CYPETHERM

Grupo de programas da CYPE para a análise térmica e energética de edifícios. As aplicações que trabalham com o modelo 3D do edifício estão integradas no fluxo de trabalho Open BIM através de arquivos do standard IFC.


CYPETHERM LOADS

Incorpora a base de dados ASHRAE Weather Data Viwer 4.0 que disponibiliza os dados climáticos de 5564 estações em todo o mundo. Possui diversas bases de dados de materiais, entre elas a base de dados de materiais do LNEC e a da norma EN ISO 10456.

O programa CYPETHERM LOADS permite o cálculo das cargas térmicas dos edifícios e está integrado no fluxo de trabalho Open BIM.

Possibilita a importação e sincronização de modelos BIM (IFC4 e gbXML) gerados por programas de CAD/BIM.

Incorpora as normas ISO 6946 e ISO 10077-1 para o cálculo do coeficiente de transmissão térmica e a norma ISO 13370 para o cálculo dos coeficientes de transmissão térmica de elementos em contacto com o solo.

Sombreamento automático a partir da importação IFC.

Permite a detecção de arestas a partir do modelo BIM e a geração automática das correspondentes pontes térmicas lineares, em função das soluções construtivas adotadas e da descrição do edifício do ponto de vista da análise térmica (zonas, descrição dos espaços, etc.). Os coeficientes de transmissão das pontes térmicas lineares podem ser obtidos a partir do catálogo da norma ISO 14683 ou calculados através de uma análise por elementos finitos de acordo com a norma ISO 10211.

Pode ser selecionado o Método das Séries Temporais Radiativas (RTS) proposto pela ASHRAE para o cálculo das cargas térmicas de aquecimento e arrefecimento ou método da norma EN 12831 para o cálculo das cargas térmicas de aquecimento.


CYPETHERM HVAC

CYPETHERM HVAC é um programa para desenhar instalações de HVAC e gerar os diferentes documentos de projeto.

O cálculo das instalações são realizados sobre os desenhos dos andares em planta e do esquema principal. Ao mesmo tempo que se insere os elementos ao andar (fan-coils, caldeiras, grelhas, etc.), se vão configurando suas propriedades assim como a ligação entre os mesmos. Por ser uma ferramenta que integra os andares, cálculos e levantamentos apresentam coerência e são garantidos na documentação.


CYPETHERM EPlus

CYPETHERM EPlus permite a modelagem e simulação energética de edifícios utilizando o EnergyPlus™, software auditado pela norma ASHRAE 140 para a execução da simulação dinâmica multizona.

Está integrado no fluxo de trabalho Open BIM através do standard IFC. Importação e sincronização de informação de modelos BIM a partir de arquivos em formato IFC e gbXML.

Destacam-se algumas das funcionalidades do programa: Sombreamento automático; Cálculo do coeficiente de transferência de calor em elementos em contato com o solo, segundo a norma EN ISO 13370; Cálculo dos coeficientes de transmissão térmica linear, segundo a norma EN ISO 14683; Cálculo das necessidades e consumos energéticos com base no método de simulação dinâmica multizona (EnergyPlusTM).

Geração de listagens com o relatório das necessidades e consumos energéticos.

Obtenção de arquivo de dados de entrada para EnergyPlusTM, arquivos de avisos gerados pelo EnergyPlusTM, arquivo de resultados gerado por EnergyPlusTM e listagens complementares da descrição de materiais e elementos construtivos e também das condensações.

As listagens podem ser impressas diretamente para uma impressora ou exportadas para arquivos (PDF, DOCX, TXT, HTML e RTF).


CYPETHERM HYGRO

CYPETHERM HYGRO é um software para o cálculo e avaliação das superfícies de paredes apresentarem condensação intersticial, com base no comportamento higrotérmico de materiais e elementos de construção, de acordo com a metodologia de cálculo da norma EN ISO 13788.

O CYPETHERM Hygros é um software em um único módulo de Verificação da existência de condensações superficiais e intersticiais segundo ISO 13788.


CYPETHERM BRIDGES

CYPETHERM BRIDGES é um software para a determinação de transmissão térmica de pontes térmicas lineares, que é calculado com base em uma análise de transferência de calor modelo de elementos finitos, de acordo com a norma EN ISO 10211.

Seleciona-se a situação que se deseja verificar

Atribui os materiais das camadas que formam o encontro de paredes e lajes por exemplo.

Gerando os relatórios pode-se visualizar a troca de calor interno/externos e comportamento na junção entre os elementos.

O CYPETHERM Bridges é um software em um único módulo de Análise numérica de pontes térmicas lineares segundo ISO 10211.