CYPELUX

Software para projetos luminotecnicos realizando os cálculos pelo método ponto a ponto. Através do fluxo luminoso da lâmpada ou luminária podem ser geradas perspectivas com a luminosidade gerada no ambiente. Este produto inclui o software Radiance desenvolvido pelo Lawrence Berkeley National Laboratory.

O CYPELUX é integrado ao fluxo de trabalho Open BIM por meio do padrão IFC.


O CypeLUX traz ferramentas para distribuir as luminárias, cadastrar novos modelos e respectivos fluxos luminosos. Permite também importar arquivos IES ou LDT com as curvas fotométricas.


Podem ser lançadas luminárias exteriores, interiores e de emergência. Trabalhando com modelo arquitetônico em IFC pode-se também visualizar a luminosidade natural gerado pelas janelas.


Atualmente estão disponíveis 3 versões do CYPELUX:

CYPELUX - software gratuito para cálculo luminotécnico conforme apresentação acima.

CYPELUX EN - software CYPELUX EN - E12464-1 permite verificar os requisitos de iluminação pela norma européia EN 12464-1, dependendo do tipo de atividade, para locais de trabalho fechados. Se verificam a luminância mantida, o índice de brilho, a uniformidade de iluminância e o desempenho cromático das luminárias. Para alcançar os níveis necessários, a iluminação artificial normal quanto a luz do dia podem ser consideradas, de acordo com o artigo "4.12 Benefícios Adicionais da Luz do Dia". O CYPELUX EN está integrado no fluxo de trabalho Open BIM através do padrão IFC.

CYPELUX LEED - Software desenvolvido para ajudar o usuário a cumprir os requisitos da Qualidade Ambiental Interior relacionada à luz natural pela certificação LEED (Leadership in Energy & Environmental Desing). Em particular, o programa verifica com o LEED v4.0 CAI V 8.1 por meio da opção 2 (Simulação: cálculos de iluminância). O CYPELUX LEED é integrado ao fluxo de trabalho Open BIM por meio do padrão IFC.