Recursos do CYPE Connect:

O CYPE Connect é o software para análise de ligações complexas em estruturas metálicas através do método de elementos finitos. Permite a verificação de ligações entre perfis laminados e tubulares, chapas, parafusos, cordões de solda e ancoragens de acordo com as normas ABNT NBR 8800:2008, AISC 360-16 (LRFD), BS 5950-1:2000, Código Estructural, EAE 2011, Eurocódigos EN 1993 e IS 800:2007, para madeira Eurocódigo EN 1995. Com o motor de cálculo OpenSees, os projetistas poderão realizar análises lineares e não lineares das ligações.

Ambiente de trabalho

CYPE Connect importa os nós das estruturas metálicas e madeira presentes nos modelos de cálculo de um projeto BIM alojado na plataforma BIMserver.center. A partir da versão 2021.f , CYPECAD, CYPE 3D e StruBIM CYPE 3D disponibilizam ao utilizador a possibilidade de gerar estes modelos de cálculo num projeto BIM, exportando entre outros dados, os esforços nos nós para que sejam utilizados no cálculo de ligações pelo CYPE Connect.

Além disso, o programa permite criar nós livremente. A partir dos perfis que intervêm na ligação, o utilizador poderá modelar todos os componentes que definem a ligação (placas, parafusos, soldaduras, perfis de apoio...) e realizar o cálculo e verificação.

CYPE Connect também funciona como ferramenta integrada dentro do StruBIM Steel.

Barra de ferramentas

CYPE Connect dispõe de uma "Barra de ferramentas superior", um "Menu lateral" (com uma lista de nós e uma vista 3D da estrutura) e uma "Vista 3D da ligação" que corresponde ao nó selecionado na lista de nós. Na parte superior encontra-se a barra de ferramentas, onde se localizam as seções "Projeto" e "Nós".

Na seção Projeto estão disponíveis de duas ferramentas representadas pelos botões "Norma" e "Biblioteca".

Em "Norma" é possível selecionar a norma de cálculo a utilizar nas ligações em aço com a ABNT NBR 8800:2008, AISC 360-16 (LRFD), "Código Estructural", EAE 2011, Eurocódigo EN 1993 e IS 800:2007. Nas ligações em elementos de madeira está disponível a Eurocódigo EN 1995.

Modelagem, cálculo de ligações e desenhos

Através do botão "Ligação" da barra de ferramentas se tem acesso ao painel de modelagem, cálculo de ligações e desenhos. O painel de modelagem, cálculo de ligações e desenho possui três separadores na parte superior: "Modelo", "Cálculo" e "Desenhos.

Ligação de elementos em aço - CYPE CONNECT STEEL

No CYPE CONNECT STEEL É possível criar o nó diretamente no software ou importar do CYPECAD ou Cype METÁLICAS 3D importando os dados dos perfis, materiais e esforços solicitantes. Nestas ligações são possíveis inserir os cordões de solda, chapas e parafusos.

Permite a verificação de ligações entre perfis laminados e tubulares.

Nas ligações podem ser utilizadas chapas, parafusos, cordões de solda e ancoragens de acordo com as normas ABNT NBR 8800:2008, AISC 360-16 (LRFD), BS 5950-1:2000, Código Estructural, EAE 2011, Eurocódigos EN 1993 e IS 800:2007, para madeira Eurocódigo EN 1995. Com o motor de cálculo OpenSees, os projetistas poderão realizar análises lineares e não lineares das ligações.

Ligação de elementos em madeira (Opcional) - CYPE CONNECT TIMBER

O CYPE CONNECT TIMBER permite modelar e calcular, ligações entre elementos estruturais de madeira e em conjunto com o CYPE CONNECT STEEL também é possível calcular ligações entre perfis de aço e elementos estruturais de madeira. Facilita o dimensionamento de ligações para elementos de madeira do tipo mecânico. Neste tipo de ligação, os esforços transmitem-se de uma peça de madeira para outra mediante elementos metálicos (ferragens). A ligação entre os distintos elementos estruturais de madeira realiza-se mediante elementos de fixação tipo cavilha e elementos auxiliares de aço como chapas ou perfis metálicos. Os elementos de madeira transmitem os seus esforços por meio dos elementos de fixação (parafusos, cavilhas e parafusos auto roscantes) aos outros elementos aos quais estão ligados (perfis e chapas de aço).

Para realizar a modelagem das ligações de madeira encontraremos na tela de edição de uma ligação a operação "Madeira", a qual inclui as ferramentas "Parafusos", "Cavilhas" e "Parafusos auto roscantes".

Cargas

As cargas e suas hipóteses de carregamento podem ser importadas de um modelo BIM como do CYPECAD ou Cype METÁLICAS 3D quando a estrutura tenha sido calculada considerando a dimensão finita dos nós. As cargas e hipotese de carregamento também podem ser introduzidas manualmente pelo utilizador.

Tensão

Após efetuar o cálculo da ligação pode-se visualizar a Tensão de Von Mises, com esta opção mostram-se os elementos com a sua discretização. Clcando sobre qualquer lâmina, mostram-se numa janela, os resultados dessa única lâmina.

Deformação

Após efetuar o cálculo da ligação pode-se visualizar a Deformação equivalente de Von Mises, com esta opção representam-se os isovalores da "Deformação equivalente de Von Mises".

Deslocamentos

Após efetuar o cálculo da ligação pode-se visualizar o Deslocamento, com esta opção representam-se os valores de deslocamento sobre a vista do modelo analítico da ligação.

Relatório

Pode-se gerar relatórios informativos dos nós, barras, placas com tabelas resumo de quantitativos, esforços, etc. Todos os relatórios podem ser impressos ou gerados em formatos como PDF, TXT, HTML, DOCX, RTF.

Desenhos

Na área de desenhos é possível inserir folhas e compor com os detalhes da ligação.

Nos detalhes é possível acrescentar as etiquetas com informações automaticas do perfil, parafuso, chapas e soldas.

Todos os desenhos podem ser impressos em PDF, DWG e DXF. Nos formatos DXF e em DWG, os desenhos da ligação podem ser exportados como imagens raster ou em desenho vetorial quando possível. Para desenhos vetoriais é necessário compor a prancha com vistas planas e em cor monocromática.

Recursos do CYPE Connect: