Arquimedes - Orçamento, planejamento e medição

Módulo para a elaboração do orçamento que contempla todo núcleo do software, como, geração das planilhas, visualização, introdução dos dados e etc. Contempla também os recursos para elaboração do planejamento e acompanhamento de obra.


Recursos:

Bases de Dados

O ARQUIMEDES possui algumas bases de dados brasileiras já cadastradas permitindo ao usuário personalizá-las com seus próprios índices e preços, assim como criar novos itens as bases existentes.

Base de dados para montar o orçamento

Base de preços e composições

Quantitativos

Para entrar com as quantidades pode-se digitar diretamente na célula ou utilizar tabelas auxiliares para o levantamento permitindo a criação de fórmulas, estas tabelas ficam vinculadas ao serviço facilitando o acesso as memórias de cálculo diretamente pelo Arquimedes. Estas memórias podem ser impressas junto ao orçamento.

Pode-se também levantar as quantidades por um desenho CAD, para isto, é necessário o módulo opcional "Levantamento direto do CAD".

Quantitativos detalhados

Outro recurso muito interessante é a possibilidade de associar uma tabela para vários serviços, ao levantar em um, automaticamente já teremos a memória quantitativa no outro serviço. Se fizer alterações na tabela, a mudança já se reflete aos demais serviços vinculados.

Ferramenta para associar uma tabela para vários serviços

Cópias de segurança

Ao longo do trabalho nos orçamentos ou bases de dados, são geradas cópias de segurança automaticamente ou manualmente, como se fossem pontos de restauro da planilha marcando a data e a hora de quando foi gravada. Estas podem ser transformadas em arquivos ou excluídas quando desejar.

Cópias de segurança da base de dados

Orçamentos

A criação do orçamento é totalmente livre, permite montar o orçamento na estrutura de pastas e sub-pastas que desejar e com as opções de "salvar como" ou "salvar cópia", pode-se deixar criado vários tipos de estruturas por tipo de obra, por exemplo, orçamentos residenciais, comerciais, industriais, reformas, etc.

Ferramenta para montar orçamentos

Informações gráficas

Nas bases de dados ou orçamentos é possível associar informações gráficas como fotos, imagens de produto, para facilitar ao cliente a compreensão e a comprovação de qualidade dos serviços ou insumos que está trabalhando. Estas também podem ser impressas junto ao orçamento.

Informações gráficas impressas junto ao orçamento

Alteração de moeda

Ao elaborar um orçamento em reais R$, facilmente podemos converter para outras moedas bastando informar o valor correspondente que automaticamente o ARQUIMEDES recalcula o orçamento na moeda selecionada.

Ferramenta para selecionar qual moeda irá utilizar no orçamento

Área de trabalho

Permite trabalhar com diversas telas de modo simultâneo em visualizações lado a lado bastando arrastar os serviços das diversas bases de dados para a janela do orçamento, agilizando a montagem da planilha orçamentária. Em um mesmo orçamento pode-se usar serviços de várias bases de dados.

Diversas telas de modo simultâneo

Documentos anexos

Outro recurso válido para a base de dados ou orçamento é a vinculação de documentos aos itens, agilizando o processo de montagem do caderno de orçamentos. Com este recurso, ao montar um orçamento, toda a documentação paralela já está sendo separada automaticamente.

Vinculação de documentos aos itens

Listas

Rapidamente podem ser geradas listas de serviços, materiais, mão-de-obra, equipamentos organizados em ordem alfabética, por código, preço, valor para analise de curvas ABC diretamente na tela. Podem também ser impressas diretamente a impressora ou arquivos TXT, RTF, HTML, PDF, DOCX, XLSX exportadas para Excel.

Ferramenta para geração de listas de serviços

Ferramenta para geração de listas de serviços

Impressão / Relatórios

O ARQUIMEDES acompanha de diversos modelos de relatórios que podem ser customizados pelo usuário acrescentando o seu logotipo, alterando os tipos de fontes, seus tamanhos, cores, formatação, etc. Podem ser editados e até mesmo criado novos modelos de relatórios.

Ferramenta para configurar a impresão

Relatório do orçamento Coala Construções

Ferramentas de localização

Para agilizar a localização de um serviço ou insumo no banco de dados ou orçamento, o ARQUIMEDES trás diversas ferramentas de busca que pode ser feita por código, textos, palavras-chaves, por categoria, por tipo, por conjuntos de palavras chaves,etc.

Localização sequencial de composição

Termos disponíveis

Proteção de acesso ao arquivo

Em situações de sigilo, no ARQUIMEDES, ao trabalhar um orçamento ou base de dados é possível aplicar uma senha de proteção quanto a abertura ou contra a edição (o arquivo pode ser aberto somente para visualização).

Ferramenta para proteger a base de dados

Planejamento

A partir do orçamento, podemos rapidamente elaborar o planejamento da obra, é possível para a mesma obra criar diversos planos. Toda a relação de serviços lançados no orçamento são exportados para a tela de planejamento, permitindo acrescentar novas tarefas que não fazem parte do escopo do orçamento mas existem e podem provocar atrasos na execução da obra.

Autorizações e aprovações para início da obra

Permite criar as dependências entre as tarefas e visualizar o caminho crítico. A duração das tarefas podem ser atribuídas através das datas de início e fim ou através do rendimento diário. Pode-se também quebrar a tarefa em vários períodos, mudar a seqüência, apagar, criar novas, etc.

Ferramenta para criar dependências entre as tarefas

Ferramenta para apagar, alterar, mudar e criar novas tarefas

Rapidamente podem ser visualizados os cronogramas físico-financeiro, curva "S" da obra, além de gerar relatórios com as previsões semanais ou mensais de material, mão-de-obra e equipamentos. Permite exportar para o MS-PROJECT e os relatórios de planejamento também podem ser impressos ou gerados em arquivos TXT, RTF, HTML, PDF, DOCX, XLSX exportados para Excel. Permite também gerar como desenho em CAD nos formatos DWG ou DXF.

Orçamento modelo curso prático Arquimedes

Plano de pagamento da obra

Modelo de orçamento residencial

Acompanhamento / Medição

Com o ARQUIMEDES, podemos também efetuar as medições da obra, acompanhar o periodo e a quantidade em que os serviços vem sendo executado, a entrada de dados é bem parecido com os quantitativos do orçamento, informamos a quantidade executada na célula, ou usando tabelas e até mesmo o módulo opcional Levantamento direto do CAD.

Ferramenta para acompanhar a obra

Os acompanhamentos podem ser fechados de modo semanal, quinzenal, mensal e até mesmo diário pois a atribuição da data de fechamento é livre para o usuário informar a data que desejar.

Ferramenta para acompanhar detalhadamente a obra

Pode-se gerar diversos tipos de relatórios onde se pode analisar os previstos e executados, e em casos de serviços excedidos, os mesmos se destacam na cor vermelha.

Tabela de acompanhamento do mês de maio de 2016

Edição da base de dados ou do orçamento

As alterações podem ser feitas diretamente na tela do orçamento e automaticamente o item alterado já é atualizado em todos os outros serviços que ele aparece.

Edição manual do orçamento

Isso é válido também as bases de dados, porém ao editar a base de dados, as alterações não ocorrem no orçamento se não for solicitado para atualizar os preços com os novos dados da base, pois, em casos em que o orçamento já foi fechado, não há porquê atualizá-lo.

Ferramenta para atualizar os preços dos objetos

Todos os campos são editáveis, pode-se alterar os códigos, descrições, índices, preços unitários com exceção do "Valor" que neste caso é automaticamente calculado pelo software (quantidade x preço). Permite deletar um item, mover, copiar, duplicar, inserir outro item, trocar.

Ferramenta para editar todos os campos