Recursos do Cortinas Atirantadas:

O Software Cortinas Atirantadas realiza o cálculo, dimensionamento e verificação de cortinas genéricas de concreto armado em edifícios. Pré-dimensiona automático a geometria, o cálculo da armadura do muro, o dimensionamento geométrico e de armaduras da sapata ou do bloco sobre estacas do muro (trabalha com ancoragem ativa e passiva através de escoras, apoios de lajes e diversas disposições de cargas). Simula todas as fases de construção no cálculo e realiza a verificação do círculo de deslizamento mais desfavorável.

Assistentes de criação

Criando a obra nova com um assitente, o programa gera os dados necessários para descrevê-la (segundo o tipo de assistente selecionado) a partir de um número reduzido de parâmetros introduzidos de forma sequencial. Podem ser utilizados os assistentes para Cortinas em concreto armado em edifícios ou Cortinas em concreto armado para edifícios com um ou dois subsolos.

Tipologias de Cortinas

Vamos encontrar disponíveis as tipologias de cortinas genéricas, em concreto armado, parede de estacas de concreto, cortina de microestacas, estacas pranchas metálicas do fabricante Arcelor Mittal, estacas pranchas metalicas genericas. Para os cálculos de armadura em cortinas de concreto armado é utilizada a NBR 6118 e para estacas pranchas metálicas é utilizada a EUROCODE.

Tipos de fases

Pode-se adicionar, apagar, copiar e ordenar as fases definidas como construtivas e de utilização e atribuir a cada fase um texto identificador. Ao selecionar uma fase e 'Aceitar', na área de desenho mostra-se a fase selecionada. Onde-se poderá analisar os carregamentos e condições da cortina fase por fase.

Normas

Para o cálculo da armadura das cortinas em concreto armado são utilizadas as normas ABNT NBR 6118:2014 e para estacas pranchas metalicas é utilizada a Eurocode.

Elementos de apoio

Nas fases construtivas como de escavação podem ser inseridas escoras definindo a fase inicial e final, inserir ancoragem ativa ou passiva, e as lajes de subsolo.

Camadas de solo

No software Cortinas podemos importar os valores usuais por tipo de solo ou cadastrar as caracteristicas do solo que desejar. No lançamento da cortina definir por trechos de cotas as camadas de solo.

Círculo de deslizamento desfavorável

Para análise da estabilidade quanto ao deslocamento da massa de solo, o software Cortinas utiliza o Método das faixas ou fatias ou também chamado Método simplificado de Bishop

Relatórios

Durante a modelagem e após o cálculo temos a geração automática de relatórios resultantes, gerando quantitativos de aço, forma, concreto, relatórios. Possibilidade de configurações quanto a tamanho de folhas, configurações de penas, textos, cores de impressão, gerando os relatórios em arquivos PDF, DOCX, HTML, TXT ou RTF ou impressos.

Armadura

O resultado da armadura pode ser visualizado diretamente na tela, em 3D ou gerado automaticamente em pranchas de detalhamento da ferragem com quadros quantitativos de aço e tabelas resumo que podem ser impressos ou exportados em formato DWG, DXF. Possui também a Biblioteca de detalhes típicos que podem ser inseridos junto as pranchas de detalhamento.

Recursos do Cortinas Atirantadas