Módulo do ARQUIMEDES:

Levantamento direto do CAD

Nesta modulação é possível associar aos quantitativos do orçamento um ou mais desenhos CAD para serem medidos os comprimentos, áreas, volumes e quantidades. O módulo "Levantamento direto do CAD" requer previamente do módulo de "Orçamento, planejamento e medição".

OUÇA O PODCAST DO LEVANTAMENTO DIRETO DO CAD

Gerenciamento dos desenhos

Com o módulo "Levantamento direto do CAD" é possível carregar desenhos previamente elaborado em CAD nas extensões DXF, DWG, DWF, ou imagens nas extensões JPG, JPEG, BMP, WMF, EMF e PCX.

Em arquivos de CAD é possível gerenciar os layers quanto a estarem visíveis ou não, ajustar a escala do desenho, separar região em camadas por andar, sobrepor os arquivos e controlar quais ficaram ativos. Por ser um desenho vetorial, automaticamente teremos a precisão de medidas.

Em arquivos de imagem como JPEG e outras extensões, o módulo "Levantamento direto do CAD" permite ajustar a imagem para uma dimensão conhecida permitindo então efetuar levantamentos aproximados.

Ferramentas para visualização

Para aproximar o desenho ou afastar, são encontradas ferramentas de Zoom que podem ser estendido, por janela, zoom anterior, reduzido 2x, e em mouses com "scroll" pode-se aproximar ou afastar rolando para frente ou para trás. Possui também o PAN similar aos de ferramentas CAD.

Ferramentas de medida

Para levantamento são encontradas as ferramentas de quantidades, comprimentos retilíneos, poligonais ou curvos, áreas retangulares, poligonais ou circulares, de superfícies verticais no caso de paredes informando sua altura, e volumes. Pode-se ainda considerar dimensões negativas para descontar área do vão de uma porta da área da parede por exemplo.

Para facilitar o levantamento, terá também as ferramentas de captura de pontos, similar aos "Osnap" de CAD.

Rastreabilidade das dimensões

Com o módulo Levantamento direto do CAD, os desenhos ficam vinculados ao orçamento, na quantidade de um ou mais serviços, reduzindo erros no levantamento e facilitando o rastreamento de onde surgiram tais quantidades. Com o clique duplo sobre a medida, automaticamente se visualiza o desenho destacando na tela a cota selecionada na tabela.

O módulo Levantamento direto do CAD também pode ser usado no acompanhamento/medições da obra demarcando sobre a arquitetura o que já se encontra executado por exemplo.

Levantamento direto do CAD: