte pelo pilar-parede e em parte pelo restante da estrutura.

Figura 1.2 - “Shear-wall–frame buildings” (Fonte WIGHT; MACGREGOR)

No software CYPECAD a opção de cálculo e detalhamento de consoles curtos estão presentes no módulo de Vigas de Concreto Armado.

O CYPECAD possui Módulo Pilares-parede por elementos finitos em "L", "U" e geometria qualquer.

Este módulo permite considerar pilares-parede de grandes dimensões, caixas de escada, poços de elevador e pilares-parede de geometria irregular por elementos finitos, são discretizados automaticamente ao longo da prumada toda.

A rigidez do edifício é modelada de modo muito próximo da realidade, sem necessidade de hipóteses nem métodos simplificados, resultando em valores precisos para os deslocamentos horizontais, envoltórias de esforços e tensões.
Este módulo é essencial para projetar edifícios altos, esbeltos ou estruturas com pilares de geometria muito irregular.

O lançamento é feito à partir da modelagem da forma do pilar-parede, que pode ser em "L" ou outras formas que desejar criar bastando informar os comprimentos, espessuras, onde ele nasce e onde termina, pode-se modelar vários tipos de pilares-parede. A entrada gráfica é a mesma que a entrada de pilares, podendo alterar os coeficientes de flambagem, engastamento, nomenclatura e outras opções.

REFERÊNCIAS

WIGHT, James K; MACGREGOR, James G. Reinforced concrete: mechanics and design. 5th ed. Upper Saddle River, N.J: Prentice Hall, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento. NBR-6118. Rio de Janeiro, 2014.

Suporte

A Multiplus possui uma equipe especializada de suporte técnico disponível para solucionar dúvidas referentes à instalação e utilização de nossos sistemas.
Para solicitar um atendimento de suporte, você deve possuir uma licença de suporte técnico. Tendo a licença, basta enviar a sua dúvida através do suporte personalizado, localizado dentro do portal do usuário, ou então entrar em contato através do número (11) 3527-1711 (ramal 3).
Caso você tenha dúvidas técnicas referentes à instalação e utilização de nossos programas, pedimos que entre em contato o mais breve possível.
Enquanto você possuir uma licença de suporte, você poderá solicitar quantos atendimentos forem necessários.
Você pode adquirir uma licença de suporte (período de 30 dias) através do nosso portal do usuário ou entrando em contato conosco pelo número (11) 3527-1711 (ramal 3).
  • FAQ (autoatendimento)
  • Contato via e-mail (suporte personalizado)
  • Contato via telefone (11 3527-1711)
  • Acesso remoto (caso a equipe de suporte julgue necessário)
De segunda a sexta-feira, das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.

Aprendizado

Sim. Oferecemos treinamentos presenciais e a distância de nossos softwares. Você pode conferir as próximas datas em nossa página de treinamentos. Os instrutores dos treinamentos são engenheiros e técnicos especializados em todos os nossos sistemas.
Os treinamentos acontecem no Centro de Treinamentos MULTIPLUS, localizado na Praça da república, nº386 (próximo ao Metrô República).
Não é obrigatório. Recomendamos apenas que você faça um treinamento para aprender, com um especialista, a utilizar todo o potencial da ferramenta. O CYPECAD é um software fácil de usar, você pode aprender sozinho através do nosso livro virtual de curso prático, disponível no portal do usuário.
Recomendamos que você faça o treinamento assim que adquirir o seu software. Você irá aprender com um especialista a utilizar todos os recursos disponíveis da ferramenta.
Sim. Caso o aluno participe de ao menos 85% da carga horária do curso ele receberá o certificado de participação.